
Moraes desabafou na sessão do STF por videoconferência
Rayssa Motta
Estadão
Alvo de ataques do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um discurso nesta quinta-feira, 27, em defesa da soberania do Brasil e contra o “imperialismo”. As declarações foram feitas na sessão de julgamentos do STF, em que o ministro participava por videoconferência.
“Nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras. Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma república independente e cada vez melhor”, afirmou na sessão.
AUTODETERMINAÇÃO – O ministro disse ainda que todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) têm o compromisso de agir “sem discriminação, sem coação ou hierarquia entre estados, com respeito à autodeterminação dos povos e igualdade entre os países”.
Moraes acrescentou que essas nações permanecem unidas na “luta contra o fascismo, contra o nazismo e contra o imperialismo em todas as suas formas, seja presencial, seja virtual”.
Alexandre de Moraes também agradeceu ao ministro Flávio Dino pela mensagem que ele divulgou mais cedo em sua defesa. Moraes disse que o Maranhão – Estado que Dino governou antes de assumir a cadeira no STF – é um “exemplo de coragem e luta por independência e autodeterminação do povo brasileiro e defesa da cidadania”.
VALORES DEMOCRÁTICOS – Em comunicado divulgado ontem, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que “bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”.
Embora tenham sido dirigidas diretamente a Alexandre de Moraes, as críticas foram recebidas no STF como um ataque institucional.
Moraes já mandou tirar do ar no Brasil, temporariamente, duas empresas americanas, o X e o Rumble – este último segue sob bloqueio -, por descumprirem exigências previstas na legislação brasileira para operar no País. Uma delas é a nomeação de representantes legais no Brasil para responder a intimações da Justiça brasileira.
AÇÃO NOS EUA – O Rumble move uma ação contra Alexandre de Moraes na Justiça dos Estados Unidos, em conjunto com a empresa Trump Media, ligada ao presidente americano Donald Trump. No STF, a iniciativa foi recebida como uma tentativa de intimação do ministro.
As companhias alegam que Moraes violou a soberania norte-americana ao ordenar a suspensão do perfil do blogueiro Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos. O pedido de liminar para descumprir decisões do ministro, no entanto, foi rejeitado pela Justiça americana, por não existir nenhuma ordem de Moraes referente às ações das big techs nos Estados Unidos.
O Itamaraty se pronunciou nesta quarta-feira, 26. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o governo brasileiro recebeu a manifestação americana “com surpresa” e que “rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais”.
COBRANÇA DE REAÇÃO – Integrantes do STF vinham cobrando nos bastidores uma reação oficial do governo em defesa do tribunal. Os ministros esperavam uma resposta mais ágil, mas ficaram satisfeitos com a tomada de posição. Internamente, os magistrados reconhecem que o assunto é delicado e que a “demora” é compreensível.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, saiu em defesa de Moraes na sessão desta quinta. Barroso afirmou que o tribunal “continuará a cumprir o seu papel da guardião da Constituição e da democracia”.
“Nós bem sabemos o que tivemos que passar para evitar o colapso das instituições e um golpe de estado aqui no Brasil. A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram o golpe fracassado não haverá de prevalecer”, declarou. “Nós não tememos a verdade e muito menos a mentira.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Barroso atribui tudo à tentativa de golpe, mas uma coisa nada tem a ver com a outra. O problema de Moraes é censurar as redes sociais sem que exista queixa ou decisão judicial, ou seja, sem o devido processo legal e sem direito de resposta e de recurso. A questão é essa, nada a ver com golpes de estado. E Moraes agora parte para denunciar o imperialismo americano, como se o Brasil estivesse sendo invadido igual ao Iraque, ao Afeganistão e a Líbia. Ora, a questão se refere a censura, é isso que tem de ser explicado. Aliás, desde o poeta e pensador inglês Samuel Johnson (1709-1794), sabemos que “o patriotismo é um último refúgio do canalha”. Não podemos transformar essa questão numa patriotada. (C.N.)
Rumble é concorrente do Youtube. E o stf se tornou protetor do segundo. Está explicado.
E o Maranhão não é um “exemplo de coragem e luta por independência e autodeterminação do povo brasileiro e defesa da cidadania” nem em algum samba-enredo. Disputará com Alagoas em Wembley o título de Estado Brasileiro de Pior IDH.
Atenção, revisão: Barroso ou Moraes ?
Gratíssimo pela correção.
Abs. e vê se para de criar caso. Por aqui, precisamos de congraçamento.
CN
“No Brasil é o primeiro”, ensinou o sábio Millôr.
Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 … bem, continuamos sendo, pois tivemos que pagar uma “indenização” pela independência à Inglaterra.
E continuaremos sendo, pois nunca pensam em industrializar plenamente o país. Mas não vai ser por outra Sete Brasil que devemos começar.
E o imperialismo da facção do stf
Rapaz, não percebe quem não quer. Um ladrão vai ao Complexo do Alemão em campanha e – com os votos de Ciro Gomes (ponha tento nisso) – é alçado (royalties para Schossland) à Presidência. Seu ministro da justiça(?) visita o Complexo da Maré e se torna ministro do stf. Narcotraficantes sempre são soltos, nunca cumprem pena.
E agora o Emprega 347 fornecerá cotas para presidiários em estatais preparadas para este fim. O Brasil está em seu estertor.
A contaminação foi agressiva, a infeliz e absurda N.R. o atesta. Como é triste a derrocada moral, muito pior do que a financeira.
Aliás, desde o poeta e pensador inglês Samuel Johnson (1709-1794), sabemos que “o patriotismo é um último refúgio do canalha”.
“No Brasil é o primeiro”, ensinou o sábio Millôr.
Esse tipo de narrativa só faz a cabeça dos convertidos, dos devotos.
Trump não vai arregar, pode até apertar mais um pouco, ele já disse, “o Brasil precisa do Estados Unidos, e nós não precisamos dele.”
Alexandre que ensinar democracia à maior democracia do planeta.
“Imperialismo estadunidense” … o STF virou o braço policialesco do partido dos traficantes (PT). O próximo bordão do torturador chefe dos porões da corte, o sinistro iMoraes, será “yankees go home”.
Com todos estes feitos, sugiro ao Boca de Veludo convocar uma manifestação em Copacabana para defender a corte dos ataques fascistas. Aliás, na Av. Paulista seria melhor, como é a terra do psicopata iMoraes, pelo menos a turma do PCC teria presença garantida.
Não se deixe enganar com a farsa de defesa da liberdade de expressão. A questão é de exploração de mercado a qualquer custo e lucros estratosféricos.
Alex se defrontaria agora com o revés dos grandes interesses privados (plataformas) de Musk e Trump, diante dos quais não se acovardou, enfrentou e venceu.
XÔ YANKEEUS$, cuidem das vossas mazelas por aí que nós, brasileiros, cuidamos das nossas por aqui. Se me pedissem um conselho aos norte-americanos, porra-loucas em estado de surto psicótico, gerados pela plutocracia putrefata dos me$mo$, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiada de democracia apenas para ludibriar a crédula e tola freguesia, que já se encontra em estágio de decadência terminal visível a olhos nu, agora mais evidente com a tentativa de venda até de vistos e cidadania americana a possíveis plutocratas e cleptocratas do mundo todo, à moda vale tudo por dinheiro, oferecendo-lhes proteção à moda milicianos internacionais armados, eu diria que cuidem aí dos vossos chiqueiros cheios de espíritos de porcos que nós, brasileiros, cuidamos dos nossos por aqui, porque, por aqui, graças a Deus, encontramos na Democracia de Verdade, Direta, com Meritocracia, o remédio ideal para detê-los e até varrê-los da seara política, enquanto carro-chefe do conjunto da sociedade, que não tem como sobreviver a mercê de comandos bandidos, psicopatas, mercenários e venais, fantasiados de políticos que no Brasil, o STF brasileiro, desde o famigerado “mensalão”, ousou enfrentá-los batendo de frente contra os malfeitos dos me$mo$, fato que deveria servir de exemplo para o mundo no qual a banda honesta da humanidade ainda sonha com a possível cura, libertação, civilização e evolução… http://www.tribunadainternet.com.br/2025/02/26/itamaraty-acusa-eua-de-distorcer-e-politizar-as-decisoes-de-moraes/?fbclid=IwY2xjawItgjJleHRuA2FlbQIxMQABHTmrI6eGM577c-fTuGp4CSg86ao0LeiZfwfPnSic8Ed-hAe6TsRV6YSbbw_aem_IYSrYWoZp8x4IofwrR6J3g#comments