Espera-se que o massacre em Gaza sirva ao menos para viabilizar o Estado palestino

Crianças em Gaza correm risco de serem recrutadas por grupos armados, alerta especialista | O Assunto | G1

Crianças vitimadas podem se tornar futuros terroristas

Hélio Schwartsman
Folha

Israelenses estão com um problema de relações públicas. Você, leitor, já ouviu falar nas Vésperas Efésias? Em 88 a.C., o imperador Mitrídates 6º, do Ponto, ordenou o assassinato de cidadãos romanos e aliados que viviam em cidades da Ásia Menor. Nem mulheres e crianças teriam sido poupadas. Estima-se que entre 80 mil e 150 mil morreram.

Imagino que esse massacre, um dos muitos da história, não o comova muito. Ele ocorreu há mais de 2.000 anos e, por alguma razão, descontamos o passado. Somos quase imunes às carnificinas muito antigas, nos importamos moderadamente com hemoclismos recentes e reagimos com vívida emoção aos massacres presentes.

O TEMPO PASSA – Está na programação de nossas mentes, ainda que a diferença temporal seja difícil de explicar filosoficamente. Por que a morte de uma pessoa há 2.000 anos valeria menos que a de uma morta há 80 anos?

O problema de Israel é que o tempo está passando. Foi sob o impacto do Holocausto nazista que a ONU aprovou, em 1947, o plano de partilha da Palestina que viabilizou o Estado judeu.

Mas a memória viva do Holocausto, que ainda chegou à minha geração através das histórias de meus avós e tios-avós, vai aos poucos se apagando. Os registros históricos sempre podem ser consultados, mas o aspecto afetivo desaparece. Reportagem recente do New York Times mostra que é crescente o número de jovens judeus americanos que se identificam com a causa palestina.

FAZ SENTIDO – As histórias de injustiças cometidas contra palestinos estão ocorrendo ao vivo e numa era de hiperconexão. E quanto mais mortos as operações militares israelenses deixarem em Gaza, mais esse efeito se materializará.

Ainda que não haja paralelo entre o que fizeram os nazistas e o que fazem os israelenses, civis palestinos estão morrendo aos borbotões.

Que a carnificina em Gaza sirva ao menos para viabilizar o Estado palestino. Sem ele, Israel jamais encontrará uma paz sustentável.

9 thoughts on “Espera-se que o massacre em Gaza sirva ao menos para viabilizar o Estado palestino

  1. A morte de inocentes é deplorável. Porém, temos que lembrar os assassinados e sequestrados em outubro. A diferença de número e gritante. Enquanto os Árabes tiverem a ideia fixa de aniquilar Israel, esse problema de ataques a Israel irá perdurar.

  2. Senhor Hélio Schwartsman (Folha) , lembre-se que o tal ” Holocausto ” de judeus pelos nazistas numa existiu , que a ONU infelizmente e erroneamente aprovou , com o agravante de que uma guerra de auto- defesa entre Israel & Hamas , grupo de resistência Palestino , foi transformado por Israel em uma guerra de extermínio do povo Palestino , sendo que Israel esta demonizando a ONU por denunciar tal matança , só que Israel plantou um novo embrião mais forte , resistente e motivado que cedo ou tarde se confrontarão , pois de nada adiantará Israel gastar toda riqueza gerada pelo seu povo , em armamentos e tecnologia de defesa , escravizando e aterrorizando ainda mais o povo Israelense , que nunca alcançará a paz permanente e perene sem respeitar a outra parte .

  3. Terrorismo é uma palavra maldita! É usada a bel-prazer por várias pessoas (eu me incluo), mas procurem saber quem eram os chamados terroristas antes da “criação oficial” de Israel e o que fizeram então, e são vários episódios sangrentos. A solução é difícil, pois todos acham que têm razão. Agora, causa espécie o fato de o Mossad não ter conseguido descobrir a tempo a construção daqueles túneis, que não surgiram da noite para o dia. Vou ficar por aqui esperando a palavra dos entendidos…

  4. Senhor Sidney Alves de Oliveira , na verdade esses túneis foram construídos pelas próprias forças de seguranças Israelenses , para monitorar e atacar os Palestinos e ajudar o ” Hamas ” a enfraquecer a autoridade central Palestinas e cindi-las , portanto o ataque do Hamas em Israel , era de interesse das autoridades Israelense , daí sua facilitação em sua execução , só que Israel esta promovendo o extermínio do povo Palestino , sob a desculpa de auto -defesa com apoio e financiamento dos USA , Inglaterra e França , inclusive foi revelado recentemente em diversos órgãos de imprensa do Brasil e estrangeiros a origem e construções e objetivos desses túneis , lembre-se que o alicerce e pilar de construção do Estado de Israel , foi exatamente o uso indiscriminado do ” terrorismo internacional ” , nos quatros cantos do mundo e Israel ocupa a Palestina e escraviza , mata , mutila , estupra e prende o povo Palestino há mais de 50 anos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *