Eduardo Gayer
Estadão
O ministro da Justiça, Flávio Dino, negou pedidos da CPMI do 8 de janeiro para ter acesso às imagens das câmeras de segurança da pasta no dia dos atos golpistas em Brasília. Dino alegou que os arquivos não podem ser divulgados para preservar as investigações criminais em andamento.
“Esta decisão administrativa visa preservar a autoridade do Poder Judiciário no que se refere ao compartilhamento de provas constantes de Inquéritos com eventuais diligências em curso”, afirma o Ministério da Justiça em resposta a ofícios enviados por deputados e senadores do colegiado.
MORAES AUTORIZOU – A CPMI, porém, é um órgão investigativo com poder de polícia. As imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas foram disponibilizadas à imprensa e ao Judiciário por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um vazamento parcial dos arquivos que levou à queda do ex-ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
As câmeras mostram o militar, então nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer a segurança do Palácio, circulando inerte pela sede do Executivo e sem reagir aos invasores.
STF TERIA NEGADO – No despacho, o Ministério da Justiça ainda destaca que a presidente do STF, ministra Rosa Weber, igualmente negou pedido da CPMI para compartilhamento de arquivos de inquéritos hoje em tramitação na Corte.
À Coluna, Flávio Dino afirmou que o pedido de acesso às imagens deve ser feito à polícia. “As imagens estão em inquéritos policiais. Tem que cumprir o artigo 20 do Código de Processo Penal. Basta pedir para quem preside o inquérito. Portanto, não há negativa”, defende o ministro.
O artigo 20 do Código de Processo Penal diz que “a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO MUNDO – Há muito não se via um ministro tão exibicionista quanto Flávio Dino. É um pavão de grande porte, que gosta de se exibir. Sabe que a CPMI tem poder de polícia, mas finge não entender o que isso significa. E que ganha com tal comportamento? Ora, ele não ganha nada, apenas sente uma ligeira e fugidia sensação de poder, que pode ser chamada de soberba. Mas que logo passa e ele percebe que na verdade nada o distingue dos demais. É igual aos outros, apenas um pouco mais volumoso, digamos assim. (C.N.)
Pode isso Arnaldo?
Reeleger é reerrar!
Diz a fábula que o pavão ao pavonear com suas plumas esquece-se de observar os pés horrorosos que ofazem sustentar.
Para o ministro refletir.
Tudo isso, para tentar incriminar o gal. GDias pelo atentado do golpe, como se Lula quisesse dar um golpe no seu próprio governo.
GDias pegou o bonde andando, próximo do ponto final, cheio de bolsonaristas, chegou ao Planalto logo após a invasão com alucinados quebrando tudo.
O texto diz: “GDias foi pego pelas câmeras circulando inerte pela sede do Executivo e sem reagir aos invasores”.
Queriam que ele fizesse o quê? que, com a cara e a coragem desse ordem de prisão a multidão enfurecida. Com a cara, só ia ganhar tapa.
GDias fez o que tinha de fazer, procurar encaminhar todos para o 2º andar, esperar o reforço policial para prender os alienados bolsonaristas.
Dia 8 de janeiro, fazia parte do projeto da tentativa do golpe, após terem falhados os do dias 12 e 24 de dezembro.
Bolsonaro dá uma de João sem braço, insinua que invasão do dia 8 de janeiro, não tem nada a ver o governo dele, foi iniciativa do povo indignado com o resultado das eleições. Quer dizer que os mais de 100 ônibus lotados de bolsonaristas, saindo de toda parte do Brasil, chegando à Brasília no mesmo dia e hora foi coincidência; dois dias antes Anderson Torres deixa Brasília, depois de dar as ordens e viajar para os EUA, a PM foi ausente contra os invasores e os acampamentos na porta do Quartel General que serviu de base aos terroristas eram formadas por pessoas de bem? Pessoas do bem assim, o inferno está cheio.
O Dino representa a antítese dos bozo.
Culto,inteligente, bem humorado,trabalhador,de bem com a vida,competente,bonitão e Vingador.
Odeiam-no.
Isso é uma pragaaaaa. !!!
Flávio Dino, filho dos advogados. Seu pai foi vereador de São Luís, deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa. Dino, formou-se em direito pela UFMA e concluiu o mestrado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Juiz federal deixou a magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo.
Em 2010, Dino foi eleito um dos parlamentares mais influentes do Brasil pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)
Eleito governador do Maranhão no primeiro turno, com 63,52%. Flávio Dino também foi o primeiro filiado do PCdoB a governar um estado da federação desde a cisão com o PCB em 1962. Reeleito governador em, também no primeiro turno, com 59,29% dos votos válidos. Em 2022, foi eleito senador.
Em dezembro de 2022, foi anunciado como ministro da Justiça no governo Lula, sendo empossado em 1.º de janeiro de 2023.
Com toda essa pagagem, aqui no Tribuna da Internet é redicularizado sem que haja nenhum postura fora da ética a ser contestada. Senhores repórteres, por favor…
O narcotraficante e corrupto Dino está pouco ligando para os requerimentos do Congresso Nacional. Flagrado na cena do crime, procura desesperadamente ocultar ou adulterar as provas que o incriminam.
Para felicidade da trinca de “J” (jaco, jacu & joze), a democracia e o estado de direito voltou.
A RELATIVIDADE DA BELEZA DA ‘’DEMOCRACIA’’! Qual é a diferença entre beleza física do ‘’anjo Lúcifer’’ e beleza de oratória política e religiosa? Observem os cientistas, por exemplo, eles não sabem falar, discursar, fazer proselitismo, sermões, oratórias, criar narrativas, etc. Vejam os políticos, os religiosos, os vigaristas, os estelionatários; como são bons de lábia! Lembrem-se do brilhantismo retórico de Hitler, um dos maiores monstros sanguinários da humanidade! E a lábia dos pastores evangélicos do Brasil! Os cientistas, porém, calados, transformaram a vida da humanidade, nos resgatando de uma Idade de Trevas de 50 mil anos! (L.C. Balreira).
ETERNA CORRUPÇÃO, ETERNA CRIMINALIDADE, ETERNA IMPUNIDADE! Como é possível que uma nação como o Brasil, com trilhões de reais de receitas e orçamentos anuais não consiga controlar a criminalidade? Sim, eu já falo em ‘’controlar’’, não falo nem mesmo em manter um nível de dignidade geral aceitável em termos de segurança pública para os cidadãos do bem, que trabalham, estudam, empreendem, para pagar os impostos mais extorsivos, mais criminosos, do mundo, para sustentar uma corja de canalhas e imbecis do Estado e dos Três Poderes. Ou mesmo aqueles cidadãos aposentados ou que sobrevivem de algum benefício-esmola do Governo, após terem contribuído com impostos, taxas, etc., mesmo antes de nascer com o enxoval do bebê e, depois de morrer, com a geração empregos e impostos com túmulo, velório, flores, combustível no dia da visita dos parentes e amigos, etc. (L.C. Balreira).
DA TERRA NASCEM OS HOMENS E AS MULHERES CANALHAS. Dos incompetentes, corruptos, omissos, vagabundos, facínoras, assassinos, genocidas eleitos, concursados, nomeados, etc., eu não espero nada, tampouco me surpreendo com porcaria alguma que eles fazem todo o santo dia! Eles estão na deles, em sua zona de conforto, pela sua ‘’consagração’’ nas divinas urnas sufragistas, da divinal ‘’democracia’’ brasileira. “A voz do povo é a voz de Deus’’, é o que esses facínoras, hipócritas, adoram repetir e repercutir! A mentira repetida se torna verdade! Como dizia minha querida mãe: “Faz a fama e deita-te na lama’’, ‘’Quer ver o vilão ponha-lhe o poder na mão’’. Mas como é que um povo de 200 milhões de pessoas pode permitir tal anarquia? Tal armagedon? Tal apocalipse? Tal esculhambação? Tal pandemônio? Tal holocausto, chamado ‘’Diretas-Já’’, que já dura infernais 40 anos? E o que é pior, ninguém está vendo uma luz no fim deste regime político absolutista violento, criminoso, sanguinário, desse subterrâneo, desse ambiente nacional cavernoso, obscuro, sombrio, tenebroso, lúgubre, sinistro, inseguro, assustador, horripilante! Mas, poderosamente ‘’garantista’’, ‘’permissivista’’, ‘’humanista’’, condescendente, complacente, indulgente, ‘’cristão’’. (L.C. Balreira).
O ladrão rouba pra comprar drogas mas porque não rouba logo as drogas?
Porque os traficantes andam e tem sob seu comando equipes de homens armados!
Se ele é exibicionista não sei, mas é de uma tremenda eficiência e terá meu voto se for candidato à presidência, pois deixa no chinelo quaisquer candidatos que se apresentem, seja de direita ou esquerda. O perigo é o PT querer fritá-lo para inviabilizar sua candidatura.
A tal de extrema direita e quejandos não entendeu que somente em 2026 poderá ter alguma esperança. Mas que tenha a honestidade de apresentar um candidato de moral ilibada,, não alguém que tenha sido expulso das Forças Armadas por ter mentido, quebrando o pundonor militar, que não esteja ligado à rachadinhas, que tentou se apossar de jóias valiosas, dentre outras coisas. Também que tenha propensão ao trabalho e não achar quer governar é fazer motociatas…
Flavio BanDino tem muito a esconder.