
Trump pensou que ia ganhar o Prêmio Nobel da Paz
Vicente Limongi Netto
Mundo respirando melhor, com sinais de paz em Gaza e promessa de entrega dos reféns israelenses. Fim de uma quadra tenebrosa de agonia que se arrasta há mais de um ano. Alegria entre os familiares com o retorno dos presos.
Inegável a participação efetiva do presidente Donald Trump para o sucesso das negociações. Trump sai engrandecido, tinha reais chances de receber o Nobel da Paz que tanto almeja, mas foi derrotado pela oposicionista venezuelana Maria Corina Machado.
Olhando com carinho para o Brasil, acabando com a antipática e cruel taxação de 50% para os produtos brasileiros, Trump será cantado em prosa e verso, como tema de enredo de poderosas escolas de samba do carnaval.
Será condecorado por Lula com a Ordem do Rio Branco, a maior comenda brasileira, e verá seu rosto estampado, perto do céu, no majestoso Cristo Redentor.
BELO DISCURSO – Emocionante e comovente discurso de despedida do ministro Luiz Roberto Barroso, no Supremo Tribunal Federal. Comunicado foi de surpresa. Barroso precisou de muitos goles d’água para manter o fôlego e prosseguir até o final. Jurista que dedicou 40 anos de vida ao Direito e à democracia. Um Intelectual que honraria o fardão da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Outra notícia do Supremo: o ministro Alexandre de Moraes autorizou a ida de um barbeiro para atender, em casa, ao ex-presidente Bolsonaro.
A esta altura da confusa e tensa quadra política, é uma temeridade entrar navalha no ambiente da prisão domiciliar de Bolsonaro..
CULTURA – Sucesso a noite gratuita, estrelada e musical com artistas como Crioulo e Clarice Falcão, pelo lançamento do futuro Centro Cultural do Sesc-DF. O novo espaço pretende ser referência internacional. Inauguração prevista para setembro de 2028.
O presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire ,enfatiza que o objetivo é tornar a iniciativa um marco de desenvolvimento cultural para os brasilienses e gente do mundo inteiro que frequenta a capital.
Nobel da Paz: María Corina enfrenta Maduro e a esquerda autoritária
Ao contrário do que disse Barba, María Corina não chora. Ela enfrenta Maduro e a inteira esquerda autoritária deste subcontinente
María Corina Machado, prêmio Nobel da Paz, vive na clandestinidade, perseguida pelo ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Ela teve a candidatura presidencial cassada e perdeu os direitos políticos, pelo prazo de quinze longos anos, por ter se tornado o principal nome da oposição ao regime tirânico que começou a ser instaurado na Venezuela com Hugo Chávez.
A ditadura venezuelana sempre contou com o apoio bastante estimável de Barba e do PT, assim como de quase toda a esquerda da América Latina, e não será o distanciamento (relativo) do presidente brasileiro de Nicolás Maduro que apagará essa vergonha.
Barba distanciou-se do companheiro (Maduro) apenas porque a fraude eleitoral perpetrada por ele ficou evidente demais, escolhendo oscilar entre a impotência e o cinismo.
Mesmo assim, o PT, não esqueçamos, cometeu a iniquidade de reconhecer a vitória fraudulenta (de Maduro) como legítima.
(…)
Metrópoles, Opinião, 10/10/2025 10:05 Por Mario Sabino
https://www.metropoles.com/colunas/mario-sabino/nobel-da-paz-maria-corina-enfrenta-maduro-e-a-esquerda-autoritaria
É mas sonhar que o Lula, com seu lawfare totalitário, a extorsão, através de impostos escorchantes, submissão e dominação da Sociedade, para realizar os interesses escusos e escabrosos das oligarquias cleptopatrimonialistas, a censura das big techs, inclusive em território norte-americano, com doidivanas da sua Organização escroto, reacionária, decadente moral , civilizacional e temporal, o apoio entusiasmado a ditaduras narcotraficante, medievais, bárbaras, homofóbicas e misóginas e grupos terroristas idem, nunca será agraciado por Trump com a Medalha Presidencial da Liberdade.
O cara tá tão imerso na sua realidade paralela metafísica que ousou pensar que, por ter sido preso (em circunstâncias muitíssimas diferentes) seria um outo Mandela, com direito a Prêmio Nobel.
O Brasil tornou-se um hospício ou um lupanário sobre o desgoverno desta múmia pândega?
Quanto às tarifas são se trata de questão emocional, mas infraestrutural, advinda da Nova Ordem Mundial, corolária da Quarta Revolução Tecnológica, da qual disputam a hegemonia o Eixo Democrático e o Eixo Ditatorial.
Eixo das Ditaduras ao qual, – como não poderia deixar de ser, dado sua fundamentação ideológica antidemocrática, totalitária, extemporânea, anticivilizatória , decadente moral e temporal -, aliou-se o pândego Lula. Pra piorar o trem todo ainda professa ideologias nazistas como o antissemitismo, com sua vergonha adesão aos interesses medievais e genocidas da ditadura iraniana. sem contar a defesa da democracia relativa da narcotraficante ditadura do maduro.
De forma que não será com pedidos emocionados, infames e, quiçá, ingênuos, pra não dizer hipócritas, que farão Trump recuar de seu propósito de colocar uma pedra no caminho do office-boy tupiniquim do Eixo Ditatorial, nosso Biden dos trópicos.
Se pelo mesmo o pândego decadente importasse o principio fundamental para abrir o caminho do desenvolvimento, como fizera seus donos chineses, já seria um mpinimo de discernimento.
https://www.google.com/search?q=china+corrup%C3%A7%C3%A3o&client=firefox-b-d&sca_esv=679517c3ba0a5d08&ei=3WvpaKzHD-7f1sQPvpPk-Ao&ved=0ahUKEwjsqYPRu5qQAxXur5UCHb4JGa8Q4dUDCBA&oq=china+corrup%C3%A7%C3%A3o&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiEWNoaW5hIGNvcnJ1cMOnw6NvSABQAFgAcAB4AZABAJgBAKABAKoBALgBDMgBAJgCAKACAJgDAJIHAKAHALIHALgHAMIHAMgHAA&sclient=gws-wiz-serp
Mas, não, prefere buscar lá o modelo de censura que tem a admiraçao de nossos insignes sinistros, digo, Ministros do braço judicial totalitário da Organização.
https://www.youtube.com/watch?v=vkKM7BZ-cDM
Cruz credo neste cara!
Decano ou dá cano na Democracia!
Decadência moral, civilizacional e temporal.
Inveja-me a cultura marxista do Barroso, primeiro a pular fora do barco.
Lula não é suicida para adotar a pena de morte pra corruptos como no regime do qual é mero office-boy, que nem de luxo é.
“Trump merecia ter sido laureado com o Prêmio Nobel da Paz?”
Tanto as indicações quanto a apuração do Nobel da Paz de 2025 ocorreram antes do anúncio da paz entre Israel e Hamas, que, na verdade, ainda estaria ocorrendo (e que se espera seja duradoura); e, para a qual Trump concorreu efetivamente, como se noticia.
Resta então ao presidente norte-americano, no caso, ficar na expectativa de ser selecionado pelo Comitê Norueguês do Nobel para o prêmio da Paz em 2026, oportunidade em que seu feito e de outros deverão ser devidamente analisados.
Até Barba poderá concorrer ao Prêmio Nobel da Paz do ano que vem. Mas, para isso, ele precisará promover alguma paz em algum conflito em algum lugar. Porque só com o papo furado, o blá-blá-blá e as fake news de sempre, não vai dar. Já está muito manjado.
Gosto de ironias, sarcasmos pois sou um irreverente no trato com os fariseus dos templos, das redações e das mídias freguesas.
O Nobel foi bem merecido pela Corina, isso certamente desagradou aos carregadores de penicos dos ditadores esquerdistas.
Um viva para Trump e outro para Bibi Netanyahu.
Israel foi invadido na antiguidade por assírios, babilônios, persas, macedônios e romanos. Roma foi o império que deu nome à região como Palestina e que, sete décadas depois de Cristo, expulsou os judeus após combater os movimentos nacionalistas que buscavam a independência.
Golda Meir, agora temos um Exército e jamais nos ajoelharemos perante qualquer nação do mundo.
Foram os romanos que expulsaram os judeus da Judéia no ano 136.Depois de Cristo.
Prezado Limongi, tenho criticado Trump a exaustão, aqui na Tribuna, entretanto considerei injusto, o Nobel da Paz, para Corina Machado, líder oposicionista da Venezuela.
A atuação de Trump, ordenando ao primeiro ministro de Israel, gestões para acordo de Paz com o Hamas, devolução dos reféns israelenses e desarmamento do grupo terrorista, por tudo esse acordo que vai parar a matança de civis inocentes, Trump é merecedor do prêmio.
Corina Machado está restrita a Venezuela, Trump atuou para cessar a guerra Rússia contra a Ucrânia e intermediou os ataques na fronteira da Caxemira entre Índia e Paquistão.
Entretanto, continuo na crítica contra o tarifaço de Trump e ações injustas contra servidores e procuradores dos EUA, que contrariam seus interesses mesquinhos
li que o prêmio foi decidido dias atrás, antes do acordo Israel – Hamas … portanto será para 2026, caro Nascimento.
…
abraço 🤗
Poeta Limongi, Donald Trump está à beira de um ataque de nervos, depois que soube, que seu Chanceler, descendente de cubanos, Marcos Rúbio, indicou ano passado, Corina Machado para o Nobel da Paz. Os palavrões de Trump foram ouvidos no quarteirão que cerca a Casa Branca. A orelha de Rúbio está ardendo até agora e a cara de contrariado assustou Rúbio que abaixou a cabeça envergonhado com esse erro grasso. Trump não perdoa e qualquer erro do Secretário de Estado pode significar a demissão sumária de Rúbio. Sobrou também para o Assessor especial de Trump, que cometeu a mesma sandice contra o chefe.
Rúbio está considerando pedir férias para esperar a poeira baixar.
“Trump merecia ter sido laureado com o Prêmio Nobel da Paz?”
Tanto as indicações quanto a apuração do Nobel da Paz de 2025 ocorreram antes do anúncio do acordo de paz entre Israel e Hamas, que, na verdade, ainda estaria sendo efetivado; e, para o qual Trump teria efetivamente concorrido, como se divulga.
Resta então ao presidente norte-americano, no caso, a expectativa de ser selecionado para o prêmio da Paz de 2026, oportunidade em que seus feitos e de outros deverão ser analisados, como é feito anualmente pelo Comitê Norueguês do Nobel.
O dia que este cara repudiar todas as frescuras e salamaleques que lhe fazem, negão irá chorar muito como as cabras vadias o fazem.
Cometi elipse da preposição “em”, para quem conhece o dialeto.
Caro poeta e jornalista consagrado, Vicente Limongi, a despedida ontem do ministro Luiz Roberto Barroso no plenário do STF foi emocionante. Todos consternados com a decisão de Barroso.
Pesou na decisão, um acordo com a esposa falecida. Barroso prometeu a ela, se aposentar após o término do mandato na presidência do STF, para que pudessem viajar pelo mundo. Mas, o imponderável da vida , a doença e a partida dela, não puderam executar os planos traçados. Entretanto, o ministro resolveu cumprir o compromisso de antecipar a aposentadoria.
Nada.mais do que isso.
Bolsonaro, réu em prisão domiciliar, em sua mansão em Brasília, posa de vítima, mas, tem articulado junto a Tarcínico, o PL e o Centrão nas derrotas impostas ao governo, pensando na eleição de 2026, que o minto sonha em disputar com a improvável ANISTIA ainda este ano. No Brasil, tudo pode acontecer ou não acontecer nada. País surreal, no qual os patriotas que se vestem de verde e amarelo, cultuam a bandeira americana nas passeatas comandadas pelo capelão religioso.
Ah! O maniqueîsmo.
Ah! A canonização.
Ah! A ingenuidade.
Nobel de Medicina para a imunologia.
Na próxima, encontrem um meio de imunizar a humanidade de certos candidatos errados ao nobel da paz.
Isso indica o quão atrasados estamos nesse importante campo.
Não há paz sem justiça.
Não há justiça sem verdade.
Não há verdade sem integridade.
A prepotência dos que se arrogam o merecimento do PRÊMIO NOBEL DA PAZ…
Vamos de boa música…
Flash Back
Dalto
Quando o seu rosto aparecer
Na minha porta
E seu olhar, simplesmente encontrar
O meu sorriso, dizendo
Bem-vinda, pode chegar
Quase parada, você vai entrar
Encabulada
Vendo que aqui pouca coisa mudou
Nós sentaremos, sentindo
Que agora, tudo tudo passou
Acho que eu mereço ganhar
O Prêmio Nobel da Paz
Acho que eu preciso brindar
O nosso amor
Mas, de repente, eu me vejo sozinho
E minha porta, fechada pro amor
Foi só um flash back
Porque o meu cigarro
Nesse instante, apagou
Acho que eu mereço ganhar
O Prêmio Nobel da Paz
Acho que eu preciso brindar
O nosso amor
Roberto Nascimento, bom domingo, prossiga lúcido e isento.
Cubro de certezas minha ausencia/compreendo a dor noturna/com traços de longa ilusão/atravesso juras da fúria/rica de presságios solitários/dentro de corpos rasgados pela noite.
abraços