Pedro do Coutto
O IBGE divulgou na última sexta-feira o resultado do censo que realizou, chegando à conclusão de que se verificou na última década o envelhecimento da população brasileira, acompanhado de um número menor de nascimentos. Reportagem de O Globo, de Cássia Almeida, Ana Flávia Pilar e Pamela Dias, focaliza amplamente o tema e o trabalho do Instituto.
A matéria revela que 11% da população têm acima de 65 anos, demonstrando, no entender do IBGE, um processo de envelhecimento. Mas acredito que o que ocorre com pessoas com mais de 65 anos não é o envelhecer, mas a manutenção de um período de vida praticamente idêntico ao dos homens e mulheres com idade entre 40 a 50 anos, por exmeplo. Os hábitos mudaram, as atividades físicas também, os atendimentos médicos para as classes mais altas modernizaram-se, resultando em reflexos diferentes do que o de anos anteriores.
OUTROS TEMPOS – Antigamente, na década de 30, por exemplo, uma pessoa com 40 era considerada idosa. Hoje, uma pessoa com esta idade é vista até em campeonatos de futebol. O que há na queda do índice de nascimentos é que as famílias reduziram o número de filhos, até mesmo pelo avanço das técnicas anticoncepcionais. São fenômenos naturais.
Um número de pessoas com mais de 80 anos, cerca de 4,6 milhões, segundo o IBGE, significa cerca de 2% da população brasileira. É claro que a longevidade é maior nas regiões Sul e Sudeste. A explicação é simples, é onde existe um sistema de saneamento compatível com as necessidades populacionais, com exceção das faixas de pobreza.
REJUVENESCIMENTO – O que deve ser destacado é o rejuvenescimento da população acima de 65 anos. Não há motivos de preocupação, até porque a atividade econômica passou a ser acrescida por pessoas que mesmo aposentadas, continuam em atividade no mercado de trabalho, produzindo e consumindo.O fato deve ser representado como avanço social.
Quanto mais a vida útil estiver se alongando, melhor para todos os seres humanos. O problema que existe no Brasil é o da redistribuição de renda, que depende do mercado de emprego, que apresenta reações, e também do sistema salarial para que os vencimentos do trabalho parem de perder a corrida para a inflação.
PERSPECTIVAS – Reportagem de Vera Rosa e Wesley Galzo, O Estado de S. Paulo, e de Marianna Holanda, Matheus Vargas e Renato Machado, Folha de S. Paulo, focalizam o comentário do presidente Lula da Silva, no café da manhã de seu aniversário, na sexta-feira, admitindo que será difícil cumprir a meta do déficit zero em 2024, como vem sendo defendido pelo ministro Fernando Haddad.
Ao fazer a afirmação, evidentemente, o presidente da República contribuiu para manter alto o nível dos juros, inclusive da Selic. Quando se verifica déficit, o governo tem que colocar no mercado papéis para cobri-lo. Foi uma falha política a afirmação feita por Lula da Silva. Certamente, ele tentará consertar a falta cometida. A aceitação dependerá de como o mercado reagirá a partir de amanhã, segunda-feira.
TRÉGUA – O Plenário da ONU, por ampla maioria de votos, mais de 120 países, formularam a proposta de uma trégua humanitária no teatro da guerra em Gaza, capaz de fazer pelo menos cessar as mortes de milhares de pessoas a cada 24 horas. Mas está difícil. Reportagem de O Globo, revelou que Israel ampliou a ofensiva por terra no território de Gaza, que além de não receber água, alimentos e energia elétrica, está agora sem comunicação porque a internet foi bloqueada.
É dramático sentir que a cada dia pessoas perdem a vida e milhares de outras sofrem mutilações. É uma tragédia deflagrada pelo Hamas em 7 de outubro e que agora se prolonga com a reação israelenese. O Plenário da ONU marcou a sua posição humanista. Vamos torcer para que a guerra seja cessada.
Vamos torcer é pra que Israel mate todos esses terroristas todos do Hamas do Hezbolah do Iran da Síria do Libano do Egito. Os petralhas só estão do lado errado. Ah país vagabundo.
*𝐀𝐎𝐒 𝐕𝐄𝐋𝐇𝐈𝐍𝐇𝐎𝐒 𝐒𝐄𝐌 𝐉𝐔𝐈𝐙𝐎*
𝐐𝐮𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐚 𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐭𝐞𝐧𝐡𝐚 𝐣𝐮𝐢́𝐳𝐨?
𝐂𝐨𝐦𝐨 𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐞́ 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐢́𝐯𝐞𝐥??
𝐃𝐞𝐬𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐪𝐮𝐞𝐧𝐨𝐬 𝐯𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐨 𝐓𝐚𝐫𝐳𝐚𝐧 𝐚𝐧𝐝𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐧𝐮.
𝐀 𝐂𝐢𝐧𝐝𝐞𝐫𝐞𝐥𝐚, 𝐜𝐡𝐞𝐠𝐚𝐯𝐚 𝐦𝐞𝐢𝐚 𝐧𝐨𝐢𝐭𝐞.
𝐎 𝐏𝐢𝐧𝐨𝐪𝐮𝐢𝐨, professor do Lula, 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐢𝐚 𝐩𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐫𝐚𝐦𝐛𝐚.
𝐎 𝐀𝐥𝐚𝐝𝐢𝐦, 𝐞𝐫𝐚 𝐥𝐚𝐝𝐫𝐚̃𝐨.
𝐎 𝐁𝐚𝐭𝐦𝐚𝐧, 𝐝𝐢𝐫𝐢𝐠𝐢𝐚 𝐚 320𝐤𝐦/𝐡.
𝐀 𝐁𝐫𝐚𝐧𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐍𝐞𝐯𝐞, 𝐦𝐨𝐫𝐚𝐯𝐚 𝐜𝐨𝐦 7 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬.
𝐏𝐨𝐩𝐞𝐲𝐞, 𝐟𝐮𝐦𝐚𝐯𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐞𝐫𝐯𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐧𝐡𝐚 𝐞 𝐟𝐢𝐜𝐚𝐯𝐚 𝐥𝐨𝐮𝐜𝐚̃𝐨!
𝐎 𝐂𝐚𝐬𝐜𝐚̃𝐨, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐭𝐨𝐦𝐚𝐯𝐚 𝐛𝐚𝐧𝐡𝐨.
𝐂𝐞𝐛𝐨𝐥𝐢𝐧𝐡𝐚, 𝐟𝐚𝐥𝐚𝐯𝐚 𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐞𝐫𝐫𝐚𝐝𝐨.
𝐀 𝐌𝐨𝐧𝐢𝐜𝐚, 𝐛𝐚𝐢𝐱𝐚𝐯𝐚 𝐨 𝐩𝐚𝐮 𝐧𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐧𝐢𝐧𝐨𝐬.
𝐀 𝐌𝐚𝐠𝐚𝐥𝐢, 𝐞𝐫𝐚 𝐠𝐮𝐥𝐨𝐬𝐚.
𝐎 𝐌𝐢𝐜𝐤𝐞𝐲, 𝐧𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐜𝐚𝐬𝐨𝐮 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐞.
𝐎 𝐏𝐚𝐭𝐨 𝐃𝐨𝐧𝐚𝐥𝐝, 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐧𝐚̃𝐨 𝐜𝐚𝐬𝐨𝐮 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐠𝐚𝐫𝐢𝐝𝐚, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐯𝐚 𝐞 𝐨𝐬 𝐭𝐫𝐞̂𝐬 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐢𝐧𝐡𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚𝐯𝐚𝐦 𝐚̀𝐬 𝐚𝐮𝐥𝐚𝐬.
𝐓𝐢𝐨 𝐏𝐚𝐭𝐢𝐧𝐡𝐚𝐬, 𝐞𝐫𝐚 𝐩𝐚̃𝐨 𝐝𝐮𝐫𝐨.
𝐎 𝐆𝐚𝐬𝐭𝐚̃𝐨, 𝐯𝐢𝐯𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐨𝐫𝐭𝐞.
𝐃𝐢𝐜𝐤 𝐯𝐢𝐠𝐚𝐫𝐢𝐬𝐭𝐚, 𝐯𝐢𝐯𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐥𝐜𝐚𝐭𝐫𝐮𝐚𝐬.
𝐄𝐬𝐬𝐞𝐬 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐨𝐬 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐢𝐯𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐪𝐮𝐞𝐧𝐨𝐬…
𝐄 𝐝𝐞𝐩𝐨𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐫𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞𝐧𝐡𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐣𝐮𝐢́𝐳𝐨???
𝐌𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐬 𝐯𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐦 𝐣𝐮𝐢́𝐳𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐜 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞.
𝐏𝐫𝐚 𝐦𝐢𝐦, 𝐯𝐞𝐢𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐞𝐧𝐠𝐚𝐧𝐨. 𝐑𝐬𝐫𝐬𝐫𝐬
O Brasil não se preparou para a nova realidade. O envelhecimento da população não foi acompanhado da melhora dos serviços de Saúde Pública.
Os idosos, que não têm Planos de Saúde, sofrem com a espera para cirurgias, exames médicos e até simples consultas.
Enquanto isso, prefeitos libertários como o do Rio, Eduardo Paes só pensam em privatizar aos serviços de Saúde
Se não bastasse esse Paes, homem insensível e grosso igual uma mula, entregou para a iniciativa privada, a maior emergência do Rio, o Hospital Souza Aguiar. Pouca gente protestou. Já está pensando em entregar o Hospital Getúlio Vargas.
Nos Postos de Saude, médicos e empregados das Organizações Sociais já ultrapassam em número, os funcionários da Prefeitura.
Paes gostou da inércia do povo Carioca e afirmou, que vai contratar professores terceirizados para trabalhar nas Escolas Públicas. Está fazendo a festa das Organizações Sociais.
Atua na divisão dos trabalhadores, colocando na mesma sala, posto, hospital, trabalhadores concursados e nomeados, terceirizados, fazendo o mesmo serviço e uns ganhando mais do que outros.
Uma vergonha. Idosos para esse prefeito, só causam despesas para o erário público.
Irmão Roberto Nascimento, bom dia.
Vamos olhar pelo lado positivo. Motivado pela falta do “dimdim”, olhei para os gregos de antes dos romanos e vi: “conheça-te e cura-te”. Vi artigos baseado nos Vedas, que o limão é um remédio santo.
Após um acidente (2009) e inflamação no joelho, aprendi o poder do (gelo) para evitar e mesmo combater infecções pós traumáticas. Na sequência vi o poder do (limão) para reconstruir cartilagens corroídas pela inflamação. Fiz o recomendado e fiquei curado.
PS: Fiquei tão grato ao tratamento que até hoje tomo de domingo a domingo um limão batido no liquidificador com um pouquinho de água mineral; isto em jejum, e só me alimento 1(uma) hora depois.
PS2: Parece que é tratamento para privilegiados, pois nem minha esposa quis seguir.
PS3: Passei a acrescentar a quatro anos atrás, um dente de alho à beberagem e para surpresa, vi o limão ficar mais palatável, e o alho não arder.
PS4: Tenho úlceras cicatrizadas, de muito antes desse tratamento, e, nunca tive problemas.