Com a evolução digital, a imprensa tem missão cada vez mais importante

Imprensa responsável como artigo de luxo? – Blog da Rose Marie

Charge do Bier (Arquivo Google)

Carlos Newton

Nas redes sociais, em blogs, sites e portais, e também em jornais e revistas, aumentam a cada dia as críticas ao trabalho da imprensa, que é fundamental contra as fake news, nessa era digital. Aqui na Tribuna da Internet, então, sabem que operamos sob o signo da liberdade, e a coisa logo pega fogo, com palavrões e ataques impróprios, a exigir moderação pelo editor, que então passa a ser acusado de praticar censura.

No meu caso, não me incomodo, porque aprendi com Paulo Francis que não se deve dar importância ao que se escreve, porque sempre aparecerá alguém para apontar erro e fazer correção, não importa se você está defendendo uma tese mais do que comprovada pelos fatos. Ou seja, não se deve buscar perfeição nos outros ou em si mesmo.

SEM BAIXARIAS – Há pessoas que têm prazer em discordar. Helio Fernandes tinha horror disso. No tempo do jornal impresso, havia leitores da Tribuna de Imprensa que enviam cartas quase diárias à redação para apontar erros. Agora é muito pior, porque nem é preciso escrever cartas, a crítica segue em forma de comentário, em tempo real.

Opinar é sempre bom; polemizar, ainda melhor. O que não se pode aturar são os palavrões e as grosserias que muitos comentaristas usam, a pretexto de desabafar.

O mais incrível é que pessoas educadas e de grande formação intelectual se julguem no direito de ofender os articulistas e os acusarem disso ou daquilo, sem perceberem que têm apenas o direito de discordar, porém sem jamais sair da linha, como se dizia antigamente.

PASSAR O BASTÃO – Estou completando 80 anos, ou seja, já com oito anos de hora extra, porque a média de idade do brasileiro é de 72 anos, depois da Covid. É claro que não vou ficar para semente e já estou tomando algumas iniciativas para permitir que a Tribuna siga em frente, sob nova direção, porque tenho me encarregado sozinho da edição.  

Espero formar um Conselho Editorial integrado por articulistas e comentaristas, para tocar o barco, como dizia nosso amigo Ricardo Boechat, e a edição será entregue a Marcelo Copelli, um jornalista de primeiro time, que me dá cobertura sempre que tenho necessidade de me afastar.

Não vou entrar em detalhes, porque da última vez que toquei nesse assunto o comentarista Francisco Bendl queria assumir o site de qualquer jeito, mas eu respondi que ele era muito impulsivo e não tinha paciência para lidar com opiniões adversas. Ele ficou atravessado comigo.

BALANÇO DE JULHO – Como sempre fazemos, vamos publicar agora o balanço das contribuições no mês passado, que nos permitem manter essa utopia de uma imprensa sob o signo da liberdade.

De início, as participações na Caixa Econômica Federal:

DIA   REGISTRO    OPERAÇÃO      VALOR
03     031216         DP DIN LOT……100,00
26     261145         DP DIN LOT……230,00
30     000001       CRED TED……….30,00

Agora, na conta do Itaú/Unibanco:

01   TED  001.5977 JOSÉ APJ………100,00
05   PIX TRANSF. DUARTE …………..149,00
06   PIX TRANSF. DUARTE …………..150,00
09   PIX TRANSF. JOÃO ANT…………..50,00
15  TED 001.4416 MARIOACRO…..300,00
31  TED 033.3591. ROBER SNA……200,00

Agradecendo muitíssimo aos nossos colaboradores, que nos apoiam nessa busca da utopia na informação, vamos em frente, sempre juntos. (C.N.)

16 thoughts on “Com a evolução digital, a imprensa tem missão cada vez mais importante

  1. Sr. Newton

    Por falar na Imprensa

    A cada dia ela se supera.

    Veja o nível de m***a que se transformou a Midia-Imunda..

    Ainda bem que não sou o Editor-Chefe desse jornazista que deu a noticia, com certeza seria arremessado da Seção com um pontapé nos fundilhos sem dó….

    Duas matérias de capa do jornazismo porco imundo nefasto deste Páis…

    “..Homem reage a assalto, pega arma e mata adolescente em SP..””.

    “Adolescente morre após vítima de assalto reagir e atingir disparo contra o menor…”

    Qual será o grande problema dessa midia corrupta falar apenas o que aconteceu de fato.?

    Será que o jornazista não sabe que a vitima foi atacada por dois ladrões que tentaram lhe tirar a vida e roubar seus pertences.??

    Será que é dificil escrever assim na noticia.

    “Vitima reage a assalto e mata ladrão.””…

    Por isso que o jornazismo brasileiro já morreu faz muito tempo…

    Aquele abraço

  2. Sr. Newton, virou um clássico dos clássicos, um vintage…

    Uma exceção nesse monte de parasitas militantes , maus-caracteres, porcos imundos, que vendem a dignidade por 30 moedas e ainda recebem mensalinhos da Quadrilha do Maior Bandido que o Mundo Já viu….

    Um feliz aniversário, muita saúde, e seguindo a Matriarca com certeza ainda vai escrever muito no Blog e nos fazer dar muitas gargalhadas com o velho e bom humor português…..

    Grande Abraço..

    E vamos em frente, que atrás vem o Ladrão se sempre junto com suas cadelinhas amestradas doentes……

    aquel abraço….

    È nóis na fita, como se dizia antigamente

    AGM

  3. No que precisar para continuarmos com a chama desta Tribuna acesa, conte comigo.

    Meu pai foi leitor assíduo e eu aprendi a leitura crítica e a escrita com esses brilhantes transmissores e exemplares do ofício jornalístico.

    O bom trabalho é feito em equipe e, assim como uma família, é continuado por aqueles que continuarem por mais alguns passos (a fantástica existência humana é breve) por essa trilha de coragem, lealdade, honra, dever.

  4. Me veio à mente a emoção de Freddie Mercury

    “How can I go on (how can I go on)

    From day to day (from day to day)

    Who can make me strong (who can make me strong)

    In every way (in every way)

    Where can I be safe (where can I be safe)

    Where can I belong (where can I belong)

    In this great big world (in this great big world of sadness)

    How can I forget (how can I forget)

    Those beautiful dreams that we shared (those beautiful dreams that we shared)

    They’re lost and not know where to be found

    How can I go on”

    • Voltando à baila, aproveito o ensejo, segundo Jordan Maxwell:
      “”É exactamente isso que se passa na América. Não importa o que os livros de direito atuais dizem. Não consegues ir a um tribunal neste país e ganhar com base na verdade dos factos. É um dos factos da vida. Não consegues ganhar num tribunal da América com base nos factos. Ponto final.

      O juíz não dá a mínima aos factos. Ele é o patrão e no tribunal é ele quem manda.

      Bom, sim, mas o outro juíz disse…

      Eu não quero saber do que o outro juíz disse. Este é o meu tribunal e quem manda aqui sou eu, por isso eu é que decido. Se fôr com a tua cara, talvez te dê uma hipótese/chance. Se eu não fôr, talvez te acrescente uns dez anos à pena. E agora, que vais fazer?

      Tu dizes: Sim, bom, mas a lei diz…

      Não, não. Não me venhas com essa. Este é o meu tribunal. Eu é que mando.
      Portanto, não existe lei. A América é o país das ilegalidades.

      Na Bíblia, no Livro do Apocalipse, fala do surgimento do homem sem lei, e eu tenho pensado nisso frequentemente, comigo mesmo. É muito interessante… há muito material interessante e importante escrito na Bíblia, se compreenderes o que estás a ler.

      Mas, fala-se sobre isso, no Livro do Apocalipse, sobre o emergir de algo como o homem sem lei, e eu costumava pensar o que diabo seria isso, porque a América possui tantas leis. Temos centenas de livros de direito. Nós somos apenas isso: nós possuímos livros de direito, então, como poderia existir um homem sem lei, que surgiria no mundo?

      Bom, agora eu compreendo. A América é a pátria do homem sem lei.” https://projectavalon.net/lang/pt/jordan_maxwell_awake_and_aware_pt.html

  5. Sr. CN

    Parabéns pela excelente lucidez aos oitenta anos!!!
    Saúde e e muitas alegrias pela frente!

    P.S. Gostava muito do Francisco Bendl e realmente, para conduzir um site como este, precisa ter muito controle emocional.

    (espero seus comentários ou artigos por muito tempo ainda)

    • Carlão…Carlão…Não é por devaneio que aqui digo…Tu és o ultimo dos Moicanos…( linhagem pura de Líbero Badaró)… E para mim ..uma lenda viva que se for da vontade do ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR…vai viver muitos dias…
      Felicitações por mais um degrau na sua existência meu Prezado…Editor…
      YAH O ALTÍSSIMO..lhe abençoe ricamente…

  6. Carlos Newton.

    Parabéns pelo seu Aniversário,
    o qual lhe traga como presente,
    principal, dias infindos de felicidades!

    Abraços,
    Paulo Peres e Família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *