Era só enganação, Lula nunca esteve disposto a contestar vitória de Maduro

Celso Amorim será assessor especial de Lula e acompanhará presidente em agendas internacionais

Lula mandou Amorim para limpar a barra e apoiar Maduro

Merval Pereira
O Globo

Ao se antecipar com a nota de apoio à eleição de Maduro, o PT mostrava que daqui a pouco o governo faria o mesmo. Impossível imaginar que Lula fosse contra PT e Maduro ao mesmo tempo. Se fizesse isso, seria sinal de que mudou completamente, é outra pessoa.

Acredito que o governo estava e está com dificuldade de afirmar que a eleição foi legal, mas ia acabar fazendo isso, como aconteceu na entrevista de Lula nesta terça-feira, até porque ele nunca esteve disposto a negar a vitória do Maduro.

APOIO À FRAUDE – Eu ficaria gratamente surpreso se Lula tivesse uma atitude diferente de dizer que a eleição foi correta e limpa. Sempre duvidei que ele dissesse que Maduro ganhou com fraude.

Além disso, o PT jamais soltaria a nota sem consultar Lula. O partido não tem cacife para confrontar Lula e deixar governo dele em situação delicada.

O mundo todo está se pronunciando contra a eleição e será ridículo se o Brasil não se pronunciar – nem contra, nem a favor – e só achar que a vida continua!

ERRO ESTRATÉGICO – Desde o início achei um erro estratégico de Lula, do ponto de vista do governo, mandar Celso Amorim a Caracas. Porque, ao mandá-lo, ficou praticamente certo que terá que apoiar, a não ser que fosse romper com a Venezuela, algo que nunca esteve em cogitação.

Mas do jeito que as coisas vão, Celso Amorim foi lá para apoiar. Ninguém manda um assessor especial como ele a um país amigo para romper relações.

Por tudo isso, era quase nula a chance de Lula falar alguma coisa diferente do que o PT disse. Mas será que havia quem acreditasse?

14 thoughts on “Era só enganação, Lula nunca esteve disposto a contestar vitória de Maduro

  1. É dinheiro em mochilas, na cueca, em malas, em caixa de sapatos, em sacolas, no forro do teto da casa, dentro da lixeira do prédio, dentro de vaso sanitário, dentro do cou…

    Agora dentro da mala de um carro.

    É tanta grana roubada por segundo, que já temos um PIB paralelo.

    É inacreditável!

    Estamos perdidos!
    A nossa nação está em estado terminal.

    José Luis

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://twitter.com/Metropoles/status/1818502346537668633%3Fref_src%3Dtwsrc%255Egoogle%257Ctwcamp%255Eserp%257Ctwgr%255Etweet&ved=2ahUKEwjX28_-vNCHAxVtqZUCHfZULGcQglR6BAgbEAU&usg=AOvVaw3Rf_Mwc16p-s1b-iYb1wQf

  2. Lula falou reconheceu as eleições da Venezuela? Não li, nem ouvi nada disso. E acho que o Brasil está agindo corretamente.

    Deve-se esperar que as tais atas das urnas apareçam. Caso contrário, nada de reconhecer a eleição de Maduro.
    Aliás, várias instituições e países estão se posicionando como o Brasil. A oposição (Maria Corina) alega possuir atas que corroboram a vitória de Gonzáles Urrutia. Deveria mostrar tais documentos.

    Penso que o mínimo de transparência que o CNE (subordinado ao executivo, o que já é suspeito) deveria ter é a publicação dos boletins de urnas, embora não se possa considerar que o sistema como um todo seja transparente.

  3. Caro Armando,
    tô te procurando nestes artigos acima.
    Dá uma olhada…
    Um forte abraço,
    José Luis

    “Queria ver esses “olímpicos” gozarem o islã como gozaram o cristianismo
    Publicado em 30 de julho de 2024 por Tribuna da Internet”

    “Costa Neto alega à Justiça dos EUA que é perseguido político por Moraes
    Publicado em 29 de julho de 2024 por Tribuna da Internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *