oder360
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou neste domingo (31.dez.2023) que “certamente” seu país e Taiwan serão reunificados. “Todos os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan devem estar vinculados a um senso comum de propósito e compartilhar a glória do rejuvenescimento da nação chinesa”, declarou Xi em seu discurso de Ano Novo.
Taiwan realizará eleições legislativa e presidencial em 13 de janeiro. A atual líder, Tsai Ing-wen não concorrerá ao pleito, uma vez que já atingiu o limite de dois mandatos consecutivos. Seu partido e candidato defendem a autonomia da ilha em relação à China. Já os partidos de oposição são favoráveis a estreitar os laços com Pequim.
SUBINDO O TOM – O discurso deste ano teve um tom mais arrojado do que o anterior. No ano passado, Xi disse somente que as pessoas de ambos os lados do estreito são “integrantes de uma mesma família” e que esperava que as pessoas de ambos os lados trabalhassem juntas para “promover conjuntamente a prosperidade duradoura da nação chinesa”.
O presidente chinês também ressaltou os resultados nacionais em 2023, destacando as medidas de contenção da covid e o desenvolvimento industrial. Xi mencionou, ainda, as viagens internacionais que realizou no último ano.
“Visitei vários países, participei de conferências internacionais e encontrei muitos amigos, antigos e novos. Partilhei com eles a visão da China e melhorei o entendimento comum. Não importa como o cenário global possa evoluir, a paz e o desenvolvimento continuam a ser a tendência subjacente, e só a cooperação para benefício mútuo pode produzir resultados”, declarou Xi Jinping.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Jinping fez uma provocação direta, num momento difícil para os Estados Unidos, em que o presidente Joe Binden precisa de verbas adicionais do Congresso para ajudar a Ucrânia, Israel e Taiwan, três grandes compradores de material bélico. Taiwan produz hoje 25% dos semicondutores do mundo e Biden quer atrair essas indústrias para se instalarem nos EUA, uma situação que preocupa a China neste mundo eternamente em guerra, que pode ser servida quente ou fria. (C.N)
Guerra: pelos indecentes pagam os inocentes.
A cada século a matança de civis inocentes e a crueldade se aprimoram.
Data de publicação: 13/10/2004. “A China Já Está Decidida e Preparada Para Invadir e Anexar Taiwan
Em 1952, a China recebeu a promessa que obteria de volta o controle sobre Taiwan. Os preparativos militares chineses para a invasão estão agora quase prontos e só aguardando o agravamento de conflitos simultâneos no Oriente Médio e na Península coreana, para que Taiwan não possa ser socorrida tempestivamente por uma força-tarefa norte-americana.” https://www.espada.eti.br/n1944.asp
Todos comunistas e ditadores, aproveitando as guerras da invasão da Ucrânia e o ataque à Israel, estaão se juntando para resolver suas diferenças e questões de assalto a outras nações menores.
Por que será que isto tende a se proliferar?
Simples! Com os americanos (Estados Unidos) envolvido em eleições internas; ajuda à Ucrânia e Israel; questões de fronteira e invasões de fugitivos de sistemas ditatoriais,
E os demais países, o que estão fazendo?
E por que já não criam uma grande federação de países em que possam, pela força econômica e bélica, colocar alguma responsabilidade em países dominando por lideranças maléficas?
A maioria odeia americanos e seu país, mas quando o calo aperta, joga neles a responsabilidade de resolver!
Com uma federação forte, poder-se-ia resolver, rápida e eficazmente, muitos dos atuais problemas que preocupam parte da humanidade.
Fallavena
ONU é um teatro à serventia dos anseios dos EUA.
Os EUA sempre agiram segundo seus próprios interesses, não tem essa de serem os mocinhos do mundo contra os vilões maléficos russos e chineses como Hollywood vomita na nossa cabeça.
Pesquisa qual país governado por lideranças maléficas está nesse momento ocupando 30% da Síria e roubando seu petróleo.
Uma ONU cada dia mais inócua e com a forma de 1945.
G20
BRICS
Ordens continentais
Blocos regionais
Sistemas de Direitos Humanos
Há pequenos avanços no comércio, mas uma anomia, deformidade, ausência política.
Vai anexar e a onu, vai ficar calada.
“A China Já Está Decidida e Preparada Para Invadir e Anexar Taiwan.”
“Em 1952, a China recebeu a promessa que obteria de volta o controle sobre Taiwan. Os preparativos militares chineses para a invasão estão agora quase prontos e só aguardando o agravamento de conflitos simultâneos no Oriente Médio e na Península coreana, para que Taiwan não possa ser socorrida tempestivamente por uma força-tarefa norte-americana.”
Publicado lá, em: 13.10.2004.
A Taiwan produz cerca de 60 a 65% dos semicondutores do mundo. A TSMC está instalando fábricas nos EUA e Japão.