Renda do trabalho dos brasileiros tem a maior alta dos últimos anos

Lula retomou o aumento para o salário mínimo acima da inflação

Pedro do Coutto

A pesquisa do Ipea, objeto de reportagem de Fernando Canzian, Folha de S.Paulo, apontou um crescimento expressivo na renda do trabalho em 2023 na escala de 11,7%, o maior salto desde o Plano Real, quando a queda abrupta da inflação, a partir da metade de 1994 e em 1995, promoveu forte aumento do poder de compra no país.

Entretanto, os componentes considerados para esse patamar, que é francamente positivo, encontram-se nos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família e do Auxílio Brasil, que repassam recursos para os grupos de renda menor. O importante, no caso, não é apenas assinalar o progresso do rendimento, mas se os mesmos refletem o pagamento de salários que incluem também os programas de apoio social com a transferência de recursos estatais para os grupos mais desfavorecidos da população.  

NÍVEL DE EMPREGO – De qualquer forma, o aumento verificado na renda do trabalho deve incluir a melhoria do nível de emprego que realmente significa um avanço positivo. Inevitavelmente, a confirmação da ascensão do produto do trabalho tem que ser observado no nível de consumo da população, o que representa sem dúvida a retomada de um processo de desenvolvimento social.

É preciso analisar quais os setores de consumo foram os mais atingidos, a começar pelo setor da alimentação. De outro lado, o crescimento de 11,7% resulta de uma comparação com o exercício de 2020, quando a remuneração do trabalho estava oprimida com a política do ministro Paulo Guedes durante o governo de Jair Bolsonaro. Analistas destacam inclusive a necessidade de se examinar um reflexo causado por um processo de alavancagem com base principalmente no salário mínimo.

CRESCIMENTO  – De fato, o salário mínimo avançou acima da inflação, mas os demais salários, que são múltiplos do piso, não apresentam o mesmo crescimento. Curioso também é comparar a pesquisa do Ipea com a pesquisa do Ipec que apontou no sábado uma perda de popularidade do presidente Lula exatamente nessa área que no país é relativamente majoritária.

Se o salário aumentou acima da inflação, tal processo há de refletir no poder de compra. Enfim, o resultado não deixa de ser positivo para o governo e para os trabalhadores. Entretanto, é necessário analisar-se as consequências no processo de justiça social, conforme acentuei.

A análise política dos fatos deve estar voltada para um processo que exige uma sequência que, ao que tudo indica, terá que seguir em frente, pois qualquer impulso menos intenso na área salarial representará um desastre. O governo Lula deve estar comemorando o avanço que resulta também da área da Fazenda.

10 thoughts on “Renda do trabalho dos brasileiros tem a maior alta dos últimos anos

    • Puxa…
      Que artigo maravilhoso..que sapiência…do autor…que amor cívico em prol da coletividade em fazer artigos que são um maravilhoso exemplo de LEALDADE com a verdade…Puxa…estou em lágrimas…
      Estou em prantos de tanta emoção que só essa figuraça…pode proporcionar…Se comporte Carlinhos diria minha saudosa e estimada mãe..
      É seu PC…que vergonha…..Que lástima…

      YAH o ALTÍSSIMO
      SEJA LOUVADO

  1. A ‘aceçoria de emprença’ no Planalto deve estar vaga. O que tem de candidato tecendo loas aos ótimos resultados do governo ‘viajando lula da silva’ é impressionante.
    Em época de acerto de contas com o Leão, a notícia deve fazer parte do up grade das preliminares para comprovação das “rendas” dos ricos contribuintes com “rendimentos” ajustados na declaração (os termos são estes, embora ninguém reclame) superiores a aproximadamente R$ 2.500 00 mensais. O que parece ser muito dinheiro no entendimento do Fisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *