Lava Jato forneceu ao país um cenário de corrupção e deve ser avaliada de forma ampla

Charge do ZéDassilva (nsctotal.com.br)

Pedro do Coutto

Numa entrevista ao jornal Estado de S. Paulo de domingo, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, colocou em discussão aspectos da atual atuação da Corte Supremo sobre a Operação Lava Jato, acentuando que o STF ajudou a enterrar a Lava Jato.

“O que eu acho é que houve uma concepção equivocada por parte do Supremo. Só não houve a mesma concepção quanto ao Mensalão porque foi o Supremo quem julgou, aí evidentemente o tribunal ficaria muito mal na fotografia se viesse a declarar vícios na investigação e no próprio processo-crime.”

ANULAÇÃO – A questão não se reveste apenas de um lado, pois não há dúvida de que a operação Lava Jato forneceu ao país um cenário de corrupção então existente. Mas o fato é que o STF, meses depois dos julgamentos de Moro, envolvendo inclusive o atual presidente da República, anulou as condenações impostas a Lula, definindo como parciais os julgamentos do foro de Curitiba.

Entretanto, é preciso distinguir os efeitos da operação à época. A Lava Jato, repito, foi importante no país e seus exageros no julgamento não invalidam o aspecto principal da questão que se encontra no combate à corrupção. Tanto assim que várias empresas firmaram acordos de leniência, logo ficando evidente o reconhecimento de ilegalidades cometidas pelas organizações. Essa questão é impossível de ser ignorada.

SUSPENSÃO – Em entrevista ao Estadão, o ministro aposentado conta também que não vê com bons olhos a decisão de Dias Toffoli que suspendeu o pagamento das parcelas dos acordos de leniência firmados pela J&F e pela Odebrecht na Lava Jato.

“O grande problema é que nós passamos a ter, não pronunciamentos de órgão único, que seria o Supremo reunido em plenário, mas a visão individual de cada qual. Hoje a insegurança grassa, o que é péssimo. E mais do que isso: grassa o descrédito da instituição.”

O processo da Lava Jato, apesar de alguns percalços, funcionou como medida preventiva para evitar novos excessos, não só através dos julgamento de responsáveis, mas também como uma forma de confissão, pois a leniência decorre da aceitação da acusação, ainda que as empresas envolvidas agora tenham voltado às suas atividades. O importante agora é distinguir todo o processo que envolveu a Lava Jato e não apenas um lado da questão.

8 thoughts on “Lava Jato forneceu ao país um cenário de corrupção e deve ser avaliada de forma ampla

    • Pois é. Fizeram como os nazistas no caso dos campos de concentração: “-Nunca existiu”… Tudo para colocar o ladrão imundo na corrida presidencial. E ainda têm idiotas que acreditam no resultado das urnas…

  1. Interessante um trecho da entrevista de Ricardo Semler à BBC em 2015. Mas é isso mesmo, a hipocrisia grassa em nosso país.

    “Essas questões que estão sendo jogadas contra o governo do dia são muito antigas. A Petrobras é só a ponta do iceberg. Há corrupção nas teles, nas montadoras, nas farmacêuticas, nos hospitais particulares. O problema é endêmico e não adianta fazer de conta que surgiu agora. Se você vai para a Paulista e grita contra a corrupção, também precisa responder: Está declarando todos os seus imóveis pelo valor cheio? Nunca deu R$ 50 para o guarda rodoviário? Nunca pediu meio recibo para um médico? E quem está colocando no Congresso esses políticos? Não sei se a Paulista não estaria vazia se todo mundo fizesse um autoexame.

    O que ocorre com a corrupção é algo semelhante a nossa percepção sobre violência. Nunca se matou tão pouco no mundo – pense nas duas grandes guerras, na guerra civil espanhola, etc. Mas a internet, os debates, a difusão da informação faz com que tenhamos a sensação contrária.”

  2. Atacam com mão forte, a corrupção no quintal alheio, mas, passam pano na corrupção do quintal do vizinho amigo.
    Nada escrevem sobre a corrupção das jóias, dos mais de 150 imóveis, nada. Parece que não existiram.
    Ninguém escreve do escândalo, desse pessoal da Lava Jato, pegos em conversas não republicanas, combinando provas ( domínio do fato)contra réus escolhidos por eles.
    E ainda teve aquela tentativa de capturar mais de dois milhões das multas pagas pelas empreiteiras corruptas, para um fundo privado, que seria administrado por eles. Foi tão escandaloso, que não prosperou.

    Agora, desviam o crime da tentativa de Golpe de Estado, escrevendo dia sim, dia não, sobre corrupção na aldeia inimiga.
    Tentativa de assassinato é crime também, mesmo que a bala resvale de raspão no corpo da vítima.

    Ditadura nunca mais e corrupção também, mesmo sabendo, que há corrupção em todos os governos, desde sempre. Quanto a Golpes de Estado e suas tentativas, teremos que conviver com esse perigo latente, na história das nações.

    • Ou todos se locupletem, roubam de tudo, inclusive jóias ou se instaura- se a moralidade. Mas, quem vai fazer isso, se desde idos tempos, o homem gosta de dinheiro e de acumular bens, que a terra há de comer na poeira do tempo, que a tudo destrói?

  3. Senhor Jose Vidal , boa parte dos congressistas estão lá , por ” graça e obra ” dos juízes eleitorais , que não impedem pessoas com contas a prestarem a ” polícia e justiça ” , de se inscreverem e se candidatarem a cargos eletivos , com o agravante de que o tal voto vinculado continua ativo , a despeito do que é veiculado pela imprensa , quem elege uma pessoa não são os eleitores , mas o cacique(dono) do partido político, exemplos não faltam .

  4. VELHA MÍDIA CRIA CORAGEM E REVELA PLANO MACABRO DE JOSÉ DIRCEU…
    Recentemente, em uma entrevista a CNN, José Dirceu na maior cara de pau, discorria sobre o combate a corrupção.
    Com várias condenações por corrupção, o sujeito demonstra sua absoluta falta de escrúpulos.
    Zé, mais do que qualquer outro, é o mentor intelectual e executor do plano para aparelhar o Estado brasileiro e usurpá-lo para construir uma fina e capilarizada estrutura de poder para implantar uma doutrina radical de esquerda na América Latina a partir do Brasil.
    Nesse sentido, a festa promovida por Zé, onde reuniu inúmeras autoridades da atualidade, faz parte de uma estratégia desse repugnante meliante.
    O Estadão revelou sua pretensão:
    “Que não haja ilusões. Dirceu está em franca campanha para voltar formalmente ao poder. Se Lula hoje, com um séquito de auxiliares que nem remotamente têm a história e a experiência política de seus primeiros assessores palacianos, já está inclinado a retomar políticas que, comprovadamente, quase levaram o Brasil à ruína no passado recente, tanto pior será com alguém muito mais inteligente e capaz, como Dirceu, a seu lado nessa empreitada rumo ao atraso.”
    Sim, o plano é macabro.
    👉 Fonte: Jornal Cidade Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *