Carolina Brígido
UOL
Dois fatores dão hoje esperança ao ex-juiz Sergio Moro para manter a cadeira no Senado. O primeiro deles é a vitória no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná por 5 votos a 2. Segundo integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os argumentos usados e esse placar será levado em conta pela Corte no julgamento do recurso.
O segundo fator que está ao lado de Moro é o tempo. Os prazos processuais devem empurrar a chegada do recurso do PL e do PT ao TSE para o segundo semestre. A última sessão da qual o ministro Alexandre de Moraes participará no tribunal será no fim de maio.
DOIS VOTOS – A partir de junho, a ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do tribunal e a cadeira de Moraes será ocupada por André Mendonça. A defesa de Moro tem esperança de que os dois votos possam ser favoráveis ao ex-juiz. Moraes seria um voto pela cassação, segundo a contabilidade da defesa e da acusação.
Existe ainda um fator-surpresa. Ministros do TSE ponderam que o tema que gerou a ação contra Moro nunca foi examinado na Corte. Portanto, seria difícil prever o resultado da votação antes que os ministros estudem o assunto a fundo.
Seja qual for o resultado, o julgamento servirá de parâmetro de como a Justiça Eleitoral vai tratar casos futuros de gastos de candidatos no período que antecede a campanha eleitoral oficial.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O resultado no TRE do Paraná foi acachapante, porque o presidente do tribunal, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que estava desobrigado de votar por já ter sido formada maioria para absolver Moro, fez questão de participar, elevando para 5 a 2 a derrota do PT/PL. O presidente Bengtsson foi peremptório. Diante das provas exibidas, disse entender não ter havido “comprometimento das eleições para o Senado” no Paraná. “Não demonstraram os investigantes a violação ao princípio da igualdade de chances entre os competidores”, completou. Assim, na forma da lei, qualquer recurso ao TSE não tem chance de progredir, seria um escândalo nacional. (C.N.)
Sr. Newton
As duas Quadrilhas, PL , Seita das Trevas vão entrar com recurso no TSE…
– “…Advogados de PT e PL dizem que vão recorrer da decisão do TRE contra cassação de Moro…”
abç
Como sempre repete nosso editor CN, o comportamento da imprensa amestrada e emporcalhada, no caso de Moro é repulsivo.
Em todas as coberturas do julgamento, quase sem exceção, era firmada a convicção de certeza de condenação de Moro pelos “ gravíssimos crimes” cometidos , com inclusive pesquisas e bolsas de apostas sobre o sucessor de Moro a ser escolhido em nova votação, logo após o julgamento.
Quando ao final do primeiro dia, o julgamento restou empatado, a Tribuna foi um dos poucos (senão o único ) veiculo a ressaltar a firmeza e solidez de argumentos do robusto e definitivo voto do relator.
Os demais, ressaltavam o infantil voto favorável a cassação e renovavam a certeza de o voto do relator era um ponto fora da curva, que seria fatal e facilmente , massacrado nas demais sessões com os votos dos demais desembargadores.
Ao final do julgamento, o tom da imprensa era de evidente lamento pelo resultado e alguns ainda arriscavam uma velada crítica ao Tribunal do Paraná, mas não vi nenhuma ênfase na tese acolhida pelo Tribunal de provas inexistentes e argumento raso de cunho eminentemente político e de vingança pela ação do ex juiz.
Dos telejornais que assisti o da TV Cultura foi quase repulsivo.
Ao desenvolver a notícias, levou ao ar apenas a imagem e parte do voto do primeiro desembargador a votar pela cassação (voto considerado por CN e por im como quase infantil) e depois ao invés de divulgar as razoes da não cassação de Moro, passaram a elencar varias teses e argumentos que poderiam embasar e fundamentar o necessário, urgente e imperioso( para salvar a democracia, claro) julgamento pelo TSE
Foi de embrulhar o estomago de qualquer brasileiro ainda com um pouco de nocao e mínima capacidade de analisar fatos e ações de formação subliminar de consciência ou melhor de falta dela.
Apesar de alguns de seus erros (nenhum formal ou que tenha interferido na forma e resulado do julgamento do Petrolão) e de suas escolhas políticas, Moro merece a admiração e reconhecimento dos brasileiros que , talvez um dia percebam a infeliz e desastrosa opção feita em favor dos marginais e contra aqueles que se expuseram para defender esta mesma ingrata sociedade.
Não dá para desconfiar de alguma coisa podre, nesta associação PL/PT? Credo!
Moro deu nome aos bois e repatriou dinheiro.
Não tenho simpatia por ele, mas deveria ser absolvido.
O que temos agora é que o Mãos Limpas virou Mãos Sujas.
Não duvide desse NADA REPÚBLICANO JUDICIÁRIO brasileiro
Não há limites para quem não presta contas à sociedade.
Não se esqueçam de que a ” cama de gato ” , já esta armada para pegar o Senador Sérgio Moro , portando com a presença ou do juiz do STF Alexandre de Moraes , na presidência do TSE , ele deixará seu legado , para não fugir a nova regra de ” condenar ” por presunção de culpa , mas caso haja um acidente de percurso e Sérgio Moro seja absolvido e inocentado , os juízes do TSE se sentirão desmoralizados e humilhados , abrindo uma brecha para o deputado cassado Dellagnol , recorra de sua cassação usando contra o próprio TSE , a mesma arma que fora usada contra si , pelo fato de que questões semelhantes .