Após apuração das invasões, GSI exonera coronel do Exército que era Coordenador

Destruição no Planalto: governo Lula trocou menos de 10% dos integrantes do GSI em cargos de confiança e fará mudanças após invasõa

Planalto já exonerou diversos responsáveis pela segurança

Alice Cravo
O Globo

O Gabinete de Segurança Institucional retirou o coronel Carlos Onofre Serejo Luz Sobrinho do cargo de coordenador-geral que exercia no órgão. A exoneração foi publicada na sessão desta terça-feira do Diário Oficial da União (DOU). Com as investigações sobre o 8 de janeiro, o governo Lula trocou vários integrantes do GSI que tinham cargos de confiança.

Carlos Luz Sobrinho é alvo de requerimento de quebras de sigilos na CPI do 8 de Janeiro no Congresso, que investiga o envolvimento de militares nos atos golpistas do início do ano, quando os prédios dos três Poderes foram invadidos e depredados.

SINDICÂNCIA INTERNA – Segundo o requerimento, assinado pela relatora da CPI, a senadora Eliziana Gama (PSD-MA), uma sindicância interna já apontou a participação do coronel.

“Na sindicância instaurada no âmbito do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para apurar as ocorrências relacionadas ao 8 de janeiro de 2023, e compartilhada com esta CPMI, o agente público acima foi identificado como envolvido, depondo sobre os fatos”, diz o requerimento assinado pela relatora da CPI.

O coronel exercia cargo de coordenador-geral de Operações de Segurança Presidencial no GSI. A CPI requereu acesso a mensagens enviadas por ele e também as ligações feitas pelo militar entre 2 de outubro do ano passado até o dia 31 de janeiro deste ano.

Além disso, os parlamentares querem acesso a cópia integral de todo conteúdo armazenado no Google Drive, assim como no Google Fotos, relação dos locais salvos no Google Maps e até o histórico de pesquisas do coronel no Google.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Essa política do Planalto está acertada. É preciso afastar do GSI e da Guarda Presidencial todos os militares simpáticos a Bolsonaro e que foram coniventes com as invasões e o vandalismo de 8 de janeiro. Como dizia Gonzaguinha, não dá mais para segurar. (C.N.)

14 thoughts on “Após apuração das invasões, GSI exonera coronel do Exército que era Coordenador

  1. Sr. Newton

    Até as formiguinhas que andam alegremente pela Mata Atlântica sabem que o Sinistro da Injustiça Xandrão das Galáxias tem ligações amorosas com o Partideco da Rainha da Corrupção, inclusive foi um filiado …….

    Quero ver quando o Xandão começar a dar umas pauladas na cabeça do LulaBabá e os 40 Petrolões…..

    Site oficial do PT mantém crítica a Moraes: “Despreza instituições”

    Site oficial do PT mantém no ar pesadas críticas a Alexandre de Moraes. Um dos textos diz que o ministro é “parcial e despreza instituições”

    https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/site-pt-moraes-despreza-instituicoes

  2. Oito meses depois, o governo eleito ainda está demitindo bolsonaristas golpistas. Durante 4 anos o ex-presidente aparelhou todos os órgãos possíveis, principalmente os de segurança para dar o golpe.

    Dia 30 de dezembro, Bolsonaro fugiu para os EUA, para não passar a faixa presidencial para não avalizar a eleição de Lula, porque tinha ainda em mente a tentativa de golpe do dia 8.

  3. “É preciso afastar do GSI e da Guarda Presidencial todos os militares simpáticos a Bolsonaro”

    Está PROVADO que o narcotraficante Flávio Dino manteve no MJSP 5 (CINCO) PELOTÕES da FNS, enquanto assistia o quebra-quebra dos vândalos do seu camarote. Pergunto ao Redator, ele também deve ser afastado? Ou investigado? E o comandante da FNS, que não movimentou os seus pelotões, seria outro bolsonarista a ser afastado?

  4. os militares simpáticos a Bolsonaro e que foram coniventes com as invasões e o vandalismo de 8 de janeiro

    E os que não são simpáticos e foram coniventes ?

  5. A esquerda traumatizada não perdoa os militares daqui, mas perdoam os de Stalin, Mao, Fidel, Enver e Pol Pot.
    A isso é que chamo de farisaísmo elevado a enésima potencia.
    O saldo dos militares dos citados deixaram se mediu em milhões de cadáveres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *