Carlos Newton
Existem perguntas que não querem calar e o governo não se interessa em responder, muito pelo contrário. Por exemplo: qual a diferença entre o Brasil e outros países menos importantes, como Peru, Chile, Colômbia, Costa Rica, Eslovênia, México, Polônia e Turquia? Por que essas nações fazem parte da importantíssima OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o Brasil continua barrado no baile.
Bem, a diferença é que esses países demonstram que estão realmente tentando reduzir a corrupção, enquanto o Brasil continua a acreditar que a promiscuidade entre governantes e empresários engorda e faz crescer. Justamente por isso, o Brasil é o único país onde a leniência à corrupção é monitorada de forma permanente pela OCDE, através de uma comissão especial, que acaba de lançar mais um de seus temidos relatórios.
PIADA DO ANO – Aliás, foi por essas circunstâncias que consideramos Piada do Ano a declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início do governo, quando foi logo anunciando que estava tudo certo para o Brasil ingressar na OCDE,
Haddad vem sempre usando o nome da organização internacional para justificar seus atos de ministro. Chegou a atribuir à OCDE a recomendação para criar o voto de minerva (ou voto de qualidade) no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o CARF)
Era “menas verdade”, como antigamente dizia Lula da Silva. A carta que recebeu em março da diretora da OCDE para políticas tributárias, Grace Perez-Navarro, era uma resposta a uma indagação do próprio Haddad sobre o CARF, e não uma recomendação do órgão.
RELATÓRIO NEGATIVO – Nesse final de ano, o mais recente relatório da OCDE é altamente negativo, porque aponta diretamente o retrocesso no combate à corrupção, citando a prescrição das penas antes que os processos transitem em julgado, e criticando também a Lei do Abuso de Autoridade, feita sob medida para intimidar juízes e procuradores que se atreverem a enfrentar os corruptos.
O mais importante, porém, foi o elogio ao ex-juiz Sérgio Moro, hoje ameaçado de cassação por ter mantido relações informais com outros países, sem autorização oficial. O relatório da OCDE afirma que, pelo contrário, Moro agiu acertadamente, porque essa colaboração informal é uma maneira efetiva de avançar nas investigações sem que a burocracia as atrase.
Segundo a OCDE, Moro usoué uma “boa prática crucial e internacionalmente aceita para navegar com sucesso nos requisitos formais de cooperação legal mútua”.
###
P.S. – Moro foi um juiz que cumpriu seu dever, enfrentando alguns dos grupos econômicos e políticos mais importantes do país. Mas nada disso importa. A imprensa amestrada vai continuar exigindo a cassação dele, por ter enfrentado a corrupção endêmica. Esses jornalistas querem se vingar dele por ter colocado na cadeia o corrupto e corruptor Lula da Silva. E o mais incrível é a “justificativa” que apresentam. Alegam que a corrupção é um mal necessário para que haja desenvolvimento econômico. Sinceramente, minha ironia não chega a tanto. (C.N.)
Bom dia, parabéns pelo artigo, excelente.
Ou seja, só entra na OCDE quem destrói as próprias empresas.
Tomara que não vá pra frente mesmo, e que voltemos à OMC e ao tratamento especial ao qual temos direito.
Caro Rafael Santos,
esse grupo da OCDE foca em corrupção internacional. O Brasil já participa como parceiro de várias políticas e também de reuniões ministeriais da organização.
Não sei se é uma boa participar dessa organização e países, como a França, são contra muito mais por interesses econômicos (agro negócio). A China, Singapura, Índia, Indonésia, Rússia, África do Sul, por exemplo, não são membros da organização, porque perderiam muito da sua autonomia econômica se entrassem.
E me parece que o México, membro da OCDE desde 1994, tem um índice de corrupção maior que o Brasil e não teve vantagens significativas.
Humm. No relatório os elogios a tais cooperações são direcionados aos procuradores e à CGU.
Além disso, o relatório é focado sobre subornos em transações internacionais.
Foi dado um prazo para implementação das recomendações do grupo de medidas preventivas para esses tipos de suborno (que possui poucas ferramentas. O COAF, por exemplo, não consegue detectar esse tipo de crime). O prazo é de dois anos (Até outubro de 2025).
Na pg 54, item 184. foi citado algo sobre a força lava jato.
https://www.oecd.org/daf/anti-bribery/brazil-phase-4-report.pdf
Quem quiser chegar às suas próprias conclusões, é só ler o relatório das 95 a 107.
Nessas páginas do relatório há pontos positivos, recomendações e acompanhamento dos problemas (em subornos) nas transações internacionais. .
Sr. Newton
Na nossa Faixa de BrizoGaza não escapou nem o trem do povo, também foi alvo dos terrorpetistas……
Alô Jornazistas-fasci-comunopatas, acordem para a vida……
Trem é incendiado em dia de ataques no Rio de Janeiro após morte de miliciano
A zona oeste do Rio vive um dia de caos nesta segunda, com ao menos 35 ônibus incendiados, vias interditadas e aulas suspensas
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/trem-e-incendiado-em-dia-de-ataques-no-rio-de-janeiro-apos-morte-de-miliciano,8f096c20c1485ecc868535f894ed9d01obnh1ie3.html?utm_source=clipboard
A OCDE só constatou o óbvio, nada de novo no front. Desde quando? A partir das imemoriais priscas eras…
.”” Alegam que a corrupção é um mal necessário para que haja desenvolvimento econômico. Sinceramente, minha ironia não chega a tanto. (C.N.)””
Calma Sr. Newton,
Cautela e canja de galinha não fazem mal á ninguém , como se dizia antigamente..
Esses jornazistas-fasci-comunopatas-amestrados petralhas-tucanalhas estão com as mãos sujas de sangue, miséria e pobreza. do povo brasileiro, também se lambuzam da roubalheira da corrupção que assola o Páis de Norte ao Sul….
Mas, esses lixos jornazistas ainda não perceberam uma coisinha muito fácil de identificar.
Vão sofrer as consequências de sua ideologia sanguinária e maldita narcopetralha.
As ruas estão “falando” faz um tempão, e os jornazistas estão com os ouvidos moucos…
È só aguardar o “caldo ferver””..
Grande Abraço
Hoje Máxida 32o….
E Vamos em frente que atrás vêm o Luladrão de sempre……
PS.
Sr. Newton
Lembro de uma frase do Ecomunista Delfin Netto
Primeiro temos que fazer o bolo crescer para depois dividi-lo..””
Só que o bolo cresceu para os Ladrões Corruptos e seus amigos, Odebrejo, OAS, FRIBOI, C.C., Queiroz Galvão, UTC, Andrade Gutierrez. fora a Extrema Midia Nefasta e Corrupta pertecente ao Eixo do Mal……
É comovente ver como cúmplices/parceiros defendem o roubo deles de cada dia.
O cinismo e a cara de pau são tamanhos que até hoje não julgaram este cara:
https://www.metropoles.com/brasil/veja-quem-e-o-homem-que-destruiu-o-relogio-de-dom-joao-vi-no-planalto
Ops: Chegou-me aqui informação de fonte fidedigna: o tal casal sequer foi aceito pela ABIN, pois são free lancer e com objetivos inconfessáveis. Fica a retificação para o bem do nosso povo ordeiro…
Concordo com os comentários de sr. José Vidal e Rafael Santos, por serem mais pertinentes.
No México, a corrupção abunda e na China toda a corrupção é combatida na hora. O México faz pela OCDE e China não.
O que tudo indica, é que esses órgãos internacionais funcionam de acordo com os interesses das grandes potências ocidentais aliadas dos EUA.
Exatamente caro Nélio Jacob. No caso da China, essa se nega a perder o status de país em desenvolvimento.
E esse grupo da OCDE trata de subornos em transações internacionais. Não se mete em corrupção intramuros, mas essa parte parece que é esquecida pelos comentaristas..
Veja que tudo é movido por interésses (como dizia Brizola). Por exemplo, recentemente os EUA retiraram as sanções à Venezuela por causa de quê? Segundo a desculpa, foi pela possibilidade de eleições livres, mas o principal mote, sabemos, é o petróleo.
https://www.dw.com/pt-br/sinais-de-mudan%C3%A7a-na-pol%C3%ADtica-venezuelana/a-67148122
Certamente, porque terá que “entregar”(delatar) seus tidos e havidos protegidos regimentos de comparas nessa governamental trama “sindical internacional”!
Não querem repartir narcotráficas “comissòes”!