Pedro do Coutto
Em sua primeira entrevista coletiva à frente da Petrobras concedida, Magda Chambriard afirmou que tentará conciliar o lucro da empresa com os interesses dos acionistas. Em meio a rumores sobre possíveis mudanças na diretoria da Petrobras, Magda Chambriard afirmou nesta segunda-feira que a Petrobras precisa ser rentável e atender aos interesses de seus acionistas, sejam eles privados ou governamentais.
Ela destacou que trata-se de uma empresa de “economia mista”, o que significa que possui capital aberto na Bolsa e acionistas privados, mas é controlada pela União, assim como outras empresas estatais.
CONVERSA – “Isso (rentabilidade) se busca com conversa. Gerir essa empresa para dar lucro é muito fácil. E vamos fazer isso. Nosso esforço será pela tempestividade e agilidade. Vamos respeitar a lógica empresarial. Dando lucro, sendo tempestiva e atendendo aos interesses tanto dos acionistas públicos e privados, nós vamos fazer. A palavra-chave é conversa. E colocar a empresa à disposição dos acionistas dentro da lógica empresarial”, afirmou.
A entrevista foi bastante longa e Magda Chambriard anunciou ser favorável à exploração do petróleo na margem equatorial do Amazonas e o aumento das atividades de exploração para ampliar as reservas, o que pode criar contradições com os que defendem o meio ambiente acima de tudo. Ela destacou que, sem essas medidas, o declínio da produção a partir de 2030 pode ameaçar a autossuficiência do Brasil.
AUTORIZAÇÃO – “Precisamos ter autorização para explorar. Vamos ter que conversar com o Ministério do Meio Ambiente e mostrar o que a Petrobras está ofertando em cuidado com o meio ambiente, muito mais do que a lei demanda. O Ministério de Minas e Energia está louco para perfurar “, afirmou Magda, acrescentando que “o histórico da Petrobras é de respeito à sociedade. O Ministério do Meio Ambiente precisa ser mais esclarecido sobre a necessidade de a Petrobras e o país explorarem petróleo e gás até para liderar a transição energética”. Assim, espera-se que o projeto que ela desenvolverá seja cercado, é claro, de garantias não poluidoras na região.
Magda Chambriard deu ênfase à questão da produção do petróleo para que o Brasil não volte a ser importador, mas esqueceu o problema das refinarias que deve ser uma meta principal da Petrobras. O país tem superávit em matéria de produção de petróleo, mas ao mesmo tempo é importador de derivados. Portanto, o objetivo essencial deve ser construir refinarias e retomar as obras de algumas delas. Isso poderá tornar, de fato, o país independente na questão do petróleo.
E o restante dos propriotários, chupam os dedos, enquanto sustentam “especula-dores”!
Que lucro cabe aos brasileiros?
Qual a nossa vantagem, nessa continua maquinação mafiosa?
Cabe aos petroleiros (aqueles que são funcionários da Petrobrás – mesmo os do Conselho – e de seus satélites) e aos acionistas. O resto é torcedor.
Adendos, em:
https://www.facebook.com/share/p/ADXsYuBkvVXyp4QW/?mibextid=oFDknk
https://www.poder360.com.br/poderdata/despenca-numero-de-eleitores-que-acham-lula-melhor-que-bolsonaro/
PS. Vai cair para 17% o verdadeiro percentual das urnas sob hipnótico efeito!
Ela tem que acabar com essa política de ” Lesa-pátria ” da Petrobrás, de entregar 100% de seus lucros auferidos , como produto do trabalho dos Brasileiros , a ” falsos investidores ” , que com certeza são as mesmas pessoas envolvidas via privatização , na dilapidação criminosa do patrimônio da Petrobrás , e agora se escondem no escudo do anonimato de investidor , quando na verdade são ” usurpadores ” , com a omissão e conivência dos membros do congresso nacional , que permitiram parear o preço do petróleo 100% BR e derivados , ao dólar , como se importado fosse .