
Bolsonaro obedeceu a seus advogados e ficou em silêncio
Elio Gaspari
O Globo/Folha
Protegendo-se no inquérito das joias das Arábias, Jair Bolsonaro resolveu ficar em silêncio. Se ele tivesse adotado essa estratégia durante seus quatro anos de governo em relação à pandemia da Covid e às vacinas, talvez não tivesse perdido a Presidência. Descobriu tarde que ficar calado é o melhor remédio.
Mauro Cid está colaborando com as investigações. Não se conhece o ponto final dessa colaboração, mas se conhece o ponto de partida.
ASSISTIU A TUDO – Convivendo com o ex-capitão, Cid viu como ele fritou um ministro da Defesa e três comandantes militares. Viu também a fritura do general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz e do fiel Gustavo Bebianno.
Pode ter concordado com todas as frituras, mas, desde que começou a história das joias das Arábias, não pode ter deixado de perceber que todas as versões de seu chefe podiam ser desconexas e contraditórias, mas convergiam num aspecto: fosse o que fosse o que havia acontecido, o responsável seria o tenente-coronel Mauro Cid. Era areia demais para o seu caminhão.
Detalhe: o tenente-coronel Mauro Cid e seu chefe, Jair Bolsonaro, encrencaram-se porque um e outro desconheceram as lições de um chefe militar e de um notável ajudante de ordens.
EXEMPLO DE DUTRA – O chefe militar foi o general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra de 1936 a 1945. Ele precisava recrutar um ajudante de ordens e pediu que a cada dia um candidato o acompanhasse ao sair do ministério.
Veio o primeiro, Dutra disse-lhe que iriam para sua casa, em Ipanema. A certa altura o general disse ao motorista que seguisse em direção à zona norte. O capitão, polidamente, corrigiu-o.
No dia seguinte veio o segundo e a cena repetiu-se. O capitão ficou calado. Dutra nomeou-o.
OUTRO EXEMPLO – Em 1977 o capitão Juarez Marcon, ajudante de ordens do general João Baptista Figueiredo, acompanhava o chefe numa visita à Bahia.
Eles embarcaram num navio da Marinha, o mar estava encapelado e Figueiredo, fardado, conversava na popa. Marcon andou até ele, pediu-lhe o quepe e voltou para onde estava.
Quando lhe perguntaram por que pegou o quepe, ele respondeu: “Porque o navio está jogando muito. Se o general cair n’água, não faltará quem se atire para socorrê-lo. Se cair só o quepe, quem terá que se jogar serei eu”.
Hell de Janeiro.
Aonde vamos parar?
VERGONHA INTERNACIONAL!
José Luis
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://aeroin.net/tripulacao-da-british-e-assaltada-no-rio-de-janeiro-fica-em-estado-de-choque-e-voo-e-atrasado/&ved=2ahUKEwiRv43bjJmBAxWrhJUCHTFfCHcQFnoECA4QAQ&usg=AOvVaw1nRxoILD0dsZvYc64S9KHU
Manda pro Fachin despachar que ele explica, porque no Rio de Janeiro, não se pode tocar em bandido, assaltante e traficante. Com certeza, os britânicos entenderão sem problemas.
Ué?!
Se as armas que caem nas mãos da criminalidade entram pelas fronteiras com São Paulo e Minas, e esses 2 estados NÃO fazem nada para impedir isso, interceptando as armas para não deixar que chequem aqui, parecendo até que de PROPÓSITO estão cooperando para que os bandidos no Rio se armem cada vez mais para desestabilizar o Estado Fluminense, tá na hora do Rio se separar do Bostil e fechar a fronteira.
Porque se depender da policia paulista e mineira, tamos F*******!
Não entendi?
O que não entendeu?
Calma Sr J L.
Os CIEPs do lixo estão funcionando a todo vapor.
1) Bom artigo !
2) Licença… o Presidente Lula viaja hoje para a Índia onde será o Presidente do G20 até o final de 2024…
3) Com todo o respeito… vejo/leio/percebo inveja em muitas críticas ao renomado nordestino…
4) Que ele tem erros todo mundo sabe, pois ninguém é perfeito, mas vejam o que ele está fazendo de bom…
5) A inveja, entre outras é porque um autodidata está ajudando o Brasil a crescer… não sou petista/lulista…
6) Sou filiado ao PSB40 de Alckmin… que também tem erros, mas no momento estamos orando com a Opus Dei pelas melhorias do Brasil…
Bolsonaro está calado porque não tem como se defender, tudo que disser vai depor contra ele.
Ficar calado e empurrar o inquérito com a barriga até que o advogado encontre uma brecha na lei para salva-lo, numa missão impossível.
Esta calado porque não é burro.
Como diz a Bíblia em Eclesiastes, “Há tempo pra tudo. Tempo de falar e tempo de ficar calado.”