Leonardo Sakamoto
do UOL
A Marinha divulgou, neste domingo (1º), um vídeo para celebrar o Dia do Marinheiro e aproveitou para questionar as críticas de que militares possuem “privilégios”. Isso ocorre três dias após o pacote de ajuste fiscal anunciado pela equipe econômica do governo Lula incluir mudanças na aposentadoria das Forças Armadas. Entre as imagens do vídeo, está a de um fuzileiro naval na lama que é sósia de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.
Procurada, a assessoria da Marinha afirmou ao repórter Pedro Vilas Boas, do UOL, que o vídeo é composto em sua totalidade por militares da força. E disse que, em nenhum momento, foi
INCENTIVAR JOVENS – A peça de publicidade de um minuto e 16 segundos foi feita na carreira. Ela contrapõe imagens de membros da Marinha em ação e em treinamento duro e cenas festivas e alegres do cotidiano dos brasileiros. Ao final, uma
Isso tem sido visto como um recado aos que afirmam que os militares têm privilégios e as medidas do pacote de ajuste fiscal (como o estabelecimento de uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria; o fim da “morte ficta”, a equiparação de militares expulsos aos falecidos para poder garantir pensão à família; e o limite de transferência de pensões) seriam uma ação do governo Lula contra regalias que o resto dos trabalhadores não possui.
Neste sábado, o ministro da Defesa José Múcio e os comandantes militares se reuniram com Lula para discutir as mudanças.
E OS TRABALHADORES? – Porém, o vídeo vem sendo muito criticado nas redes sociais por passar a mensagem de que enquanto os civis se divertem na praia e em baladas, as Forças Armadas trabalham. Muitos perguntam se, para a Marinha, não existe classe trabalhadora que desempenha funções pesadas. E os operários, agricultores, vaqueiros, garis, coveiros e tantas outras profissões?
Outros lembram a campanha pelo fim da jornada de 6 dias de trabalho e um de descanso, que pegou fogo no debate público. Cerca de 75% trabalham mais de 40 horas semanais no Brasil. E se os civis retratados no vídeo estiverem vivendo esse um dia de descanso?
Militares dizem que sua atividade é de risco. Mas outras profissões também são e passam longe de serem beneficiadas. Além disso, não estamos em guerra.
MAIS HUMILDE – Após ter seu então comandante, o almirante Almir Garnier, dizendo sim à proposta de Jair Bolsonaro de embarcar em um golpe de Estado ao final de 2022, enquanto os chefes do Exército, general Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior, negaram, a Marinha poderia ostentar ter um comportamento mais humilde.
Mas a força naval e fluvial parece ter dobrado a aposta e tomou a frente nas críticas públicas de militares às propostas apresentadas pelo governo Lula para mudanças na aposentadoria.
Em nota na última quarta (27), a Marinha afirmou que “em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados para a execução de ações que tentassem abolir o Estado Democrático de Direito”.
INDICIAMENTOS – O relatório da Polícia Federal que indiciou 37 pessoas, incluindo 25 militares por tentar golpe de Estado, menciona que a Marinha teria tanques prontos para a ação.
Forças Armadas são importantes para qualquer país, desde que saibam a quem devem proteger. A sua potência está na capacidade de respeitar a Constituição Federal, não de obter benefícios em troca de ameaças ou de ser usada para atender às necessidades de um governo de plantão.
Este é o momento de promover mudanças legislativas para garantir que militares fardados fiquem na caserna, deixando a política para civis, e não discutir anistia a golpistas. Mas não só: o ideal é revisar a legislação para impedir a distorção da Constituição por extremistas que acreditam no tal poder moderador, acabar com privilégios das Forças Armadas e mandar para a cadeia generais e almirantes que participaram da tentativa de golpe.
.”.. e mandar para a cadeia generais e almirantes que participaram da tentativa de golpe.”
Pelo andar da carruagem, tô achando isso, quase impossível.
José Luis
Achei um absurdo essa comparação entre eles e nós. Parece até que já ouvi algo parecido, nos contra eles. Corre risco de vida onde, esse País não vai para nenhum conflito. Deveriam contratar uma empresa melhor para fazer essa propaganda
Na moral…Que artigo digno de …de…de..
NÃO..vou escrever em respeito ao nosso Estimado editor Carlão…
Esse degenerado como “jornalista ” é um nó cego.
No seu “artigo”..o idiota ele escreve que “lugar de militar é na caserna…e não ficar se metendo em política “…Afirmação digna de idiota elevado a milésima potência…
Há..Há..Ha..
Mas..vou “refrescar ” a memória deste analfabeto funcional..que se mete a escrever e acaba escrevendo Bobagens…
Quem deu o golpe da tal República em 1889..?
Quem garantiu a posse de Vargas…?
Quem foi Hermes da Fonseca ?
Quem barrou a Cubanizacao do Brasil em 1964 ?
Etc..etc..
Vou para por aqui…Esse nó cego devia atentar mais para a História…em especial a nossa no período pós “implantação ” da maligna “republica”…até aos dias hodiernos…e então.. se não lhe for..enfadonho…PENSAR…mais..antes de escrever..sobre os militares…
Que lástima..
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Duro golpe do governo petista nos pobres
Pacote de contenção de gastos enxuga gordura de quem tradicionalmente é desnutrido
Folha de S. Paulo, Opinião, 2.dez.2024 às 13h01 Por Romulo Saraiva, advogado especialista em Previdência Social
Os soldados das três forças não ganham mais que 1300 reais e compõem o grosso da tropa.
Esculhambar os militares mostrando SOLDADOS marchando é má fé ou simples pilantragem tão ao gosto do jornalismo do qual falava Pulitzer. Só quem ganha melhor são os oficiais, sodados cabos e sargentos, não.
Por outro lado, Loola, Janja e sua trupe tem mais regalias que os militares, só vão de camarote, se hospedam nos hotéis mais caros do mundo e só comem do bom e do melhor e do mais caro que existir num restaurante de luxo nas grandes capitais do mundo.
O jornalista que escreve sobre militares deve mostrar generais, brigadeiros e almirantes e não sodados marchando no sol quente ou rastejando na lama.
DESGOVERNO LULA/JANJA/HADDAD:
MERCADO AUMENTA PREVISÕES DE JUROS, INFLAÇÃO E DÓLAR PARA 2025. (CNN Brasil)
DESVALORIZAÇÃO DO REAL DISPARA, E O PREÇO DO DÓLAR SOBE PARA R$ 6,07. (Bloomberg)
A teoria empírica de que a grana ia sair de onde tinha que sair e entrar onde tinha que entrar deu zica.
A sabedoria aristotélica do bruto esbarrou na afirmativa do ex comentarista do blog que atualizou a Lei de Murphy ‘Essa bagaça não vai dar certo’.
Não entendo , por qual cargas d’água esses rebeldes ” DESGRAÇADOS ” sem causa das FFAAs-BR e da sociedade civil , nada fizeram para impedir a soltura e a reabilitação política criminosa de Lula , pelos juízes do STF envolvidos nessa trama ?
O Nero Amazônico tocou fogo no barraco, extinguiu as girafas, incendiou o pantanal e agora vai desgraçar os generais.
A tropa que se cuide, vai acabar a picanha no rancho da segunda feira, vai ser só ovo frito.
Eita! A bile transbordou, mas ideias que é bom…nada!