Direita aposta em racha entre Lula e Alcolumbre com indicação de Messias ao STF

Oposição vê indicação de Messias como “ponto de virada”

Bela Megale
O Globo

Governadores de direita que pretendem disputar a Presidência contra Lula têm acompanhado com lupa a indicação que o presidente fará para o Supremo Tribunal Federal (STF). Existe uma torcida para que o petista indique o advogado-geral da União, Jorge Messias, que hoje é o favorito para o cargo.

O motivo passa longe de qualquer crítica ou afinidade com o AGU. O cálculo é político. A leitura é que, se Lula desagradar Davi Alcolumbre (União-AP), que trabalha pela escolha do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a Corte, a relação entre ambos pode passar por um “ponto de virada”.

MUDANÇA DE POSTURA – Com resistência na Câmara, Lula tem contado com o presidente do Senado para garantir a votação de temas importantes e, assim, ajudar na governabilidade. Se tiver seu candidato ao Supremo preterido, Alcolumbre pode mudar de postura e passar a dificultar a vida do governo. Ao menos, essa é a torcida dos governadores que fazem oposição a Lula.

Aliados do presidente, no entanto, avaliam que Alcolumbre colocará na balança o cenário eleitoral de 2026 antes de fazer qualquer gesto de afastamento do chefe do Executivo.

Isso porque os nomes apoiados pelo presidente do Senado para concorrer ao governo do Amapá e ao próprio Congresso estão atrás nas pesquisas eleitorais. Lula pode despontar como cabo eleitoral importante para os afilhados políticos de Alcolumbre em seu estado.

Nesta semana, Lula fez um gesto a Alcolumbre ao adiar o anúncio de Jorge Messias como indicado para o STF, após se reunir com o presidente do Senado na noite de segunda-feira (20).


NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Messias não tem saber jurídico nem experiência para ser ministro do Supremo. Em síntese, é um advogado que sempre trabalhou para o PT, igual a Toffoli. No entanto, é melhor do que qualquer candidato indicado por Davi Alcolumbre, que é igual a Lula e só conhece falsos juristas, ligados à corrupção que corrói este país. Infelizmente, somos assim. (C.N.)

2 thoughts on “Direita aposta em racha entre Lula e Alcolumbre com indicação de Messias ao STF

  1. Propaganda do Canadá na TV Americana desmonta Laranjão

    Anúncio canadense usa falas de Reagan para criticar tarifas de Trump

    Canadá divulgou propaganda com áudio do ex-presidente Ronald Reagan para criticar protecionismo de Laranjão e ele ficou desnorteado

    Uma propaganda de cerca de um minuto paga pela província de Ontário, no Canadá, e veiculada na TV americana expõe a política equivocada de Laranjão com as tarifas abusivas.

    O anúncio usa trechos de um discurso de 1987 do ex-presidente republicano Ronald Reagan, no qual ele afirma que tarifas sobre importações estrangeiras parecem fazer o que é patriótico, “mas, a longo prazo, essas barreiras comerciais prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos”.

    As falas foram utilizadas para criticar o governo Laranjão, que já havia imposto 35% de tarifa sobre produtos canadenses, além de taxas individuais para setores específicos, como o de fabricação de automóveis e aço.

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Internacional, 25/10/2025 | 19h48 Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *