Brasil, o país da impunidade, dá asilo a políticos corruptos e a narcotraficantes

Novo questiona Itamaraty após Moraes suspender extradição de traficante por  'reciprocidade' - Estadão

Moraes mandou para casa o traficante dos 52 quilos

Merval Pereira
O Globo

Quando a política se mistura com as decisões jurídicas, não há chance de dar certo. Esta semana, instituições brasileiras depararam com impasses nas relações internacionais do Brasil que evidenciaram erros cometidos anteriormente. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, deu outra prova de que decide mais com o fígado que com a legislação pertinente.

Como o governo da Espanha recusou-se a repatriar ao Brasil o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, foragido da polícia brasileira e acusado de ter tido comportamento radicalizado no seu blog para desacreditar as urnas eletrônicas, Moraes, alegando uma reciprocidade inexistente, liberou um cidadão búlgaro, traficante internacional de drogas, preso com 52 quilos de cocaína — a Espanha queria julgá-lo lá.

PRISÃO DOMICILIAR – Contrariado com o fato de a Justiça espanhola não considerar crime o que ele considera, simplesmente mandou o traficante para casa com uma tornozeleira eletrônica. Ora, se uma decisão esdrúxula dessas não é eivada de espírito de revanche, não sei o que mais é. Noutro caso, que envolve diretamente o presidente Lula, a situação é ainda mais grave.

Dois ex-presidentes do Peru já foram presos por causa da Operação Lava-Jato — e um outro, Alan García, se suicidou quando viu que ia para a cadeia.

Todos estão envolvidos no mesmo esquema da empreiteira brasileira Odebrecht, hoje renomeada Novonor, de financiamento a campanhas políticas em toda a América Latina, e foram condenados em seus países, em decorrência da investigação iniciada na Justiça brasileira.

ASILO À CORRUPÇÃO – A mulher do ex-presidente peruano Ollanta Humala, preso por ter recebido propina do esquema da empreiteira, pediu asilo político ao Brasil, dizendo-se perseguida. O governo brasileiro não apenas concedeu o asilo, como mandou um avião da FAB pegar a ex-primeira-dama, fundadora do partido político do ex-presidente. Longe de ser apenas uma dona de casa, ela é uma política ativa.

O grave não é apenas aceitar dar proteção a uma acusada de corrupção. O pior é que Marcelo Odebrecht, à época do escândalo revelado pela Operação Lava-Jato, afirmou em sua delação que o pedido para que US$ 3 milhões fossem doados à campanha de Humala foi feito pessoalmente pelo então presidente Lula.

Só no Brasil, origem da investigação, decidiu-se que não houve nada, todos os processos foram anulados ou prescreveram. No resto da América Latina, ex-presidentes de Peru, do Panamá e El Salvador foram presos.

PAÍS DE IMPUNIDADE – É um mau sinal o Brasil aceitar dar asilo a acusados de corrupção — como Nadine Heredia, mulher do presidente peruano indiciada — no mesmo movimento que aconteceu aqui, envolvendo até o presidente Lula. Aqui alegam que houve abuso de autoridade, conluio entre o juiz Moro e os procuradores de Curitiba.

A decisão da Segunda Turma, conforme garantia do ministro Gilmar Mendes, era apenas referente ao triplex do Guarujá. Os demais processos continuariam noutras instâncias. Nenhum deles, porém, foi à frente.

Além do mais, não tem lógica conceder o asilo, muito menos mandar um avião pegar em Lima uma refugiada comprovadamente envolvida em corrupção.

CONTRA LULA – A decisão se enquadra na visão política dos que consideram que a Lava-Jato foi uma ação de perseguição contra Lula, empresários e políticos governistas daquela ocasião.

A ex-primeira-dama peruana deve ter sido considerada perseguida política, nos termos em que as delações premiadas da Lava-Jato foram consideradas, por decisões monocráticas de juízes do Supremo, inválidas porque feitas sob tortura psicológica.

A delação do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que também incriminava o então presidente peruano, foi anulada pelo ministro Dias Toffoli. As delações, porém, valem no Peru e noutros países. Como dar asilo a alguém acusado de corrupção? Acusação de corrupção não tem nada a ver com política — ou tem, na visão do PT.

16 thoughts on “Brasil, o país da impunidade, dá asilo a políticos corruptos e a narcotraficantes

  1. LULA ‘DANÇOU’ AO TRAZER CORRUPTA DO PERU PARA O BRASIL.

    ‘CORRUPTOS SE PROTEGEM’, AFIRMA JORNAL PERUANO.

    ____________

    Lula ‘pisa na bola’ ao conceder asilo à corrupta peruana
    .

    O governo Lula mandou avião da FAB buscar no Peru uma ex-primeira-dama condenada por corrupção.

    A problema é que Nadine não é alvo de perseguição política e sim condenado a 15 anos de prisão por corrupção.

    Lula precisava, mesmo, enviar um avião da FAB, pago com dinheiro público, para trazê-la de Lima a Brasília? O petista atraiu chuvas e trovoadas em plena frente já fria. As redes sociais, já fazem um escarcéu em cima disso.

    Para piorar, Nadine foi condenado por receber milhões para a campanha eleitoral do marido, justamente da Odebrecht, tão diretamente ligada a petrolão, Lava Jato e às agruras de Lula e do PT com a Justiça brasileira.

    Fonte: O Estado de S. Paulo, Política, 17/04/2025 | 20h00 Por Eliane Cantanhêde

  2. Lula ‘governa’ com dificuldades e o golpismo está vivo

    O Congresso é o pior da história e o mais poderoso graças ao Orçamento Secreto e à fraqueza de Dilma, Michel Temer e Bolsonaro.

    O golpe bolsonarista de dezembro de 2022 fracassou, e o de 8 de janeiro de 2023, também. Mas o espírito golpista de boa parte dos brasileiros está vivo.

    Uma coisa é opor-se a um governante eleito. Outra coisa é o golpismo, que tem como objetivo substituir a democracia por um regime autoritário.

    Fonte: Metrópoles, Opinião, 19/04/2025 05:30 Por Ricardo Noblat

  3. ENTUSIASMO DO BOLSONARISMO POR TRUMP REVELOU-SE MAU NEGÓCIO

    ECONOMISTAS PREVEEM RISCO DO TARIFAÇO DE TRUMP CAUSAR RECESSÃO GLOBAL

    Em 20 de janeiro, quando Trump tomou posse, Bolsonaro teve um surto de entusiasmo. E os devotos seguiram o mito, pulando de alegria. Não se deram conta de que quem pula com Trump dá um salto mortal.

    Fonte: UOL, Política, 18/04/2025 11h16 Por Josias de Souza

  4. Este Lula é um lixo moral e político. Seu papel é manter os pobres conformados, para que a burguesia criminosa patriminialista roube o povo sem protesto e querem, pela censura da podre máquina juridica, que não haja protesto.

    Pra edte verme asqueroso imprestável, assalrante do povo é perseguido politico.

    E um saco de lixo destes só tem a reprovação de 50%.

    O Brasil tornou-se um lupanário constitucionalizado.

    Esta bagaça não vai dar certo.

    • CN, pergunto: Asilo e receptação de sabotador, criminoso, terrorista ou corrupto estrangeiro é concedida “ficha limpa e anistia”, pelo pais acolhedor, já que difere de um perseguido político?

  5. Esqueçam isso de equilíbrio ou arcabouço fiscal

    Com permanente aumento do gasto público, o governo Lula aumentará o déficit e a dívida. Isso será igual a mais inflação, juros mais altos e menos crescimento.

    Em 2027, segundo as previsões oficiais, o dinheiro do governo acaba. Feitos os gastos, não sobra dinheiro nem para o cafezinho do pessoal.

    Fonte: O Globo, Economia, 19/04/2025 00h05 Por Carlos Alberto Sardenberg

    • Endividamento público

      Quando o governo gasta mais do que arrecada, como acontece com o Brasil há mais de uma década, ele precisa aumentar a dívida para se financiar.

      Do jeito que está, a dívida pública só cresce e o arcabouço não consegue gerar uma trajetória de solvência.

      Fonte: O Estado de S. Paulo, Economia, Brasília-DF, 14/04/2025 | 03h00 Por Daniel Wetermann

  6. São dois os papéis do PT e seus puxadinhos: tornar o assalto do povo pela burguesia cleptopatrimonialista palatável, inclusive usandoa da Ciência, que se tornou seita e manter o Exército Industrial de Reserva calmo e cordata com sua pobreza e exclusão do processo produtivo.

    É um lixo, digo, uma “esquerda” a serviço dos setores mais abjetos e criminosos da burguesia.

    Marx explica o que é este Exército, que o lulesismo mantém com dois propósitos: manter a mão-de-obra barata e impedir que este contingente tenha acessovao pensamento crítico.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_industrial_de_reserva

  7. Merval, através da Globo, é cúmplice do consórcio de ladrões e narcotraficantes que fraudou a eleição de 2022, para se adonar do governo e concluir a destruição do país iniciada no 1. mandato do PT (Partido dos Traficantes). Agora, já era, Merval, tá tudo dominado e os seus patrões estão 16 bilhões mais ricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *