Se tivesse havido golpe, a liberdade da imprensa seria a primeira vitima

Charge do JCaesar | VEJA

Charge do JCaesar | Veja

Roberto Nascimento

Assim que foi encontrada a minuta do golpe, na casa do delegado federal Anderson Torres, o ex-ministro da Justiça declarou que era um documento apócrifo, que não sabia como tinha ido parado na sua casa, possivelmente ele próprio teria levado para depois se desfazer dele. Também não lembrava quem lhe entregara o documento. Na verdade, Torres parece ter a memória afetada, deveria ser submetido a uma junta médica, é impressionante que até agora ninguém tenha percebido isso.

Ironias à parte, hoje se sabe que Anderson Torres estava metido até o pescoço na trama macabra do golpe de estado, e assim jogou fora sua carreira de delegado federal.

MENTIRAS MIL – Bolsonaro também mentiu, ao afirmar que nunca tivera acesso à minuta golpista. Além do documento na casa de Torres, a Polícia Federal encontrou em 8 de fevereiro outra minuta que anunciava a decretação de um Estado de Defesa no país. Apócrifo e sem assinatura, o papel estava na sede do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.

Com os depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, do general Freire Gomes e do brigadeiro Baptista Junior, agora se sabe que Bolsonaro mentiu ao dizer que desconhecia a minuta do golpe, cuja preparação ficara a cargo do então ministro Anderson Torres e ao assessor Filipe Martins.

Agora sabe-se que o próprio presidente fez (ou mandou fazer) correções no texto, reduzindo os “considerandos” (justificativas) e tirando o ministro Gilmar Mendes e o senador Rodrigo Pacheco da lista das autoridades a serem presas, encabeçada por Alexandre de Moraes.

PRINCIPAIS ENTRAVES – Dois fatores foram preponderantes para que o golpe não se consumasse: 1) Não houve falhas no processamento das urnas eletrônicas, portanto, deixou de existir o motivo que justificaria a intervenção militar; 2) A falta de apoio do presidente americano Joe Biden, que se declarou contra o golpe e reconheceu a vitória de Lula, ainda no domingo.

Lula deve muito ao presidente Biden, que durante todo o ano de 2022 enviou representantes para informar à alta cúpula militar seu compromisso com a democracia no Brasil, algo muito diferente do papel desempenhado pelo presidente John Kennedy, que apoiou o golpe de 1964.

Os tempos mudaram e muito. Se Trump estivesse no poder, estaríamos sendo governados pelo Comando Revolucionário. Nem poderíamos estar escrevendo aqui, sob o risco de prisão sem direito a advogado e habeas corpus, e a Tribuna da Internet nem mais existiria.

NOVA DITADURA – Estaríamos de volta a 1964. O Supremo e o Congresso teriam suas atividades suspensas pelo general Braga Netto (verdadeiro arquiteto do golpe). A lista dos presos seria longa – Alexandre de Morais, esquerdistas, legalistas e adversários de Bolsonaro seriam encarcerados no Batalhão de Forças Especiais sediado em Goiânia.

Sobre esse general golpista Braga Netto, os colegas estão fugindo dele como o diabo foge da cruz. Está sem clima no Exército e por isso, tem chorado pelos cantos, se fazendo de vítima.

Tem dito que cumpria ordens de Bolsonaro, mas dificilmente os generais de quatro estrelas obedeceriam a ordens de um despreparado capitão, que deveria ter sido expulso do Exército lá atrás. Como disse o general Freire Gomes ao depor, se tivesse ocorrido o golpe, seriam 20 dias de euforia e 20 anos de tragédia.

18 thoughts on “Se tivesse havido golpe, a liberdade da imprensa seria a primeira vitima

  1. Sr. Roberto Nascimento,

    Anda sumido da TI, imagino que não é por falta de tempo.
    Como o Sr. mesmo me disse, “escrever pra mim, é um prazer”.
    Sempre encontramos tempo pra fazermos algo prazeroso.

    Mas entendo, tá complicado ler tantas bobagens que os bolsonaristas escrevem todo santo dia.

    É inacreditável que uma manada queira a ditadura, ainda mais na mão do bolsonaro, um desequilibrado total.

    Quando o Sr. diz: “.. tinha interesses pessoais de poder e riqueza, traindo também os companheiros de farda.”

    Não podemos esquecer do ingrediente principal, que era se livrar da cadeia, diante de tantos crimes que cometeu.
    Ele sabe muito bem o que fez nos verões passados e que a conta chegaria cedo ou tarde pra ele é sua família de destrambelhados ladrões.

    Apostou alto, jogou todas as fichas no golpe.
    E perdeu melancólicamente.
    Um triste episódio que jamais, espero, se repita.

    Como traidor, bolsonaro, é hors concours.
    Não tem parâmetro, não tem igual.

    Trai sem remorço, trai até prazerosa mente, com requintes de crueldade.
    Isso é um sintoma de psicopatia grave.

    A lei do retorno chegou rápido pra ele, é assim mesmo pra quem exagera nas doses de maldade.

    O cara passou quatro anos sem trabalhar, só elaborando roubalheiras e malevolências.
    Foi impiedoso ao extremo.
    Não sei como tem seguidores deste traste.
    Devem ser infantilóides que acreditam em papai Noel.
    Como puderam achar que uma ditadura com um desmiolado mau caráter poderia consertar o País.
    Jamais pensaram no perigo de uma dinastia, bolsonaro?

    Isso nos prova que os inconsequentes não tem limites.

    Agora, querem anistia, procuram como cães farejadores atalhos no código penal.

    Querem justificar a sua inocência a qualquer preço.
    Se lascaram!

    Só resta aos simpatizantes da ditadura e ao próprio bolsonaro, aguardar a sentença deste verme.

    Pelo bem do país e a saúde da democracia, Jair Messias Bolsonaro, terá que ir preso.

    Bastante mal ele já causou, agora tem que pagar, e vai pagar.

    Um forte abraço,
    José Luis

    • Um forte abraço José Luiz. Estou sempre presente na TI. Tem dia, que você não está bem, falta inspiração ou é aquelo que Mário Lago disse num show com Chamon no teatro Dulcina, em frente a Câmera de Vereadores, no Centro do Rio:
      ” Tem dia, que desce uma nuvem, do espaço, com uma urucubaca que atinge todos nós. Então bate uma tristeza, uma dor no peito, uma vontade de não fazer nada. No dia seguinte, a nuvem se desfaz e volta tudo ao normal”.

      Saudades de Mário Lago, de Hélio Fernandes, de Carlos Chagas, de Roland Corbisier, do Ednei, do Francisco Bendl do Bortolotto, de tantos outros, que passaram pela nossa vida e deixaram um legado de amor e de resistência.
      Seguimos em frente na trilha que nossos amigos deixaram.

  2. Não sejamos tendenciosos, Lula e seu clã roubaram exorbitante e inigualavelmente e não perderá esse troféu jamais e também o de maior mentiroso, que consegue convencer até gente letrada!

  3. Antônio Rocha, não existe governo nem regime eterno, os Impérios, todos ruíram, alguns devido as divisões internas.
    Vladimir Putin, começa a experimentar críticas de parcelas do povo russo. A invasão da Ucrânia, foi mal planejada e só tem causado baixas no Exército da Rússia. Putin não esperava, uma resistência tão forte dos ucranianos.
    O esforço da guerra, atinge a Economia em cheio. Uma hora, a conta chega para Putin, para Netaniyau, para Maduro, para todo mundo. Não existe um, que saísse incólume, das desgraças que impuseram aos seus países. Alguns como Mussoline foram assassinados, Hitler cometeu suicídio, Saddan Hussein enforcado, Kaddaf morto por uma baioneta, outros morreram na prisão, como o general argentino, Videla.
    Aliás, ninguém dorme o sono dos justos, quando a prisão de torna iminente.

    • Houve golpe ? Sim. Tanto a liberdade de expressão quanto a liberdade de imprensa são vítimas.

      Acuse seu inimigo de que iria fazer o que você está a fazer agora”.

  4. Certas afirmações filosóficas e ideológicas pecam por falta de sustentação.
    Se a liberdade de imprensa é uma característica de uma não ditadura o que pensar dos jornalistas, jornais e blogs que estão censurados?
    Os termos ditaduras e democracia estão sendo relativizados, para Loola Maduro não é um ditador. Para um ministro do STF o bolsonarismo foi vencido, isso fora dos autos.
    Vamos com calma, está sendo urdido no seio da gestapo petralha e assemelhados uma legislação sobre liberdade de expressão nas mídias sociais.
    O nosso paladino da democracia queria prender um jornalista que estava nos Estado Unidos, pediu a extradição e Tio Sam negou.
    Esquerdistas trazendo temas sobre liberdade de imprensa, fake news, censura, ditadura, me lembra as palavras do Mestre sobre o fermento dos fariseus, os sepulcros caiados, os vendilhões do templo e os hipócritas.
    Os grandes carniceiros da humanidade nunca fora encarados como ditadores, seus adeptos fazem cara de paisagem e ouvido de mercadores.
    Em tempo, as fitas sumidas do Dino ia caracterizar que Bolsonaro era golpista?

  5. O artigo de Sérgio Augusto, no Estadão veste domingo, título: Noitada Inesquecível, vem a propósito dos comentários, que li, aqui.
    Trata-se de um jantar na casa de veraneio, do romancista americano, Willian Sytron, na ilha Martha’s Vineyard ( Massachusetts, com Gabriel Garcia Marques, o escritor mexicano Carlos Fuentes e o presidente Bill Clinton.

    Carlos Fuentes, inteligentíssimo, perguntou a Clinton, se ele tinha inimigos. Bill respondeu:
    “meu único inimigo é o fundamentalismo religioso de direita” . O encontro dos escritores com o presidente, completou 25 anos.

    Análise:
    O perigo do fundamentalismo religioso de direita aumentou, tanto nos Estados Unidos usado por Trump, como no Brasil, base do Bolsonarismo que se aproximou desse nicho eleitoral, capturando os evangélicos para seus objetivos autoritários e golpistas, com um componente mais trágico: mudou da direita para extrema direita.

  6. Escrevi sobre a liberdade de imprensa, porém, o maior risco , seria a nossa liberdade.
    Havia uma lista, com os nomes, dos primeiros presos pelo Comando Revolucionário.
    O Brasil seria mergulhado em um banho de sangue, suor e lágrimas.

  7. Senhor Roberto Nascimento , a censura a imprensa esta comendo e correndo salta aqui no Estado do Amazonas , por parte do poder judiciário local , sob a desculpa de estarem protegendo as instituições do Amazonas e do país , pior que nos idos do regime militar que censuravam assumidamente para silenciar e intimidar seus críticos políticos e ideológicos , enquanto que hoje no Brasil e Amazonas , censuram para protegerem agentes públicos ” bandidos , corruptos e criminosos ” , nas três esferas de governos e do Estado , judiciário , legislativo e executivo , inclusive com risco real de uma emissora de rádio & Tv ter suspensa sua concessão pública , além de protegerem empresários criminosos .

  8. Prezado José Carlos, seu depoimento é preocupante.
    A OAB do Amazonas deve atuar no caso. Os advogados das emissoras e dos jornalistas deveriam requerer HC ao STF. Denunciar a censura ao ministro Roberto Barroso.
    Precisam fazer alguma coisa, se mexer, gritar, não podem ficar calados deixando esses obscurantista crescerem no Estado.
    Protocolem denúncias contra o mal juiz só CNJ presidido pelo Corregedor Luiz Salomão. Peçam ajuda ao valente senador, Omar Aziz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *