Venezuela: oposição diz ter provas de que venceu eleição com 73% dos votos

“Nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, diz  Corina

Pedro do Coutto

É evidente que o presidente Nicolás Maduro foi derrotado nas eleições de domingo e mais uma vez recorreu à fraude para se manter no poder. María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, afirmou que o grupo pode provar ter vencido as eleições. “Se eles [governo Maduro] entregarem as atas de votação verdadeiras, as que eles publicaram, imprimiram e que são as que nós temos, eles vão ter que ratificar, vão ter que corrigir a verdade que eles viram ontem nas ruas”, disse.

Com base nas atas de votação que a oposição tem, a líder informou que González teve 6,270 milhões de votos, contra 2,759 milhões de Maduro. “Ainda que o CNE decidisse que 100% dos votos das [atas] que faltam são para Maduro, elas não seriam suficientes para mudar o resultado. Com o que nós já temos, a diferença foi tão grande, foi uma diferença avassaladora”, ressaltou.

INVESTIGAÇÃO – María Corina foi impedida de concorrer ao pleito. Ela é investigada pelo Ministério Público da Venezuela (ligado a Maduro) por tentar fraudar o sistema eleitoral e adulterar as atas da eleição, que são como boletins de urna. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país disse que Nicolás Maduro venceu a eleição com 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas.

A oposição acusa o governo de fraude e não reconhece a decisão do CNE de dar a vitória a Maduro. O governo nem sequer se preocupou em apresentar qualquer prova de sua vitória, limitando-se a proclamar a sua reeleição a partir de um comunicado sem base na realidade e apenas fundamentou-se numa publicação contestada pelo próprio eleitorado do país.

Até a tarde de ontem, sete pessoas haviam morrido em protestos e mais de cinquenta ficaram feridas.  Além disso, o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou nesta terça-feira que 749 pessoas já foram detidas em protestos contra a reeleição de Nicolás Maduro.

MANIFESTAÇÃO –  Como sempre, Rússia e China reconheceram a vitória de Maduro. Da mesma forma, de forma incompreensível, o PT desconhecendo a posição do próprio governo brasileiro reconheceu a versão de Maduro. Oito países latino-americanos já se manifestaram contra Maduro enquanto o Exército venezuelano comunicou o seu apoio incondicional ao atual governo.

Lula só deve se pronunciar publicamente após se encontrar pessoalmente com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, enviado para acompanhar as eleições na Venezuela. Ele retornou nesta terça-feira ao Brasil. No início da semana, Amorim se reuniu com Maduro.  

O Brasil vem destacando a necessidade do governo venezuelano mostrar a transparência no pleito, especialmente por meio da divulgação das atas. Mas Maduro não pode publicar as atas simplesmente porque a fraude será mais evidente ainda. Assim a posição do governo brasileiro dificilmente poderá ser de apoio a Maduro, o que coloca o país numa colocação difícil.

9 thoughts on “Venezuela: oposição diz ter provas de que venceu eleição com 73% dos votos

  1. NO CASO ELEIÇÃO NA VENEZUELA, ao que parece, Lula tem razão em não fazer o Brasil sentar em cima do próprio rabo para falar mal do rabo alheio, até porque seria hipocrisia e cinismo escancarados condenar a democracia venezuelana sem antes resolver a democracia brasuca para só depois de resolvida sugerir à Venezuela e aos demais países da América do Sul como um todo que podem nos seguir porque, doravante, com rumo certo a seguir, bem definido e fielmente praticado, como propõe a DEMOCRACIA DE VERDADE, DIRETA, COM MERITOCRACIA, TIPO PADRÃO DE QUALIDADE UNIVERSAL, não estamos mais tão perdidos no tempo e no espaço quanto eles e nós tivemos até esta parte da história das democracias. QUANTO AOS GENERAIS DA DITADURA MILITAR, à medida em que eram radicalmente contra a reeleição pessoal, em benefício próprio não obstante tudo às mãos deles, revelaram alguma ética, escrúpulo e remorso ao passarem o bastão adiante, como fez Biden face à Kamala Harris. QUANTO AO CONGRESSO. Vale lembrar que o congresso que aí está é a mesma fórmula forjada pela ditadura, dominado pelas bancadas do norte e nordeste e pelo famigerado centrão, causa das desigualdades representativas regionais, protegidos pela famigerada globo, que, mancomunados, devoraram até a famigerada dita-cuja-dura, valendo lembrar tb que quanto ao saudoso senador, Teotônio Vilela, antes de partir desta para outra, ele alertou aos sucessores da ditadura sobre a necessidade mudar as fórmulas para se libertar das amarras do passado, a necessidade de propondo ao país um jeito novo de fazer política, elaborando e apresentado ao pais um novo modelo, diferente disso tudo que já estava aí, com prazo de validade vencido há muito tempo, transpirando decadência terminal por todos os poros, ignorado que foi pelas patotas famintas de poderes, que optaram pelo tudo como dantes no velho quartel de Abrante$, o poder pelas delícias do poder, e deu no que deu, aumento exponencial das velhas “Herança Maldita”, FEBEAPÁ, “Massa Falida”, e, por conseguinte, da gastança, da comilança e da impostança. Vide Teotônio Vilela no Canal Livre da Band, há 40 anos. http://www.tribunadainternet.com.br/2024/07/31/atuacao-de-maduro-faz-lembrar-eleicoes-durante-a-ditadura-brasileira-de-1964/?fbclid=IwY2xjawEXCU1leHRuA2FlbQIxMQABHchu9_yAUlRfmlB_n7xXQMu3V24ugosH90NvBwfxpkb3dHnEyIud912OmQ_aem_CHHloZnGGqvdYLYtl9mqQA#comment-47258 https://www.youtube.com/watch?v=scuw1o5d2so

  2. O problema é que as tais atas mostradas por Maria Corina são de difícil comprovação, necessitam de verificação cédula a cédula e até porque o site que as abrigariam caiu.

    • Na mosca..!!!

      A macacada prefere seus ideais, seus principios carniceiros do josefino stalinho do que o ser humano.

      São doentes mentais psicopatas em estágio de putrefação, não tem mais nada a fazer com esses doentes….

      O resto é aquela conversinha fiada de sempre…

      E para não perder o costume e antes que me esqueça, quero que todos eles se explodam…(não necessariamente com essa palavra).

      :0)))))

  3. Gay e imbroxavel , estão de mãos dadas , portanto tem tudo a ver , basta lembrar-se das tais motociatas que o dito cujo machão jair bolsonaro , promovia nos quatros cantos do pais , sempre com um macho agarrado em seu traseiro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *