Espertamente, Lula se apoia na defesa da democracia
Josias de Souza
do UOL
Se passar no Congresso, a anistia de Bolsonaro vai parar na mesa de Lula. Com uma caneta esferográfica e alguma visão política, Lula vetaria o perdão. Deputados e senadores poderiam derrubar o veto presidencial. Nessa hipótese, a aberração, por inconstitucional, seria torpedeada no Supremo Tribunal Federal.
Em qualquer hipótese, a ressurreição extemporânea do projeto que passa uma borracha no complô do golpe favorece a estratégia política do Planalto. Depois de ser presenteado por Trump com o mote da defesa da soberania, Lula ganha do centrão o material para restaurar o arco democrático que lhe deu a vitória em 2022.
PEQUENA MARGEM – Em 2022, Lula prevaleceu por uma pequena margem —1,8 ponto percentual— porque eleitores que votaram para defender a democracia se juntaram ao seu eleitorado tradicional para retirar Bolsonaro do Planalto.
Agora, ao enfiar os pés do pântano da anistia, Tarcísio de Freitas entrou num transe bolsonarista. Lula preside um governo sem uma grande marca e continua com a popularidade no vermelho. Mas Tarcísio pode empurrar para o colo do seu eventual adversário muitos eleitores de centro que, mesmo cultivando um sentimento antipetista, não se dispõem a colocar no Planalto um novo Bolsonaro.
Numa democracia, quando está em jogo a estabilidade do regime, o único engajamento que se exige de um democrata é o de retratar a estupidez que representa qualquer atentado contra o Estado Democrático de Direito. Mas o centrão e Tarcísio sonegam ao país esse mínimo necessário.
Não é anistia: projeto cria vale-tudo golpista (e leva governo Barba de roldão)
Minuta divulgada não apenas livra os que atentaram contra a democracia e as instituições hoje e de ontem, mas incentiva os de amanhã
É uma peça de pornografia legislativa a minuta (…) para a já desarrazoada ideia de anistia aos condenados nos processos por tentativas de golpe de Estado.
Não apenas ele livra os praticantes do 8 de Janeiro, os responsáveis pelas milícias digitais, os investigados pela Abin paralela e os que estão sendo julgados pela trama golpista: tal como está redigido, o projeto é um convite para ataques futuros às instituições, que estariam a salvo de qualquer punição, dada a abrangência do libera-geral.
Se for adiante, equivalerá a declarar o fechamento do Poder Judiciário.
É um vexame que Hugo Motta deixe esse tipo de propositura correr solta pelos corredores e reuniões secretas da Câmara, sem colocar um freio e um limite ao menos em até onde se pode ir no achincalhe de outro Poder.
Diz a tal minuta que ficam perdoados aqueles que estão “sendo ou, ainda, eventualmente, possam vir a ser investigados, processados ou condenados” pelas seguintes condutas:
– Ofensa ou ataque a instituições públicas ou seus integrantes; descrédito ao processo eleitoral ou aos Poderes da República;
– Reforço à polarização política;
– Geração de animosidade na sociedade brasileira;
– Situações de natureza assemelhada às anteriores.”
Pode se chamar projeto vale-tudo golpista.
Fonte: O Globo, Opinião, 04/09/2025 17h42 Por Vera Magalhães
Acorda, Brasil!
E cada “fonte”!
Íntegra da minuta do PL da Anistia defendida por bolsonaristas
Texto vazado perdoa atos desde 2019, alcança Jair Bolsonaro e restabelece a elegibilidade do ex-presidente
Revista Veja, Política, 5 set 2025, 21h32 – Por Anita Prado
https://veja.abril.com.br/politica/leia-a-integra-da-pl-da-anistia-defendida-por-bolsonaristas/
Jingle para 2026
Rap do Silva
Mc Bob Rum
30 anos…
E os Silva que são realmente trabalhadores seguem espremidos numa sobrevida desumana.
E baleados em cada esquina.
É um boçal!
Se você quer se ferrar de verde e amarelo conluie-se com a descondenada Organização Petista, por ser ou inocente inútil ou idiota ou canalha.
________
Lula, que é contra a terceirização e pejotização, fê-lo com o exercíco da Presidência para gente muito pior que ele que cometeu os três piores erros da Realpolitiik:
– corolário do pensamaneto metafisico de sua realidade paralela, acreditar na imutabilidade e totalitário controle da realidade;
– deprezar e humilhar os adversários (gado, jumentos, minions, fascistas);
– queimar a as pontes que ficaram para trás, impossibilitando qualquer possibilidade de volta atolada que esteja na lama ou diante de um precipício.
_______
Alguém pensou que esta abagaça iria dar acerto?
Esqueci! Tem também os comprados operadores do aparelho ideológico midiático mambembe, que nos custa o olho da cara.
https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/boicotada-por-bolsonaro-globo-ganhou-r-7-bi-com-lula-dilma,8f3993aa664aa5a52632537b4eaab8c18e6zuamw.html
“Em qualquer hipótese, o projeto (de anistia dos golpistas) favorece a estratégia política de Barba.”
“Depois de ser presenteado pelo Laranjão com o mote da defesa da soberania, Barba ganha do centrão o material para restaurar o arco democrático que lhe deu a vitória em 2022.”
“Tarcísio pode empurrar para o colo (de Barba) muitos eleitores de centro que, mesmo cultivando um sentimento antipetista, não se dispõem a colocar no Planalto um novo ex-mito.”
Josias parece otimista demais. Não estaria sonhando, não?
Sem anistia!
Pela anulação dos processos.escrotos de perseguição de adversários de descondenados.
https://www.instagram.com/reel/DOPTiCsD9s8/
A anistia vai ser para estes aloprados irresponsáveis!
Boa noite a todos! Texto exemplar. Qualquer um que defenda Bolsonaro tem meu repúdio. Bozo pai e suas crias formas a família mais torpe, tóxica e prejudicial que já tivemos “dando as cartas” aqui em Pindorama! Gostaria de ver TODOS eles na cadeia.
Havia uma Quarta Revolução Tecnológica , que levou à emergente Novva Ordem Mundial, em que quem vive da Indústria da Miséria e está na Era da máquina de Escrever. se lascou de verde e amarelo.
Ou buscam um projeto de páis e assumam os exercícios de seus cargos, sem terceirrizações, ou perecerão politicamente na praça pública internacional.
Esse negócio de ataque à democracia parece com historia de papagaio de puteiro, só repete as mesmas sacanagens o tempo todo. Trata-se de cretinismo fundamental.
Essa enxurrada de chavões, palavras de ordem enchem o saco, está faltando criatividade.
O termo ‘golpe’ aporrinhou tanto que os cachaceiros passaram a pedir um golpe de cachaça.
Quem quiser entender esta “revolução” léxico-metafisica. palavrório,da Organização Petista, leia a Sagrada Família de Marx.
Senhor Delcio Lima , a descondenação do condenado Luís Inácio da Silva ” vulgo Lula ” , contou com a anuência do então presidente Jair Messias Bolsonaro seu vice-Hamilton Mourão, os então presidentes da câmara e senado federal Arthur Lira e Rodrigo Pacheco respectivamente , ao serem instados a opinarem pelos juízes do STF envolvidos nessa trama criminosa contra o Brasil e seu povo , o restante é conversa fiada e pra boi dormir , inclusive ninguém mais fala de Hamilton Mourão até hoje .