A idade pesou e Lula deu uma meia trava na campanha que tinha prometido ao PT

A guerra pelos likes de Lula - revista piauí

Lula faz um esforço enorme para esconder sua barriga indiscreta

Carlos Newton

Causou surpresa o recuo do presidente Lula da Silva, que havia manifestado disposição total para evitar a progressiva decadência do PT, que se evidencia a cada eleição, com redução do número de governadores, senadores e deputados, nas eleições gerais, e também com diminuição dos prefeitos e vereadores petistas, ao final de cada eleição municipal, especialmente nas capitais e grandes cidades.

Depois da bem-sucedida prótese de fêmur e da harmonização facial que lhe deu uma melhor aparência no ano passado, Lula estava disposto a tudo para aumentar o número de prefeitos e vereadores eleitos, com objetivo de pavimentar seu percurso rumo à reeleição em 2026. Mas teve de dar uma meia trava.

PERTO DOS 80 – É que a idade enfim pesou. Embora goste de alardear de quem 70 anos, com energia de 30 e tesão de 20 anos, mandando até que “perguntem à Janja”, Lula está chegando aos 79 anos, que completa em 27 de outubro, e não é nenhum atleta, apesar dos esforços do marqueteiro, que manda filmá-lo encolhendo a barriga ao se exercitar, dando umas corridinhas patéticas e fazendo embaixadinhas, com uma bola mais leve…

Agora, logo no início da campanha eleitoral do PT, a decepção. De repente, o presidente descobriu que está cada vez difícil aguentar o rigor da batalha eleitoral neste país-continente. Pela primeira vez, Lula balançou em relação à candidatura à reeleição, daqui a dois anos, quando ele estará com 81 anos, a mesma idade que liquidou os sonhos do americano Joe Biden, o mais velho presidente da história dos Estados Unidos.

Aliás, o problema também afeta Donald Trump. Aos 78 anos e engordando visivelmente, o republicano demonstra dificuldades em acompanhar a jovialidade de Kalama Harris, de 59 anos, que se mantém rigorosamente em forma.

SEM PRECEDENTE – O pior é que, na história das democracias não há presidentes com a idade de Joe Biden, que vinha servindo de modelo a Lula. Pelo contrário, governantes longevos só existem em ditaduras. O próprio Winston Churchill, que tinha enorme prestígio mas era ruim de voto, teve de largar o cargo de premier aos 81 anos, que parece ser uma marca fatal.

A única exceção é Konrad Adenauer, mas não pode haver comparação com nenhum político de outro país, porque foi chanceler na parte americana da Alemanha no pós-guerra, de 1949 a 1963, saindo com 87 anos, mas não era eleito e a situação era especialíssima, pois os Estados Unidos precisavam de um governante de confiança para se equilibrar sobre o Muro de Berlim.

Quem pensa (?) que o poder rejuvenesce vive uma ilusão à toa, como diria o genial cantor Johnny Alf. Pelo contrário, aqui no Brasil é massacrante e o presidente passa a ser escravo da agenda, obrigado a comparecer a solenidades em todo o país, uma chatice sem fim.

###
P.S.
No caso do PT, Lula melhor faria se abandonasse esse sonho infantil de reeleição e trabalhasse por seu partido em 2026, que pode lançar um bom candidato, Fernando Haddad, que tem 61 anos e ainda aguenta o tranco. (C.N.)

29 thoughts on “A idade pesou e Lula deu uma meia trava na campanha que tinha prometido ao PT

  1. Hije, só loas diante da sugestão do nobre redator, que soa “agradável” para quem foi picado por uma mosca azul, aquela lembrada em poema por Machado de Assis!

  2. Alô , Fadinha da Floresta, cadê você..??

    9 em cada 10 terras indígenas da Amazônia enfrentam seca, com falta de alimentos e água

    Em julho, 92% dos territórios da região estavam em situação de seca; povos relatam longos trajetos para garantir subsistência

  3. HA.!HA!HA!HA!HA!HA

    Sr. Newton

    O Jornazista de Nove Dedos descolando do Patrão…….

    Comentarista critica medalha a Janja e colegas riem de palavrão: “Tudo vira b…”

    Otácvio Guedes diz que conceder honraria de mérito à primeira-dama é “coisa de República de Bananas’

    https://www.terra.com.br/diversao/tv/comentarista-critica-medalha-a-janja-e-colegas-riem-de-palavrao-tudo-vira-b,e0ce145c2a93b7623338d2e90635fe04f74t0qbf.html?utm_source=clipboard

  4. Sr. Newton

    O pior de tudo é que nem o Ladrão de Nove dedos e sua Quadrilha de Bandidos Sanguinários deixam o Páis seguir em frente…

    Esse é o grande mal dos tempos atuais…

    Malditos que se perpetuam eternamente nos cargos públicos…..

    E vamos em frente, que atrás vem o Bandidão de Nove Dedos de sempre atrapalhando a vida do brasileiro……

    aquele abraço.

  5. Acho também que Lula, e ele próprio sabe, possui poucas condições de exercer mais um mandato.

    Até certo tempo atrás, achava que Ciro Gomes poderia ser uma boa alternativa, por suas boas ideias, pra iniciar um plano de longo prazo para conseguir um desenvolvimento de maior qualidade do país. Mas parece que ele perdeu o caminho.

    Algumas políticas deste governo precisam de continuidade. Por exemplo, investimentos em P&D, incentivos à nossa indústria, em nossa infraestrutura, parcerias com empresas estrangeiras com transferência de tecnologia, etc.

    Há problemas bastante grandes que estão aí e vão se aprofundar com o envelhecimento da população brasileira, consequentemente as despesas públicas irão aumentar.

    As soluções não vão ser simples e o Executivo, o Legislativo e o Judiciário vão ter que trabalhar juntos.

    Portanto, a simples substituição de um presidente pouco resolverá. É preciso que todos os poderes concordem com um plano de longo prazo que possa tirar o país da estagnação e aumentar a renda média do brasileiro e isso só será possível com se aumentarmos a nossa complexidade na produção de produtos.

    • Concordo integralmente que essa é a única saída para nos desenvolvermos como nação.

      O problema é que infelizmente nossa elite tosca, composta por agricultores chucros e grileiros, e uma meia dúzia de empresários tacanhos e preguiçosos pouco afeitos a desenvolver uma cultura de desenvolvimento tecnológico nacional não estão interessados nessa mudança de paradigma. Para esses canalhas, hoje o Brasil é uma vaca leiteira de lucros gordos e garantidos em suas contas, pouco importa se a miséria e desigualdade vão se agravando.

      • Uma explicação, sintética, mas definitiva, da impossibilidade de deter a marcha ré do país e da mudança do atual sistema podre que o domina, já que mudanças teriam que ser formuladas, coordenadas e financiadas por essa elite tosca, espoliadora que dele se locupleta.

  6. Existem ruídos de que o Lula tentará a reeleição em 26 (ganhará fácil), coloca como vice alguém de confiança da esquerda como Haddad, não um traíra em potencial como Alckmin, e então ele renunciaria ao cargo. Parece uma boa opção de fato.

    • Até lá o software já terá sido localizado e destruido e então os picados pela mosca azul, já estarão recolhidos as suas nefastas insignificâncias!

  7. O melhor legado que Lula pode deixar para o seu partido politico ” PT ” , é estimular e incentivar que novas lideranças surjam e cresçam , fortalecendo mais ainda o PT , dando-lhes ainda mais espaço no contexto nacional .

  8. “…. Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)

    Ai ai ai ai, ai, ai
    Está chegando a hora
    O dia já vem raiando, meu bem
    Eu tenho que ir embora

    Ai ai ai ai, ai ai
    Está chegando a hora
    O dia já vem raiando, meu bem
    Eu tenho que ir embora……

    eh!eh!eh

    Aquele Abraço

    AGM…

  9. Um assunto de extrema importância, trazido a baila, pelo jornalista analista Carlos Newton.

    Lula precisa urgentemente, encontrar um sucessor para se contrapor ao crescente poderio da Extrema Direita no Brasil, que avança de Norte a Sul.

    Já existem três sucessores de Bolsonaro, trabalhando a todo vapor, olhando 2026 com luva de pelica:
    Tarcísio, Caiado e Zema.

    No PT, o único com chances de suceder o presidente é Fernando Haddad, como muito bem pontuou Carlos Newton.

    O Partido dos Trabalhadores, parou no tempo literalmente. Um exemplo fático: Não elegerá prefeitos no Rio, em São Paulo, em Minas, no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. Sul e Sudeste são hoje, cidadelas da Direita. Não é diferente no Centro Oeste.

    Quando Lula se aposentar, o PT acaba, como o PSDB acabou com a aposentadoria de FHC. Ulisses Guimarães, o timoneiro do MDB, partiu e o Partido diminuiu.

    Considerei um erro de Lula, a aposta em Gleisi Hoffmann para presidir o PT. A atual presidente não tem estatura política para enfrentar os desafios impostos pela extrema direita.

    Por exemplo, não existe uma estratégia para aumentar a bancada do PT no Senado nas eleições de 2026. No Rio de Janeiro e em São Paulo, consideram caso perdido. Na eleição passada, conseguiram perder para o desconhecido astronauta Pontes, que no Senado é um zero a esquerda.

    O Rio de Janeiro, é o Estado com menor representação política na Câmara Alta. Flávio Bolsonaro, Carlos Portinho (assumiu como suplente de Arolde de Oliveira) e o jogador Romário, esses três senadores nada fazem pelo Rio de Janeiro, pelo menos, que seja muito claro. Todos, são políticos que agem segundo seus próprios interesses. Só o eleitor carioca e Fluminense não conseguem visualizar esse cenário.

    Inclusive, foi um erro crasso e estúpido, o PSB e o PT se dividirem com duas candidaturas ao Senado, de Alexandro Molon (PSB) e Ceciliano ( PT), sendo que Ceciliano não tinha a mínima chance de vencer Romário, ao contrário de Molon. Márcio França, o tesoureiro do PSB, chegou a negar recursos para a campanha de Molon, dando um tiro no pé do próprio Partido.
    De erro em erro, o PL de Bolsonaro e Valdemar, agradeceram penhoradamente.

    Nesse cenário, estou pessimista em relação as eleições Municipais, que são um belo termômetro para as eleições presidenciais, de deputados e senadores em 2026.

    Newton acertou mais uma vez. O Poder não rejuvenesce, pelo contrário, envelhece. A presidência é uma máquina de moer o sujeito que senta naquela cadeira do Planalto.

    Lembro de um, que sofreu mais do que todos: João Figueiredo. Um atleta forte e sadio, que saiu de lá com sérios problemas de saúde. Teve um enfarto e fez pontes de Safena em Cleveland nos EUA. Ele mesmo disse que uma jamanta sentou no peito dele

    O general Costa e Silva foi tão pressionado, quando anunciou em 1969, que daria fim ao AI-5, que foi acometido de um derrame avassalador. Partiu.

    O general Geisel, que teve uma tentativa de Golpe dentro do Golpe, no final do governo, não estava muito bem de saúde. Numa solenidade passou mal e quase foi. Durou pouquíssimo tempo, após passar a faixa para Figueiredo.

    O Poder máximo atrai doenças. É um legado de que ninguém escapa.

  10. Por falar em sucessão, a mais vitoriosa do século passado foi a da China.

    Mão Tse Tung envelheceu, e seu final foi dramático para a China.
    A viúva assumiu o Poder com três membros do Politiburo e cometeu tantos deslizes, sendo o grupo denominado como a Gangue dos Quatros, que o Partido Comunista prendeu todos eles e nomeou Deng Piau Ching, o líder que foi preparado pelo sábio Xu En Lai, o número dois e eminência parda de Mao, ou seja, quem mandava de verdade.
    Xu acertou, pois Deng Xiau Ping preparou a China para a virada capitalista. De país em desenvolvimento, a China se tornou a segunda Economia do mundo.

    Quem será o Deng Xiau Ping do Brasil? No momento não tem ninguém.
    Se Lula escolher o ministro da Casa Civil, Rui Costa será o maior erro da sua vida.

  11. Caro Roberto, para mim falar em sucessão é desagradável e odioso até, a mesma coisa que ter que tratar de uma necessária cirurgia, porque não consigo enxergar solução, mesmo com algum nome que admire e avalize, pois tenho total convicção de que o problema não é de nomes nem partidos, o problema é estrutural, de sistema, de ideias e de cultura, assim como de uma abordagem realística da nossa condição socioeconômica e necessidade de rápido desenvolvimento.

    • Excelente análise, caro Francisco.
      O Brasil não avança, porque há uma distorção do sistema presidencialista. O presidente, eleição após eleição, perde um pouco do seu Poder.
      A Elite política impôs o semi- presidencialismo a moda brasileira. Trata-se de um Parlamentarismo envergonhado, sem primeiro ministro.
      O Congresso assumiu o Poder de propor o impeachment do Presidente e dos ministros do STF e nenhum dos dois Poderes, nada podem fazer contra deputados e senadores.

      Vivemos a proeminência de um Poder, acima dos outros dois Poderes. Com uma ressalva: O Poder Legislativo está pequeno em relação a grandeza do Brasil. Não me sinto representado por essa gente interesseira e corporativista.

        • José Guilherme, influenciador digital, Pablo Marçal, em empate técnico nas pesquisas para a prefeitura de São Paulo, junto com Nunes e Boulos, está assustando Bolsonaro e o governador Tarcísio.
          Pablo Marçal não esconde que deseja a Presidência.

          Pegou Bolsonaro de surpresa, tanto, que o ex- presidente está com um pé na canoa de Nunes e botou outro pé na canoa de Marçal.
          Essa atitude dele, pegou muito mal, no mundo político. Todos dizem em São Paulo: ” não se pode confiar em Bolsonaro.”
          Definitivamente, a fama de que ele deixa os feridos na estrada, vai se confirmando claramente.
          Bobo de quem ainda cai na lábia dele. O ex- ajudante de Ordens Mauro Cid, deve estar pensando,: ” se arrependimento matasse, já estaria do outro lado”.
          Perdeu a estrela de general e sua carreira militar foi interrompida.
          Que fazer? Não se pode voltar no tempo.

          Estou até, com pena do Ricardo Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *