Projeto da anistia de Bolsonaro já tem relator e começa a tramitar

Rodrigo Valadares, o relator, é bolsonarista de carteirinha

Victoria Azevedo
Folha

O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) disse que não pretende incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no relatório do projeto de lei que trata da anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Bolsonarista, ele foi designado nesta quarta-feira (5) relator do projeto no âmbito da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara pela presidente do colegiado, Caroline de Toni (PL-SC).

“O presidente Bolsonaro pediu de maneira clara para que ele fosse excluído desse projeto de anistia. Então esse projeto tratará apenas dos presos e daqueles que respondem processo em relação ao dia 8 de janeiro”, afirmou o deputado em entrevista à Folha.

NOSSO CANDIDATO – “Quando chegar o momento oportuno, espero ser um agente para trabalhar nesse sentido, para que ele possa se tornar elegível para 2026, porque ele é o nosso pré-candidato em 2026. Mas esse projeto da anistia não tem nada a ver com isso”, disse.

Deputado de primeiro mandato, Valadares integra a oposição ao governo Lula (PT) e é autor de PEC (proposta de emenda à Constituição) que limita ações da Polícia Federal dentro do Congresso. Ele disse que sua posição política não irá interferir em seu trabalho enquanto relator e que atuará pautado pela “boa técnica legislativa”.

Valadares afirmou que conversou com Bolsonaro sobre o projeto da anistia. Ele afirma que o ex-presidente demonstrou preocupação com “penas altíssimas” — e disse que isso será um “norte” de seu trabalho na construção do parecer.

ASSUSTOU O SISTEMA – Na avaliação dele, há uma perseguição de setores da sociedade contra Bolsonaro porque ele “assustou o sistema”.

O deputado disse que procurará ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) no processo de elaboração de seu parecer, numa tentativa de estabelecer um diálogo com o Judiciário e para evitar eventuais reações da corte caso o projeto seja aprovado na Câmara.

“Não tenho interesse nenhum de construir algo que a gente consiga pautar aqui e que lá na frente crie algum tipo de instabilidade ou de conflito com o STF”, afirmou. “A nossa intenção nesse relatório não é fazer uma peça ficcional, uma peça decorativa, não é ganhar like ou seguidor em rede social. É fazer algo sóbrio, sólido e que tenha efeito.”

VAI AO SUPREMO – O deputado disse que procurará os ministros da corte e cita nomes como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

“Vou buscar estabelecer esse diálogo de peito aberto, de maneira distensionada, para que a gente possa construir algo possível, sem nenhum tipo de belicosidade. Não é a nossa intenção fazer disso uma peça de ataque ao Supremo, longe disso”, afirmou.

“Espero ser atendido, porque eu sempre tive um tratamento muito republicano com os ministros do STF. Nunca ofendi nenhum pessoalmente. Tenho minhas críticas em relação ao ativismo, a algumas extrapolações da atividade jurisdicional, mas sempre mantive o bom respeito e a boa relação.”

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Valadares é inexperiente e está sendo usado. Acha que o projeto é só para os presos do 8 de Janeiro, mas logo será apresentada uma emenda incluindo Bolsonaro, Mauro Cid e os demais envolvidos na tentativa de golpe. O PT e os partidos de esquerda vão reagir duramente, será um embate terrível no Congresso. O argumento a favor de anistia é o seguinte: Se Lula foi anistiado pelo Supremo, por que Bolsonaro não pode ser anistiado pelo Congresso? E la nave va, cada vez mais fellinianamente. (C.N.)

10 thoughts on “Projeto da anistia de Bolsonaro já tem relator e começa a tramitar

  1. Se interessar e vai, à internacional e submissa “Mãe da Impunidade”, que não pode prescindir de seus “para tanto” LOCUPLETOS mercenários arregimentados, reabilitados para novas “missões” caóticas e baderneiras!

  2. Boa tarde a todos! Pensei nisso de imediato: se o Lula foi “descondenado” pelo STF porque Bozo pai não pode ser anistiado pelo congresso nacional? Só espero que permaneça inelegível pelo bem do Brasil. Lula ou Bozo novamente NINGUÉM aguenta!!!

  3. Não tenho nenhuma dúvida, que essa anistia, são favas contadas.

    Nesses últimos dias, o Congresso está numa fúria tsunamica só de retrocessos.

    1 -Privatização das Praias,
    2-Anistia para os vândalos do oito de Janeiro,
    Anistia para quem planejou o Golpe de Estado,
    Anistia para quem fraudou cartão de vacinas,
    Anistia para quem contrabandeou jóias,
    Anistia ampla, geral e irrestrita.
    Razão dessas Anistias: Liberar Bolsonaro para a candidatura dele a presidência.

    3- Fim da Delação Premiada. Arthur Lira deu a partida, colocando o Projeto de Lei em Regime de Urgência. Significa afastar a sociedade da discussão do fim das Delações Premiadas e aprovar a proposta rapidamente, na calada da noite. Mais um coelho saído da cartola do Arthur Lira, o primeiro ministro no presidencialismo.
    Lira hoje, tem mais Poder, que o presidente da República.
    Quando Arthur Lira se olha no espelho, diz: Tem alguém mais poderoso do que eu? O oraculo, responde: Não, mas, o governador Rodrigo Pacheco está no seu calcanhar.

    Em suma, o Executivo se tornou refém do Congresso. Nunca se viu nada igual. Lula não sabe como sair desse labirinto. É um prisioneiro do deputado Arthur Lira. Sendo assim, o povo está dentro desse cárcere a céu aberto.

  4. Além de educar milhões, alguém terá que dar os exemplos certos. QUEM DARÁ OS EXEMPLOS? QUEM? Está sobrando pouca gente que preste por aqui para virarmos esse jogo a favor da liberdade, da democracia e, principalmente, da correção em TODOS os atos por parte de toda a população. O povo brasileiro não abriu mão do carnaval nem na pandemia então fica muito difícil engajar assim.

  5. Senhor Carlos Pereira , lembre-se que quando da libertação de ” Lula ” e sua consequente reabilitação política , o então Presidente Jair Bolsonaro , seu vice e general Hamilton Mourão e os presidentes da câmara federal e do senado federal , Arthur Lira e Rodrigo Pacheco respectivamente , foram consultados pelos juízes do STF , envolvidos nessa trama , e todos literalmente concordaram e aprovaram , sendo que Jair Bolsonaro usando de toda sua ” arrogância e insensatez ” , veio a público comemorar e festejar , dizendo que ter Lula como adversário na campanha da reeleição , seria moleza , com o agravante de que Jair Bolsonaro abriu mãos de denunciar essa trama e crimes , contra o país pelos juízes do STF , para o país e para o mundo , mas preferiu se calar e tirar proveito dessa trama .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *