Anistia a militares golpistas é uma clara ameaça à democracia no Brasil

Chico Alencar | ESSA “ANISTIA” É CONTRA A DEMOCRACIA! Hoje a Comissão de  Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados vota o PL que absolve e  livra... | Instagram

Charge Nando Motta (Arquivo Google)

Roberto Nascimento

Por esse pedido de anistia aos golpistas, incluindo Bolsonaro, feito pelos atuais comandantes militares a Lula, em reunião neste sábado no Palácio da Alvorada, furo de reportagem de Eliane Cantanhêde do Estadão, está provado que os militares não gostam de cortar na carne, de punir seus fardados, mesmo aqueles que se reuniram para assassinar pessoas e tomar o poder pela força.

Os militares golpistas chegaram ao ponto de pressionar o então comandante do Exército, general Freire Gomes, chamando-o de covarde e até palavrões, são oficiais de bocas sujas e mal lavadas, desculpem a redundância.

QUEBRA DE HIERARQUIA – Ameaçaram o então comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Baptista Junior, dizendo que iriam tocaiar a família do brigadeiro chefe militar, incluindo filhos e netos. Os diálogos são impressionantes, incabíveis, uma quebra colossal da disciplina e da hierarquia.

Diante dessa realidade, anistiar é dar um passaporte para nova tentativa de golpe, com os mesmos oficiais e outros agregados, mais violentos ainda

Importante salientar que Juscelino Kubitschek anistiou militares golpistas de dois movimentos contra sua posse em 1955. Dez anos depois, em 1965, os militares cassaram Juscelino e o exilaram. O presidente bossa nova morreu triste e amargurado.

NÃO ZERA NUNCA – A pergunta é: Lula vai cometer o mesmo erro de Juscelino, confiando nos militares e levar uma rasteira, achando que o jogo vai ser zerado? Esse jogo não zera nunca. O golpe militar ronda o país, de tempos em tempos. Eles se acham os melhores para governar a nação, na base da força, é claro.

O Alto Comando do Exército e os comandantes Baptista Junior, da Aeronáutica, e Freire Gomes, do Exército, evitaram uma tragédia no final de 2022.

Desta vez, o golpe de estado seria mais violento do que 1964. Prisões de adversários, torturas e assassinatos em série faziam parte do planejamento perverso da tomada de poder, arquitetado por militares assassinos, para se manterem com as regalias concedidas por Bolsonaro, que eles faziam de gato e sapato, sem a menor cerimônia.

16 thoughts on “Anistia a militares golpistas é uma clara ameaça à democracia no Brasil

  1. Se prosperar a simples tese de anistia para conspiradores golpistas contra a democracia, o estado de direito e a vida de brasileiros, estaremos agregando ao Estado Criminoso Brasileiro a classificação de Nazista.

  2. Acaso ignorais as digitais dos reais “propaga-dores”?
    Acaso não sabeis que são multilaterais “fraternos” servos da “Mãe da Impunidade” cumprindo agenda sob “idéias” de Pike, o Albert e Mazzini, o Giuseppe, restando todos subalternos e locupletos, pela “Máfia Khazariana”, a “banqueira,?

  3. Será que anistiar pliticos e empresários corruptos como o stf vem fazendo a decadas, também não é uma ameaça a democracia. A corrupção seja em qualquer lugar deveria ser considerado um crime hediondo

  4. Por que Vocês me obrigam a me repetir?

    F.Moreno11 de agosto de 2020, 10:42 at 10:42
    Celso, concordo as suas posições e a maioria dos seus comentários, mas por favor, poupe Brasília desse grau de responsabilidade que você lhe atribui.
    Mesmo não tendo procuração, sinto-me obrigado a fazer alguns esclarecimentos.
    Continuamente vemos referências nada honrosas a Brasília, sede dos poderes podres, antro de corruptos, centro de negociatas e por aí vai, até parece a Geni do Chico.
    Mesmo não tendo procuração para tal, por ser pioneiro e ter formado uma bela e horada família aqui, me sinto no dever de fazer algumas considerações.
    A construção de Brasília foi um dos marcos de governo mais positivos de nossa vida republicana, depois de Volta Redonda e Petrobras. Ela trouxe um lustro de realizações desenvolvimentistas, como a industrialização automobilística, expansão das telecomunicações e melhoramentos na malha rodoviária. Brasília não era berço de corrupção, aqui era terra de muito, muito trabalho, os Candangos escreveram uma das páginas mais impressionantes de nossa história, era a terra da brasilidade e da amizade, brasileiros de todos os estados e emigrantes de todos os países aqui trabalhavam e confraternizavam, num espetáculo único de harmonia humana, era o trabalho e um ideal unindo as pessoas.
    Aqui não existia crime, a Nova Capital, loja de ferragens goiana estabelecida na 1ª Avenida de Cidade Livre, teve que devolver o estoque de ferrolhos e cadeados para a matriz, já que nos barracos construídos pelos pioneiros não se trancavam as portas, não era necessário. Os policiais da GEB só trabalhavam depois das 18:00hs, patrulhando a Placa da Mercedes, zona do baixo meretrício, onde as tensões do dia de trabalho duro e o excesso de cerveja gerava conflitos.
    Enfim, era uma comunidade utópica, era a Capital da Esperança, o sonho de Don Bosco e o maior acerto estratégico que um governante já teve.
    Mas…nem tudo é perfeito, veio a inauguração…e, aí vieram, funcionários, políticos, jornalistas, etc. de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro, viu gente, DE OUTROS ESTADOS, e trouxeram seus usos e costumes, inclusive, A CORRUPÇÃO, e aqui continuam até hoje, corrompendo tudo o que tocam.
    No momento, não consigo lembrar de quantos parlamentares, inclusive os distritais, são brasilienses, mas apostaria qualquer coisa de que não passam de uma dezena.
    Assim que, a única culpa da Brasília que ajudei a construir, é ter sido prostituída por corruptos vindos de outros estados

  5. DEMOCRACIA DIRETA, com Meritocracia, nele$, em todos ele$ e ela$ (direita, esquerda e centro, à paisana e fardada), é a única saída alvissareira, possível para o imbróglio político luso-tupiniquim-agregdos que já dura 135 anos de disputa de poder ente os me$mo$, tais sejam o militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, arvorados há 135 anos em sócios-proprietários da república dos me$mo$, forjada, imposta, protagonizada e desfrutada prioritariamente pelos me$mo$… http://www.tribunadainternet.com.br/2024/12/03/anistia-a-militares-golpistas-e-uma-clara-ameaca-a-democracia-no-brasil/#comments

    • O ministro Baleia bem que poderia liberar as imagens de 8 de janeiro de seu então ministério da (In) justiça. Ninguém teria dúvida de onde veio o golpe e quem deu o golpe.

      MAS, não creio que venha fazê-lo, integridade não é o forte desses advogados que alugam espaço no $upremo.

    • Vou tentar responder, o delegado procurador, promotor, ministro Xandão, fica como único bastião válido e provável mártir contra o ataque raivoso de uma direita neofascista, com radicais nazistas, ensandecida e espumando para detonar uma luta fraticida atrás do resto do botim que o petismo tenha deixado para trás.
      E por favor, não me venham com estórias de justiça, censura e ditadura, porque censura e ditadura são especialidades da direita fascista que NUNCA respeitou a justiça.

  6. Em que mundo, ou melhor, país, vive esse colunista? O golpe foi e continua sendo dado pelo STF, todos os dias.
    Só não enxerga quem não quer ou não enxerga porque recebe R$ para ludibriar ou pelo menos tentar ludibriar a inteligência dos brasileiros.
    Meu caro, hoje todos vemos o que querem para o nosso país e não vamos permitir.
    Ainda tenho orgulho de ser brasileiro, vestir verde e amarelo e você veste o quê? Vermelho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *