Após os conselhos de Haddad, enfim Lula desiste de vender blindados à Argentina

VBTP-MR Guarani – Wikipédia, a enciclopédia livre

Argentina não tem recursos para comprar os 156 blindados

Eliane Cantanhêde
Estadão

O ministro Fernando Haddad venceu mais uma batalha, desta vez contra a Defesa, o Exército e o Itamaraty, ao convencer o presidente Lula de que financiar a venda de blindados Guarani para a Argentina seria uma fria. A própria Defesa e o Exército já admitem que seria difícil fazer a operação e mais ainda explicar ao distinto público, que arcaria com o calote.

Lula via o acordo como bom para a indústria nacional de defesa e a aproximação com a Argentina, fundamental na política externa e na busca por protagonismo internacional. Haddad, porém, alertou para os riscos e esgotou os caminhos possíveis, BNDES, Banco dos Brics e, por último, Banco da Patagônia – no qual o Banco do Brasil tem maioria. Nada funcionou.

“Nem eles têm dinheiro para pagar, nem eles têm garantias. Então…”, consola-se um (ex)defensor da venda de 156 blindados produzidos pela empresa privada Iveco, por cerca de R$ 10 milhões cada e com garantia brasileira. O presidente argentino, Alberto Fernandez, atribuía a gravíssima crise do país a quatro anos de seca, garantindo que o clima agora ajudaria. Mas o El Niño só vai piorar!

RECONCILIAÇÃO – Apesar do recuo nos blindados, Lula mantém firme a reconciliação com as Forças Armadas e José Múcio (Defesa) continua com a função de atrair “o outro lado”. Ao ser chamado para ser articulador político no segundo mandato de Lula, ele, que vinha da direita, reagiu:

“Mas, presidente, eu sou do outro lado”. E Lula: “O meu lado eu já tenho, preciso de você para trazer o outro”.

No terceiro mandato, Lula enfrentou uma campanha dura, resistência no meio militar e o atentado contra o Planalto, o Supremo e o Congresso. Precisava de alguém que viesse da direita, confiável, bom de papo e com pontes nas Forças Armadas. Ah! E que aguentasse o tranco do PT e da esquerda. Bingo! Deu Múcio.

ITA NO CEARÁ – Parece modesto, mas está sendo definida a extensão do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), de São Paulo para o Ceará, que está no topo da educação no País. Dos 124 a 168 aprovados no ITA, por ano, de 2019 a 2023, em torno de 40% se prepararam em Fortaleza e quase 20% são cearenses. Há bom ensino, espaço disponível da FAB e um fator estratégico: prestigiar o Nordeste.

Em vez de gastar fortunas com os filhos em São Paulo, as famílias poderão mantê-los na região enquanto estudam e depois de formados. E atrair cursos do ITA, como engenharia da computação e da aviação, terá impacto na qualificação de pessoal e na economia. O pernambucano Múcio, o cearense Camilo Santana (Educação), a Aeronáutica, o Ceará e o Nordeste agradecem. Educação sempre será melhor que blindados.

8 thoughts on “Após os conselhos de Haddad, enfim Lula desiste de vender blindados à Argentina

  1. Que passarão de pano. Essa Sra. é da assessoria de comunicação do “esse ê o cara”.

    Até pra criticar ficam nessa bajulação ridícula.

    • Quem está mentindo para quem e porquê, se TODOS os alçados tem uma mesma CRIMINOSA e tenebrosa “idéia”?
      Ora pois, eis a enganosa retórica, transformando-se, em:
      “México — Tropas mongóis (chinesas).
      Acho muito interessante que a porção mexicana, que estará sob controle chinês, inclua a cidade de San Diego, na Califórnia! O governo Clinton tentou dar aos comunistas chineses o controle sobre uma base “abandonada” da Marinha americana, em Long Beach, mas não conseguiu por causa da intensa oposição dos conservadores. Agora você sabe com mais certeza que Clinton e o Congresso estavam seguindo esse plano de 1952, e estavam agindo inteiramente sob o controle dos Illuminati para acabar com a soberania dos EUA e unificar o mundo sob a bandeira do vindouro Anticristo.

      De acordo com o Plano deles, tropas estrangeiras terão controle absoluto em toda América do Norte. Nenhuma quantidade considerável de soldados americanos poderá permanecer no país. Então, o que precisa acontecer com os atuais 1.146.959 soldados nas forças armadas? Eles terão de ser dispensados ou enviados para o exterior.”
      Continua, em: https://www.espada.eti.br/n2327.asp

  2. Ora pois, deixem esses “instrumentos” para serem aqui ocupados por tropas estrangeiras em breve futuro à exercer sua ditatorial vigilãncia rural e urbana!
    Aguardemos……

  3. Senhor Presidente Lula. Mande investirem em máquinas agrícolas de última geração, pois, todas usadas pelo nosso agro, são de tecnologia inferior a muitas fabricadas no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *