Ricardo Rangel
Veja
Comparar Gaza ao Holocausto, afora a extrema grosseria com milhões de judeus, foi um dos maiores erros políticos da carreira de Lula. Até domingo, Benjamin Netanyahu dividia com Vladimir Putin o primeiro lugar no ranking dos vilões da humanidade. Graças a Lula, o premier israelense saiu da defensiva, subiu no pedestal da virtude e tornou-se porta-voz da indignação dos judeus e do mundo inteiro.
Era uma oportunidade imperdível e o premier israelense não a perdeu. Mandou às favas o protocolo, o profissionalismo e a mais simples civilidade, e obrigou o embaixador brasileiro, Fred Meyer, a ouvir uma descompostura em hebraico, em público, gravada e disseminada pelos meios de comunicação (episódio classificado como “inédito” por um embaixador). Declarou Lula persona non grata. E exigiu desculpas.
XEQUE-MATE – Netanyuahu deu um xeque-mate em Lula. Chamar embaixador de volta é um gesto visto como de hostilidade, mas, diante do ocorrido, como não deixar Meyer em Israel? E como pedir desculpas?
Lula está de mãos atadas, só o que pode fazer é ficar calado, não fazer mais marola e torcer para o premier israelense não escalar ainda mais a crise. É improvável que o faça — mas, sendo quem é, tudo é possível.
O tiro de canhão que Lula deu no próprio pé ainda terá muitas repercussões. O presidente brasileiro ficou proibido de criticar o massacre que Israel está promovendo em Gaza — se o fizer, vão lembrar que Lula é o chefe de Estado que comparou os judeus a Hitler.
ADEUS, NOBEL – Sua pretensão de ser um articulador da paz está enterrada definitivamente. A chance de conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança virou fumaça. Sua posição se deteriorou para falar até sobre aquecimento global.
O preço no front doméstico também será alto. Lula, que já tinha perdido o voto dos liberais, agora perdeu o voto dos judeus e de quem lhes é próximo. Ficou muito mais difícil defender Lula, e quem ainda tem ânimo de fazê-lo, ouvirá impropérios a cada vez que tentar;
SEM APOIO – No Congresso, o apoio se tornou ainda mais escasso, já tem até pedido de impeachment rolando. Vai se tornar mais difícil aprovar leis e a boa vontade de Arthur Lira e do Centrão se tornará (ainda) mais cara.
Na mídia e nas redes sociais, o espaço para qualquer coisa positiva que o governo esteja fazendo evaporou: o único assunto existente é o faux pas de Lula. Mesmo depois que passe, o assunto voltará a cada vez que Lula cometer mais uma fanfarronice, a cada vez que se meter em mais uma trapalhada.
E, sem um único auxiliar ou amigo que ouse contrariá-lo, tendo Janja com única conselheira, a chance de Lula se meter em novas trapalhadas é 100%.
E, sem um único auxiliar ou amigo que ouse contrariá-lo, tendo Janja com única conselheira, a chance de Lula se meter em novas trapalhadas é 100%
Sr. Newton,
Aproveitando a deixa, vamos lembrar o que disse a famosa jornazista tucano-petista sobre o Casal 171/51
“…Sonhei que o Lula tinha se arrependido de falar pelos cotovelos e que ele, envergonhado pelo comportamento juvenil que apresentou em Adis Abeba, tinha demitido o Celso Tamborim e confinado Janja aos aposentos do Alvorada, sua verdadeira área de excelência.
Ali, ela tem toda liberdade para exercer seu talento em questões que versam sobre certas contingências do cargo, como fricção, trânsito, deslocamento e aquelas diatribes orais que nosso presidente tanto adora.
Mas, veja: o Brasil tem uma jóia chamada Itamaraty e um tesouro chamado Instituto do Rio Branco, uma das melhores escolas para diplomatas do planeta, que forma profissionais respeitados desde 1945.
Este é o sexto governo seguido que está fazendo questão de jogar no esgoto a nossa expertise na área e a, até então, impoluta reputação diplomática.
Lula está sendo porcamente aconselhado em questões internacionais neste seu terceiro mandato. Se não por falta de qualidade, também por escassez numérica.
Alô, José Dirceu, Gilberto Carvalho, Jacques Wagner! Alô, Henrique Meirelles, Palocci, Luiza Erundina (não importa mais partido, estamos num coalização, não?)
Alguém precisa interceder e conversar com o barba!
Os filhos não podem chegar junto, os amigos estão afastados. Ele virou um shitzu ou um maltês, um yorkshire atrás da mulher e só ouve o que diz esse Visconde de Sabugosa de Celso Tamborim, a quem a maioria dos colegas no Itamaraty considera trelelé.
O que estou dizendo aqui soa como grosseria, são coisas indizíveis, só essa carcamana de quinta seria capaz de tanta baixeza, é? Pois saibam que estou sendo comedida….”
https://twitter.com/barbaragancia/status/1759929576891785525?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Etweet
*Carcamana de quinta (categoria)
ADEUS, NOBEL – Sua pretensão de ser um articulador da paz está enterrada definitivamente
Caramba, que trágedia com o Ladrão
Depois de ler quase 3.000 livros na cela do Cadeião da Federal e ficar sem o Nobel, a única saída é meter o pé no corotinho…..
Mas será que a continuidade da limpeza étnica que Israel está fazendo na Palestina, desde há muito tempo, não se assemelha aos métodos nazistas?
Isso já era esperado. Isso tudo é o resultado de suas limitações intelectual e cultural. Quantas vezes já abriu a boca para falar asneira. Talvez não num nível igual a esse. Pode esperar que devido as suas limitações outras virao
Quá!
“Graças a Lula, o premier israelense saiu da defensiva, subiu no pedestal da virtude e tornou-se porta-voz da indignação dos judeus e do mundo inteiro”.
Mil vezes quá!
Seguindo adiante, depois dessa manifestação na Paulista vamos aguardar a manifestação do Loola na mesma avenida.
Vai ser uma festa de arromba.
Por muito menos D Pedro I tirou as fitas com as cores de Portugal do chapéu, jogou no chão, bateu o pé e fez a Independência do Brasil.
Bolsonaro, o ‘tosco’, pode aproveitar os milhões que vão apoiá-lo e dar o golpe.
PS: Por que por muito menos? Porque Portugal queria que ele voltasse para a matriz e aqui, o ‘tosco’ vai para o xilindró. O Xandão não vai perder a oportunidade.
“Chacrinha e Os Trapalhões”, foram seus ídolos!
Confiar na Janja? E desde quando mulher de programa é confiável? Se bem que quando o “marido” é o maior bandido da face da terra, quem tem que ter cuidado é ela!
Lula não apenas não vai pedir desculpas, como vai dobrar a aposta. Cercado de puxa-sacos, bajulando pela imprensa e sendo aconselhado por Janja e o Amorim vai continuar disparando sua metralhadora de merd@ e salve-se quem puder.
Por que ? Condenado, preso e descondenado por uma politicagem suprema, quer mostrar ao mundo o que ele não é.
Endosso.