Defesa de Dirceu a prisão domiciliar de Bolsonaro divide o PT

Apoio de Dirceu divide a legenda entre constrangimento e elogio

Juliana Arreguy
Folha

A defesa do ex-ministro José Dirceu à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) dividiu opiniões no PT e motivou críticas públicas, elogios em grupos e constrangimento velado entre integrantes do partido.

Em entrevista à BBC Brasil publicada na segunda-feira (6), Dirceu declarou que o ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão em regime fechado pela atuação na trama golpista, “não tem condições de ir para a prisão”. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.

“INSTÁVEL” – “Eu nunca tive relação com Bolsonaro, mas me parece que ele é uma pessoa psicossomática, que vai acelerando, muito instável. Não é uma pessoa que tem autocontrole”, disse. “Eu não desejo mal a ninguém, nem a ele. Nessas condições, ele sobrevive porque vai ficar em regime domiciliar, com família, com tratamento médico. A família é muito importante. Mas ele não tem condições de ir para a prisão.”

Dirceu já foi preso cinco vezes: pela ditadura militar, pelo mensalão e em três ocasiões pela Lava Jato. Ele afirmou que não se pode colocar um ex-presidente no sistema penitenciário e que, mesmo no caso do presidente Lula (PT), houve a possibilidade de cumprir a pena em regime fechado na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, e não em um presídio comum.

“Acho muito improvável que se possa colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário que é controlado pelo crime organizado. As condições são péssimas. E como o estado de saúde dele [Bolsonaro] está se agravando, porque parece que isso é real, eu não vejo como é que ele pode entrar no sistema penitenciário.”

CRÍTICAS – Petistas ouvidos pela Folha criticaram, sob reserva, a defesa de Dirceu à prisão domiciliar no caso de Bolsonaro e disseram que ela gerou um constrangimento interno, já que o próprio líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ), alegou risco de fuga para pedir pela prisão preventiva do ex-presidente antes do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal).

Um dirigente do partido classificou a declaração de Dirceu como uma derrapada grande e disse que parte dos filiados não quer fazer críticas públicas por se tratar de um quadro respeitado no PT.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), usou a rede social X para criticar a fala. “Se a [Carla] Zambelli aguenta presídio superlotado na Itália, porque Bolsonaro com histórico de atleta e imbrochável, não aguentaria um presídio no Brasil, com tantas leis de direitos humanos aprovadas pelos esquerdistas?”, escreveu ele na quarta (8).

AVALIAÇÃO – Procurado pela reportagem, Correia disse que cabe às autoridades definir se Bolsonaro terá condições, ou não, de cumprir pena em regime fechado. “Quem tem que avaliar isso é o sistema penal e o serviço médico oficial. É muito grave o crime de tentar acabar com o direito de voto do povo e de atentar contra as liberdades políticas”, afirmou o parlamentar.

Ele acrescentou que fez questão de publicar a postagem em redes sociais para mostrar que se trata de uma opinião do próprio Dirceu, e não de um posicionamento oficial do partido. “Eu sou amigo do José Dirceu e me dou ao direito de não concordar com tudo o que ele fala”, acrescentou.

ELOGIOS – Em grupos de WhatsApp, por outro lado, alguns filiados elogiaram a declaração do ex-ministro da Casa Civil do primeiro mandato de Lula. Em troca de mensagens à qual a Folha teve acesso, um deles disse que Justiça não é vingança, mas humanidade, e outro petista chamou a fala de Dirceu de manifestação de generosidade.

Vice-presidente do PT, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, disse à reportagem que, embora seja “importante pacificar o país”, ele acredita que Bolsonaro deveria cumprir prisão em regime fechado por ao menos um ano. “O Lula não ficou?”, perguntou.

“Bolsonaro tem que ficar em cana até o fim das eleições. Até porque, ele está condenado por, entre outras coisas, atacar a democracia”, disse por meio de mensagem. Questionado se discordava da fala de Dirceu, Quaquá negou. “Não é discordar, tenho opinião diferente”, disse. “É uma divergência de tempo [de pena]”, acrescentou.

9 thoughts on “Defesa de Dirceu a prisão domiciliar de Bolsonaro divide o PT

  1. Ex-criminosos dando direcionamento pra Justiça!

    Chegamos no fundo do poço!

    Magnitsky é pouco pra esta pilantragem!

    ### **As Condenações de José Dirceu: Mensalão e Lava Jato**

    **MENSALÃO (2005) – O Escândalo que Abalou o Brasil**

    José Dirceu, então um dos políticos mais poderosos do país como ministro da Casa Civil e ex-coordenador de campanha de Lula, foi condenado como **”chefe da quadrilha”** do esquema que ficou conhecido como Mensalão.

    • **Crimes:** formação de quadrilha, corrupção ativa e quebra de decoro parlamentar
    • **Pena:** 7 anos e 11 meses de prisão
    • **Papel no esquema:** Acusado de comandar um sistema de compra de votos parlamentares para garantir apoio ao governo no Congresso

    **LAVA JATO – As Novas Condenações**

    Anos depois, já afastado da vida política, Dirceu foi alvo da Operação Lava Jato:

    • **Crimes:** corrupção e lavagem de dinheiro
    • **Valores envolvidos:** recebimento de **R$ 9,8 milhões** em propinas da Odebrecht e outros R$ 2,25 milhões por meio de empresas de fachada
    • **Penas acumuladas:** **mais de 90 anos** de prisão (mas o limite legal é de 40 anos)

    **SITUAÇÃO ATUAL**

    • **Regime:** Atualmente cumpre pena em regime fechado
    • **Direitos políticos:** Cassados até 2033
    • **Legado:** Transformou-se de herói da redemocratização e possível sucessor de Lula em símbolo da corrupção na política brasileira

    Fonte: DeepSeek

    • Elevando ao absurdo e fazendo uma projeção desta bagaça, logo, logo Beira-Mar vei virar Ministro!

      ______

      A “Justiça” não só livrou a cara da Organização Petista Cleptopatriminonialista, como se conluiou com ela, para buscar eliminar, inutilmente, seus adversários.

      Trump, mande os B2s!

  2. Inveja-me a solidariedade entre ex-criminosos, que, com Dirceu, estende-se ao bolsonaro, condenado por processo nascido nulo de pleno direito.

    Seria uma espécie de contrição?

    Duvido. Pra uma Organização que após Mensalão e Lava jato parte pro assalto dos aposentados, qualquer arrependimento é suspeito.

    Ou é o efeito Magnitsky?

  3. Alô . Militante disfarçado de jornazistas, cadê você…??

    Vamos lá , Sakamorto, faça um artigo defendendo seus bandidos de estimação….

    Bora, …

    “…PM que participava de romaria é morto a tiros na Dutra

    O soldado Luiz Guilherme Crispim de Oliveira caminhava com dois primos quando foi rendido..””

  4. Cadeia no Brasil é pros 4 ps: pobre, preto, puta e pedrastra.

    Conclue-se que a prisao do Bolsonaro é uma estratégia política de exterminio, genocídio da oposição à Organizzação Petista, uma vez que não se enquadra em nehum dos ps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *