Musk agora se diverte com as agruras de Moraes
Geovani Bucci
Broadcast
Marcada por um histórico de desobediência judicial no Brasil, a rede social X, do bilionário Elon Musk, publicou um artigo atacando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A plataforma – antigo Twitter – também elogiou a aplicação da Lei Magnitsky e a revogação de seu visto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A publicação foi feita pela conta de assuntos globais da empresa na sexta-feira, 8.
“Numa era em que regulamentações governamentais ameaçam o debate global, a X aplaude as ações ousadas do governo Trump para proteger a liberdade de expressão”, afirma a publicação.
DIZ A X – “Eventos recentes no Brasil evidenciam a crise. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, liderou uma campanha de censura e de violação do devido processo legal, incluindo a proibição da X em 2024 por se recusar a cumprir ordens secretas para remover do ar políticos e jornalistas — inclusive americanos — que criticaram Moraes e seus aliados.”
O X afirmou que, mais recentemente, o STF declarou inconstitucional o Artigo 19 do Marco Civil da Internet, que previa proteções limitadas de responsabilidade para intermediários, e avaliou que essa decisão remove uma “salvaguarda essencial” para a liberdade de expressão online, reforçando um padrão mais amplo de preocupação.
A empresa de Musk recorrentemente descumpre determinações judiciais. Em abril do ano passado, o empresário respondeu a uma publicação de Moraes no X com uma provocação: “Por que você está ordenando tanta censura no Brasil?”. Por trás da queixa estava a insatisfação do americano com ordens judiciais do STF para obter dados de usuários investigados por crimes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A briga entre Moraes e Musk se transformou em três importantes questões – uma judiciária, sobre a perseguição que o Supremo brasileiro faz a ativistas de partidos de direita; a segunda, administrativa, com sanções governamentais contra Moraes e ministros do Supremo; e a terceira, política, com investigação em curso no Comitê da Câmara de Deputados. Moraes e o Supremo, tecnicamente, não têm condições de vencer nenhuma das três questões, que nada têm a ver com o tarifaço, que transcorre em outro departamento, digamos assim. (C.N.)
CN, você quis dizer perseguição aos partidos de direita?
Exatamente, amigo Eliel. Gratíssimo pela oportuna correção.
Abs.
CN
Para quem se defronta com o poderio de Musk e Trump, defrontar-se com Bolsonaro seria café-pequeno?
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (24) que Jair Bolsonaro pode conceder entrevistas e fazer discursos públicos, desde que respeite os horários das medidas cautelares, mas advertiu que a replicação desses conteúdos em redes sociais por terceiros pode configurar descumprimento judicial.
A justiça é cega e o relator incoerente.
“Em momento algum Jair Messias Bolsonaro foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos ou privados”, escreveu Moraes em decisão que descartou prisão preventiva e manteve as medidas restritivas ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e proibição de uso de redes sociais, direta ou indiretamente .
Fonte: https://www.starlink.com/br/residential?referral=RC-1195276-75811-68&utm_source=google&utm_medium=paid&utm_campaign=sls_br_dis_ggl_ptg_imk&utm_content=sls_br_dis_ggl_ptg_imk_res_hds_v4m_stc_pt-br_black-studio-pmo&gad_source=5&gad_campaignid=21637317075&gclid=EAIaIQobChMI6uL6_Pr_jgMVlA-5Bh2ZtSASEAEYASAAEgI8d_D_BwE
As redes sociais, para atuarem no Brasil, devem seguir as leis brasileiras. Aliás, qualquer cidadão ou empresa devem saber disso quando estão em outro país, onde devem seguir as leis locais. Por que as redes sociais deveriam ser exceção?
Senhor Eliel , essa corja liderada pelo mito decadente jair bolsonaro já deveriam estarpreso e encarcerados á muito tempo , não pela intentona golpista fracassada em 08/01/2023 , mas pela ” DELIBERADA E CRIMINOSA NEGLIGÊNCIA ” , em socorrer o povo Brasileiro frente a crise médica – sanitária da ” CONVID-19 ” da qual sou um dos sobreviventes , onde morreram mais de 600 mil pessoas , com o agravante de que Jair Bolsonaro e sua corja se deram ao desplante de ” caçoarem e debocharem ” de suas vítimas mortas e dor da perda de seus entes queridos , além de se colorar como mercador , vendedor e facilitador de acesso á medicamentos sem comprovação científica aos incautos e desesperados por um socorro , que infelizmente essa continuam impunes e sem cobranças de responsabilidades , por ter instituído o famigerado ” orçamento secreto ” no congresso nacional como pagamento aos congressistas para se manter no cargo e não ter seu mandato presidencial cassado , paga essa realizada com dinheiro público , sendo que a então presidente Dilma Rousseff fora ” derrubada e cassada ” por muito menos , que os crimes cometidos por Jair Bolsonaro ao longo de todo o seu mandato , com amplo de maus congressistas contra o Brasil e seu povo.
Senhor Eliel , essa corja liderada pelo mito decadente Jair Bolsonaro já deveriam estar preso e encarcerados á muito tempo , não pela intentona golpista fracassada em 08/01/2023 , mas pela ” DELIBERADA E CRIMINOSA NEGLIGÊNCIA ” , em socorrer o povo Brasileiro frente a crise médica – sanitária da ” CONVID-19 ” da qual sou um dos sobreviventes , onde morreram mais de 600 mil pessoas , com o agravante de que Jair Bolsonaro e sua corja se deram ao desplante de ” caçoarem e debocharem ” de suas vítimas mortas e da dor da perda de seus entes queridos , além de se colocar como mercador , vendedor e facilitador de acesso á medicamentos sem comprovação científica aos incautos e desesperados por um socorro , que infelizmente essa corja continuam impunes e sem cobranças de suas responsabilidades nessa matança coletiva , por ter instituído o famigerado e criminoso ” orçamento secreto ” no congresso nacional como pagamento aos congressistas para se manter no cargo e não ter seu mandato presidencial cassado , paga essa realizada com dinheiro público , sendo que a então presidente Dilma Rousseff fora ” derrubada e cassada ” por muito menos que isso , sendo que os crimes cometidos por Jair Bolsonaro ao longo de todo o seu mandato presidencial , contou e continua contando com amplo de maus , desonestos e lesa-pátria congressistas Brasileiros contra o Brasil e seu povo.