Hélio Schwartsman
Folha
Cedo ou tarde vai acontecer. A crise climática veio para ficar. Algumas nações sofrem bem mais do que outras. É mais ou menos inevitável que em algum momento algum país ou bloco de países se sinta tentado a apelar para medidas drásticas. Na prancheta, elas existem.
Geoengenharia é o termo guarda-chuva para descrever intervenções humanas com o objetivo de conter o aquecimento global. Ela abarca desde técnicas pouco polêmicas de sequestro de CO2 atmosférico, como o reflorestamento, já amplamente utilizado, até ideias mais ousadas, como a fertilização de oceanos com compostos de ferro, a fim de estimular a produção de fitoplâncton, que também fixa carbono.
EFEITOS ADVERSOS – O problema é que isso nunca foi tentado em grande escala e poderia gerar efeitos adversos dos quais nem desconfiamos.
Uma das propostas mais controversas é a de lançar grandes quantidades de dióxido de enxofre (SO2) na estratosfera. O aerossol resultante refletiria parte da radiação solar de volta para o espaço, produzindo um resfriamento do planeta. O fenômeno ocorre em explosões vulcânicas. A erupção do Pinatubo em 1991 causou uma redução de 0,55ºC nas temperaturas médias do hemisfério norte ao longo do ano seguinte.
As incertezas desse processo, contudo, são enormes, e muitos temem que ele possa provocar calamidades climáticas.
CRIAR REGRAS – Meu ponto é que décadas de temperaturas extremas testarão a paciência de povos e governantes. Seria bom tentarmos acordar desde já regras globais que permitiriam recorrer a esses remédios desesperados e desconhecidos.
Parte dos cientistas acredita que só discutir a possibilidade de geoengenharias já representa um “moral hazard” (risco moral). Não discordo da avaliação, mas, mesmo assim, acho importante tentar criar um método para deliberar sobre essas questões. A tentação virá e é melhor que já exista um sistema para lidar com isso do que deixar a decisão para ser tomada a quente.
A realidade sobre a tida crise climática, em:
https://www.espada.eti.br/ctrlclima.htm
https://www.espada.eti.br/n2397.asp
“No longo caminho para condicionar as pessoas a acreditarem que o Aquecimento Global é tão real e perigoso que precisamos desmantelar nossa atual civilização industrial para evitarmos a destruição do planeta Terra, chegou a hora de dizer que o estilo de vida atual precisa mudar radicalmente. Você já consegue ver a ditadura absoluta no horizonte? [39 KB]”
Sem impeditiva vacina, Lula é uma mortal pandemia!
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/08/lula-envia-projeto-que-eleva-tributos-sobre-empresas-e-preve-arrecadar-r-21-bi-em-2025.shtml?_gl=1*6agvxw*_ga*Qlc0NnJ1N25vRFVJZXVKMllyY21iblFCMkhncG5sQ1ByY1ZMSzVVNWxURzBTR3NzVXVJOHJ2SVBYd1BWOE9teQ..