EUA monitoram briga de Moraes/Musk e dizem defender liberdade de expressão

EUA vão comprar minérios críticos do Brasil, diz embaixadora

Embaixadora Elizabeth Bagley acompanha o embate

Deu na CNN

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou uma nota na manhã desta sexta-feira (30) na qual diz monitorar o confronto entre o Supremo Tribunal Federal e o X, na qual afirma, ainda, que a liberdade de expressão é fundamental na democracia.

“A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”, disse em nota a assessoria de imprensa da embaixada.

Em abril, um comitê da Câmara norte-americana, comandado por um congressista republicano ligado a Donald Trump, divulgou um relatório crítico ao ministro Alexandre de Moraes.Depois, uma comitiva de parlamentares bolsonaristas esteve no Congresso americano denunciando o que considera ilegalidades do STF. Posteriormente, parlamentares governistas apontaram riscos à democracia brasileira por parte dos bolsonaristas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É muito hábil a linguagem diplomática, exatamente ao contrário do comportamento do ministro Alexandre de Moraes. A linguagem diplomática procura dizer verdades sem ofender o interlocutor. No presente caso, a Embaixada destaca que não comenta decisões de tribunais ou disputas legais. Mas faz questão de deixar claro que acompanha a polêmica e está apoiando Elon Musk, ao salientar: “Ressalvamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável”. Parece que ficou bastante claro. Já o presidente Lula, que deveria ter o mesmo cuidado ao prestar declaração, se comporta com a mesma postura de um motorista de retroescavadeira, ameaçando Musk e citando regras do Brasil que na verdade não existem e foram inventadas sob medida por Moraes, que já se acostumou a operar com processos sigilosos e leis próprias, que ele formula com sua incansável criatividade, sem se importar com os resultados e os efeitos de toda sorte, sejam  sorumbáticos, lunáticos ou diplomáticos. (C.N.)

4 thoughts on “EUA monitoram briga de Moraes/Musk e dizem defender liberdade de expressão

  1. Liberdade de expressão para nós americanos, faltou ela completar. E só se servir aos interesses do seu país. Á sua maneira eles se comportam como patriotas. Mas aqui, alguns torcem contra o nosso país.

    Libertinagem de expressão é algo ruim à sociedade e ainda bem que vários países estão reagindo a isso. Claro, as redes sociais são contra qualquer legislação que vise colocar regras elementares para torná-las mais saudáveis e úteis.de convivência. Mas elas reagem, porque no fundo, o que querem são lucros máximos, mesmo explorando mentes fracas.

    Que tempos.

  2. Mas qual é a diferença entre a tal ” liberdade de expressão e a tal liberdade de imprensa ” , sendo que os EUA sitiou e encarcerou por mais de cinco anos , o jornalista JULIAN ASSANGE do Wikilink , por divulgar informações ” verdadeiras ” de interesse público internacional , revelando as mentiras e os crimes que os EUA e seus comparsas cometeram ao longo dos tempos , enganando seus próprios povos e agora me vem essa Embaixadora dos EUA Elizabeth Bagley , bostejar em defesa da tal liberdade de expressão dos povos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *