Petistas e Integrantes do governo veem como ‘imprudente’ a fala de Dino sobre o Supremo

Flávio Dino, ministro da Justiça

Flávio Dino fala demais e tenta ocupar todos os espaços

Jeniffer Gularte
O Globo

Integrantes do governo viram como “imprudente” a fala do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Globo, que disse que “jamais” voltaria à política caso fosse indicado para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). A disputa pela indicação à Corte tem se afunilado entre Dino e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

A avaliação entre governistas é de que a afirmação de Dino ocorre em momento inadequado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no hospital se recuperando de uma cirurgia no quadril feita na sexta-feira. Aliados de Lula que defendem Messias para a vaga afirmam que a disputa ainda está em aberto e enxergam certa pressão nas falas de Dino com intuito de efetivar sua indicação.

COMO TRAMPOLIM – Dino disse ao Globo que Lula nunca tocou no assunto com ele, e “sequer insinuou” algo sobre sua possível indicação ao STF. Ao afirmar que, uma vez na Corte, não irá retornar à política, Dino tenta esvaziar a principal crítica dos opositores à sua indicação: a de que pode usar a Corte como trampolim para disputar a Presidência da República.

— Se um dia, talvez, eu fosse para o Supremo e pensasse em retornar à política, haveria uma premissa de que eu usaria a toga para ganhar popularidade. Isso eu não farei, ou faria. Jamais. Seria uma decisão definitiva. Ou será, sei lá — afirmou.

Auxiliares do presidente, no entanto, avaliam que a fala de Dino não irá influenciar na decisão de Lula e que a escolha será tomada com base nas informações e histórico de relação que o chefe do Executivo já tem com o futuro ministro da Corte.

Em meio à pressão para indicar uma mulher à Corte, Lula procura um nome de sua confiança e relação próxima para substituir Rosa Weber.

PROMESSA VADIA – Petistas receberam essa afirmação como uma “promessa vazia” de Dino como movimento que demonstra como a disputa ainda não está definida, com o argumento de que, se já estivesse escolhido, não precisaria se comprometer em não retornar a política.

Messias é o nome do PT para o STF que, mesmo com o favoritismo de Dino, mantém pressão para levá-lo à Corte. Além de ter confiança do partido, Messias tem relação de longa data com a legenda.

Foi secretário-adjunto da Secretaria Assuntos Jurídicos da ex-presidente Dilma Rousseff e foi chefe de gabinete do senador Jaques Wagner (PT-BA) por quatro anos.

DINO OPINA – O ministro Flávio Dino, por sua vez, é hoje um dos principais conselheiros jurídicos de Lula. Tem sido ouvido pelo presidente, por exemplo, para indicação ao novo procurador-geral da República.

— Eu ajudo, na PGR, por exemplo ele já falou comigo diversas vezes, cinco, dez vezes, e eu dou as opiniões. Sobre Supremo, esperando o tempo do presidente da república. O tempo é dele — disse Dino ao globo.

Por ser o único nome que integra o núcleo mais próximo a Lula fora do PT, tem sido alvo de fritura por petistas, que já defendem a divisão do Ministério da Justiça caso sua indicação seja concretizada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGDino foi um governador medíocre no Maranhão, deixou um  Estado sem seca na rabeira do Índice de Desenvolvimento Urbano. Como ministro da justiça, fala demais, se mete em tudo e faz inimigos com uma velocidade impressionante. Tem chances de ir para o Supremo, porque é uma forma de Lula e os petistas se livrarem dele. (C.N.)

6 thoughts on “Petistas e Integrantes do governo veem como ‘imprudente’ a fala de Dino sobre o Supremo

  1. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Dino foi um governador medíocre no Maranhão, deixou um Estado sem seca na rabeira do Índice de Desenvolvimento Urbano.

    Na mosca.

  2. Depois que Flávio Dino humilhou os parlamentares bolsonarsitas nos debates, eles passaram a ter pavor de ministro da justiça.

    Porquê tem de ser indicada para o STF uma mulher?
    Indicação para o STF, não pode levar em consideração o gênero do candidato. tem de ser indica o melhor independentemente de sexo ou cor do indicado.
    Na minha opinião, Flávio Dino, é o melhor candidato, foi juiz, político e, é o Ministro da Justiça. Esse conjunto de experiências lhe dão expertise e uma visão ampla de direito, sociedade e nação para desempenhar bem o cargo de ministro do STF.

  3. Dino foi reeleito no Maranhão. Sua aprovação como governador é perto de 60%. A taxa de aprovação escolar no Maranhão supera os 90%.

    Números inquestionáveis.

    • Realmente os úmeros inquestionáveis.

      Dados de 2022 :

      Se pegar o PIB, Maranhão está na 10 posição. Está na vice lanterna como estado com maior taxa de analfabetismo com 12,1, atrás somente do Piauí com 14,8. Maranhão possui o maior percentual de pobreza do Brasil em relação a sua população com 58,9% a frente do Amazonas com 56,7% e depois Alagoas com 56,2%.

      Nem vamos entrar em assuntos como Codevasf e a empreiteira que teve um crescimento e lucro absurdo na gestão do Dino e está sendo investigada pela PF pois teve 250 milhões de pagamento de propina e levaram quase 1 bilhão . Ou na deleção da Odebrecht onde o nome Flavio Dino apareceu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *