Celso Rocha de Barros
Folha
Segundo a Polícia Federal, Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, vendia clandestinamente joias doadas ao Brasil e entregava o dinheiro para o ex-presidente. Nessa movimentação de muamba, Cid teria sido ajudado por seu pai, um general do Exército brasileiro.
Em uma mensagem obtida pela PF, Cid diz que seu pai estava com US$ 25 mil, originários da venda das joias, prontos para serem entregues a Bolsonaro. Cid acrescenta que seria melhor fazer a entrega em mãos, sem passar pelo sistema bancário.
FAZIA PROVOCAÇÕES – Bolsonaro gostava de provocar pedindo: “Vai, me chama de corrupto!”. A Polícia Federal chamou. Se isso tudo for verdade, Jair Bolsonaro é ladrão. Ele vê um negócio que não é dele, pega pra ele, sai correndo.
Ainda segundo a Polícia Federal, Jair colocou toda a estrutura da Presidência para trabalhar para seu esquema. Por exemplo, o pai de Cid, general Mauro Lourena Cid, estava nos Estados Unidos na qualidade de chefe do escritório da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Miami. Um dos kits de joias roubados teria sido levado por Mauro Cid aos Estados Unidos no avião presidencial, quando Bolsonaro foi à Cúpula das Américas em junho de 2022.
Ou seja: segundo a PF, o presidente da República do Brasil aproveitou que estava indo se encontrar com Joe Biden para contrabandear joias roubadas que seriam entregues a um general brasileiro, para que ele as vendesse em Miami.
REPÚBLICA DE BANANAS – Sinceramente, a menos que o Brasil colonize Marte, não sei se tem como a gente perder a reputação de “república de bananas” depois dessa.
A responsabilidade jurídica me obriga a reconhecer que sempre é possível que Jair não seja ladrão. Talvez os bolsonaristas tenham descoberto uma conspiração comunista e combinado que, sempre que quisessem se referir ao complô sem despertar suspeitas, diriam “Roubamos joia vamo vendê tudo kkk”.
Talvez o general Lourena Cid tenha entendido errado o que queria dizer “promoção de exportações”: Paulo Guedes pode tê-lo tornado um adepto tão fanático do livre-comércio que o general concluiu que o muambeiro é só a vanguarda do neoliberalismo.
SEM SIGILO – E Bolsonaro, que nega tudo, já declarou que disponibilizará seus dados bancários para provar sua inocência nesse caso em que seus supostos cúmplices disseram que o dinheiro seria entregue em mãos.
Na verdade, ser ladrão nem seria o pior defeito de Jair Bolsonaro. Seu golpismo e sua tendência a promover assassinatos em massa durante a pandemia foram incomparavelmente mais nocivos ao Brasil. No fundo, o fato de Jair ter envolvido oficiais das Forças Armadas brasileiras – incluindo um general – em roubo de joias é até pior do que a mutreta em si.
Mesmo assim, a revelação de que Jair é ladrão ajudaria a quebrar o transe em que esteve parte do público brasileiro nos últimos anos.
NÃO ERA CORRUPTO – Quando você mostrava aos bolsonaristas os cálculos de especialistas deixando claro que pelo menos 100 mil pessoas morreram durante a pandemia porque Bolsonaro se recusou a comprar vacinas, ouvia que “pelo menos ele não é corrupto”.
Muita gente tolerou seu golpismo porque achava que os movimentos das instituições para se defenderem de Jair eram jogadas “do sistema” contra um presidente que não roubava.
Talvez agora esse transe acabe.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Não acredito que esse transe acabe. A meu ver, poucos bolsonaristas desistirão dele, porque partem do princípio que Lula e os petistas (Dirceu, Palocci, Vaccari, Delubio, Mantega etc.) são muito piores. Acredito que seja o antipetismo que ainda realimente o bolsonarismo. (C.N.)
Convenhamos e lembremos:
Se Bolsonaro não tivesse no mínimo 1 “panamá”(extensão do cóccix), acaso seria permitida sua participação como candidato, para acúmulo de rabos e assim permanecer dócilmente ENLAÇADO e dele feito gato e sapato, envolvendo-o nesse provocado desmoralizadores e usurpadores “eventos”, inclusive e notadamente o de “Falsa Bandeira”, incriminador de incautos e inocentes, levados prá bobos!
1) Vi ainda há pouco na web…
2) O Brasil é um dos 5 maiores produtores de banana do mundo, logo…
3) Continuaremos a ser conhecidos como um país de bananas
4) E os eleitores também…
Lembrando, numa homenagem a mãe que pariu e que onde estiver, tristemente assiste esses filhos no mínimo “trapalhões”:
“”O FILHO PREDILETO.”
“Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido, aquele que ela mais amava.
E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu:
“Nada é mais volúvel que um coração de mãe.
E, como mãe, lhe respondo: o filho predileto,
aquele a quem me dedico de corpo e alma…
É o meu filho doente, até que sare.
O que partiu, até que volte.
O que está cansado, até que descanse.
O que está com fome, até que se alimente.
O que está com sede, até que beba.
que está estudando, até que aprenda.
O que está nu, até que se vista.
O que não trabalha, até que se empregue.
O que namora, até que se case.
O que casa, até que conviva.
O que é pai, até que os crie.
O que prometeu, até que se cumpra.
O que deve, até que pague.
O que chora, até que cale.
E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou:
O que já me deixou…
…até que o reencontre…”
Texto: Erma Bombeck
Esse militante petralha disfarçado de jornalista sequer cobra para fazer o serviço sujo. Se esse vigarista soubesse o que é um corrupto e ladrão, não seria cabo eleitoral do quadrilheiro petista. Sobre os mais de 300 itens que o TCU mandou o narcotraficante Lula da Silva devolver e até hoje necas, nenhuma palavra.
Tem uma frase do texto que diz: “ele vê um negócio que não é dele, pega para ele, sai correndo”
Pensando bem, isso e coisa de batedor de carteira.
Não importa quem escreveu o texto, importa o que escreveu, se é verdade ou mentira.
E a PF chamou o ex-presidente Bolsonaro de corrupto? O que dinheiro fácil na mão de um mercenário não faz.