
Gonet sofreu na mão dos senadores (foto Geraldo Magela)
Vicente Limongi Netto
A nação assistiu, estupefata, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, o espetáculo degradante oferecido por parlamentares bolsonaristas, durante a sabatina de recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Senhores engomados estrebuchando, apelando, acusando, berrando, a pretexto de defender o ex-presidente Bolsonaro, muito perto de passar longo tempo na Papuda.
Patetices merecedoras de babadores e focinheiras. Exageram nos argumentos vazios e narrativas bolorentas. O bom senso ensina que bastava votar contra a recondução de Gonet. Sairiam melhor da quadra melancólica que armaram. Mas preferiram cair no vazio do destempero das acusações e bolorentos revides. Tarde demais. O ocaso de Bolsonaro está chegando.
CRÍTICAS A TRUMP – Alguns políticos estão levando a ferro e fogo o artificio de que criticar Donald Trump rende dividendos eleitorais. Tentam esfolar o presidente dos Estados Unidos. Lula lançou a moda, criticando as taxações de Trump aos produtos brasileiros. Lula pegou pesado, levantando a bandeira da soberania. Trump, por sua vez, evitou passar recibo. Não voltou atrás nas brutais taxações de 50%.
Mas Lula está surfando no eleitorado, que parece ter gostado das reações firmes do petista. Tanto deu frutos que Lula e Trump conversaram recentemente. Agora, na COP 30, Trump não deu as caras nem mandou representante. Foi alvo de duras críticas. O anfitrião da COP30, o governador paraense Helder Barbalho, do MDB, não perdeu a chance. Surfou na onda de lula e desceu o sarrafo em Trump.
As palavras de Helder foram bem divulgadas nas redes sociais. Jogar pedras no homem mais poderoso do mundo rende votos, aqui e alhures.
QUER SER VICE – Há quem acredite, nessa linha, que foi tudo pensado e estudado. Que os esforços de Helder estão de olho na possibilidade de vir a ser candidato a vice-presidente, na chapa de Lula, em 2026. Bom político não se omite. Precisa ter o faro aguçado para saber aproveitar boas chances.
O partido do governador, o MDB, é bom de serviço. Só tem profissionais no time. É forte aliado de Lula. Tem representantes no ministério, inclusive um irmão de Helder. Helder é moço e articulado. Filho da raposa Jader Barbalho.
Quando fatias de poder estão em jogo, o MDB cresce mais ainda. Não foge da rinha. Caso cresçam as especulações, é preciso que Lula e o PT não deixem o atual, experiente e operoso vice presidente, Geraldo Alckmin também ministro, não fique na chuva. Poderá ser bom senador por São Paulo, Estado que já governou por 4 mandatos.
Outra para ficar na história como um dos piores momentos dessa falida República. Que triste. Um servidor público indigno do cargo. Um elemento que não merece recondução para estar à frente de uma Instituição de tamanha importância. Claro, esse Senado Federal também indigno e extremamente caro ao país, também não vale muita coisa. Todavia, melhor ele a nada, “contrario sensu”, que se aplique logo o Decálogo de Lênin.
Um grande jogo de cena com uma múmia sendo sabatinada.
Uma palhaçada. Restou de tudo um grande nada, um vazio total, uma sabatina inútil.
A arguição conduzida pelo Senado Federal para reavaliar as qualificações, histórico profissional, integridade moral e posicionamentos jurídicos e políticos de indicados a cargo não serviu para nada.
Tudo uma perda de tempo, tempo que o país não pode se dar ao luxo de jogar fora.
Os grandes desafios globais se apresentam e os parlamentares brasileiros não percebem e seguem perdendo o bonde da história.
Curtinhas (importantes)
PS.: As condenações do 8 de janeiro são absurdas e desproporcionais à realidade do Brasil. Enquanto criminosos perigosos são soltos, têm direitos e regalias, manifestantes estão sendo punidos com penas exageradas e sem um justo julgamento.
As mãos sujas de Gonet estão presentes e suas digitais entram para a história…
PS. 02: A mídia amestrada ou adestrada os chama de terroristas, mas fica revoltada quando ouve proposta de se equipar os membros do crime organizado com terroristas.
PS. 03: ANISTIA DE 1979.
Os anistiados em 1979 foram pessoas que haviam sido perseguidas, presas ou exiladas pela ditadura militar, incluindo militantes de esquerda como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Hebert José de Sousa (Betinho), além de figuras como Luís Carlos Prestes e Fernando Gabeira.
PS. 04: GABEIRA SEM VISTO AMERICANO E ANISTIADO NO BRASIL
Fernando Gabeira tem seu visto cancelado para entrar nos EUA. Por que? Devido sua participação no sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, em 1969. Ele também foi anistiado em 1979, o que permitiu seu retorno ao Brasil após dez anos de exílio. A anistia foi concedida pela Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979, assinada pelo então presidente João Baptista Figueiredo.
PS. 05: O ASSALTO QUE DONA DILMA, ANISTIADA EM 1979, AJUDOU A PLANEJAR
Dilma Vana Rousseff Linhares, ou Estela, ou Wanda, ou Marina, ou Maria Lúcia, ou Luiza. Embora tenha ajudado a planejar todos os assaltos do grupo, Dilma não figurou entre os invasores do casarão. Providenciou o armamento, guardou o dinheiro e ajudou a distribuir o produto do roubo.
Fonte: Veja, Augusto Nunes, 17 jan 2011
PS. 06: HAMILTON MOURÃO
Esse foi vice-presidente de Bolsonaro, mas não sabe nada e nem lhe foi perguntado.
Ele estava no exercício da presidência e Bolsonaro fora do país.
Que coisa…
PS. 07: G DIAS SUMIU E NINGUÉM VIU…
Imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto, registradas entre 16h29min e 16h40min, no 8 de Janeiro de 2023, mostraram o momento em que o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) aparece no 3º andar da sede do Executivo.
Talvez o senhor Vicente saiba onde o G.Dias (aquele bandido) esteja. Aff…
Nós estamos perdendo nossos valores. Seja em qualquer nível da nossa sociedade. estamos indo para um ponto sem retorno
Senadores mandam recado a Barba com votação de Gonet: ‘Messias (da Dilma) não passa para o STF’
Integrantes da base de Barba trabalham pela indicação do senador Rodrigo Pacheco, do PSD de Kassab
Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 12/11/2025 | 22h51 Por Roseann Kennedy
Padrão Banânia.
Se ele tivesse vergonha na cara , teria pedido as contas e ido embora na mesma hora.
“Desolador” apenas para os desavisados.
Limongi, vou passar uma missão para o senhor. Quando que na história desse país um nome foi rejeitado em uma sabatina?
– “It could be worse”
– “How ?”
– “It could be raining”
Young Frankentein – Mel Brooks – 1974
É TOTALMENTE INCOMPATÍVEL SER CULTO E POLIDO E BOLSONARISTA AO MESMO TEMPO