Fernanda Vivas
TV Globo – g1
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), acusado de ofender a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pedido foi apresentado nesta sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá analisar a acusação formal. O ministro Luiz Fux é o relator do inquérito, aberto em abril deste ano na Corte.
EVENTO NA ONU – O caso envolve uma declaração do parlamentar, durante evento realizado na Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2023, quando Nikolas chamou o presidente de “ladrão”.
Conforme o Código Penal, quando o crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao Ministério da Justiça encaminhar a denúncia. Ricardo Cappelli, que estava à frente da pasta na época, pediu ao STF a abertura de uma investigação contra o deputado federal.
O g1 entrou em contato com Nikolas Ferreira, que não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
A DENÚNCIA – A PGR relatou ao Supremo que Nikolas fez ofensas pessoais ao presidente no evento, em uma apresentação feita em inglês. Segundo o Ministério Público, Nikolas afirmou:
“[…] e isso se encaixa perfeitamente com Greta e Leonardo Di Caprio, por exemplo, que apoiaram o nosso presidente socialista, chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”
De acordo com o documento, há laudo da Polícia Federal confirmando que houve crime. “A despeito das repercussões do fato, as postagens permanecem disponíveis para visualização de terceiros, perpetuando-se, assim, a ofensa à honra da vítima”, afirmou o vice-procurador-geral da República Hindeburgo ChateauBriand Filho, que assina a denúncia.
SEM GRAVIDADE – O crime de injúria tem pena de detenção de um a seis meses e multa.
No caso específico, o Ministério Público também entendeu que é aplicável o aumento de pena de 1/3, previsto na lei no caso de o delito ser contra o presidente e pessoa com mais de 60 anos.
A PGR propõe uma audiência preliminar para que seja oferecida a transação penal. O mecanismo é uma espécie de acordo feito entre o MP e o acusado para antecipar a aplicação de pena (multa ou restrição de direitos).
CRIMES LEVES – A transação é prevista na lei para crimes com pena de até dois anos. Se a negociação é feita, o processo é posteriormente arquivado. Se a transação penal não for fechada, a Procuradoria pede que o parlamentar seja notificado para apresentar sua defesa em 15 dias.
Caso a transação penal (o acordo entre o MP e o deputado) não seja fechada, será aberto prazo para que Nikolas Ferreira apresente seus argumentos.
Em seguida, o Supremo vai decidir, em julgamento colegiado, se a denúncia vai ser aceita. Se for rejeitada, o caso é arquivado. Se for admitida, Ferreira se torna réu e passa a responder ao processo penal, que pode levar à condenação ou absolvição. Além da punição pelo crime, a PGR pede a condenação do parlamentar ao pagamento de indenização por danos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como dizia François Rabelais, a ignorância é a mãe de todos os males. Veja-se o caso desse rapaz, o Nikolas Ferreira, que gosta de se exibir e fazer performances na tribuna da Câmara, ficou famoso e dá pitaco em tudo. Se não fosse ignorante, saberia que Lula não é ladrão. Se tivesse dito que Lula é criminoso, condenado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro por dez magistrados, em três instâncias, o minideputado não estaria cometendo crime algum. De toda forma, pode citar Helio Fernandes e alegar ao Supremo que ninguém pode ser acusado de desonrar quem não tem honra. E tudo vira Piada do Ano. (C.N.)
Nikolas Ferreira é um bobalhão e ignorante. Acredita até ´que a terra é plana. Graças às baboseiras que fala em redes sociais foi eleito.
Estamos perdidos, mas há gente que o defenda, ainda que usando subterfúgios. Que tempos.
Poderia ter imitado o Deputado Portugues André Ventura, que da Tribuna da Camara de lá, assim se expressou, conforme:
https://youtu.be/xODT9DKxwz0?si=LbpsTcmUGFOsAQ_j
Onde já se viu uma desgraça dessa, chamar Loola de ladrão?
Trata-se da alma mais honesta que já mourejou do nosso lado da galáxia.
Loola não é ladrão! aguardo os aplausos dos Varões de Plutarco.
Significado de ladrão:
Indivíduo que rouba, realiza furtos, pega para si o que não lhe pertence.
Tubo de escoamento do líquido excedente de uma caixa de água, pia etc.
[Figurado] O que resulta de um roubo, da ação de roubar alguém.
É possível prender mais de 48% da população ?
O denunciado foi preso nos EUA ou é mais um caso para os anais (deles, dos julgadores) ?
Aprendi em administração que o importante é o foco.
Manter o foco e fundamental.
Então, onde está o foco?
No veiculo( Nikolas ) ???
Ou no objeto e essência da manifestação?
Interessa saber se ele é infantil, exibido, boquirotto ou grande tribuno ou se o que fala tem substância?
Quem é processado e condenado por três instâncias, como lider de uma quadrilha que roubou bilhões do povo brasileiro, é o quê??
Parece aquela moca de vida fácil que roda a bolsinha na esquina, oferecendo seu corpo em troca de pagamento, que ao ser insinuado que exerce a mais antigas das profissões, roda a baiana e bota o boca o mundo, exigindo a prisao de quem teve esta audácia??
Tempos estranhos estes…
Mais vale um Nikolas Inexperiente do que um Nicolás Maduro.
É só um jovenzinho com a cabecinha de vento escolhido para o parlamento por eleitores ávidos por pão e circo.