Em campanha para 2026, Lula amplia as verbas de publicidade do governo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A principal preocupação de Lula é sua reeleição em 2026

Roseann Kennedy
Estadão

Após as eleições municipais, o governo Lula deve retomar a concorrência interna das agências de publicidade para tocar as propagandas sobre as ações da atual gestão, e o foco das peças deve mudar. Nos bastidores, sobram críticas à comunicação adotada até o momento. Também há pressão para conversar mais com a classe média, com mensagens que ajudem a afastar o pessimismo da população em relação à economia brasileira.

De acordo com a última pesquisa Quaest, divulgada em outubro, mais brasileiros acreditam que o maior problema do País é a economia. Antes, o índice era de 21%; agora, é de 24%. A preocupação com a economia supera até temas como violência, questões sociais, corrupção, saúde e educação. Além disso, para 41% dos brasileiros, a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses.

PIMENTA DE VOLTA – O pós-eleições coincide com a volta do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta. E voltou ao cargo dia 12 de setembro, mas tirou férias para acompanhar de perto a disputa eleitoral. Agora, seu retorno ao dia a dia no Planalto gera expectativa no ambiente palaciano de uma estratégia publicitária “mais ampla e agressiva” com as agências, diz um interlocutor.

Uma das queixas internas sobre o período em que Pimenta se afastou para assumir o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e a comunicação ficou a cargo de Laércio Portela, foi de que se falou apenas para convertidos, com peças destacando os programas sociais.

O governo até lançou a campanha Fé no Brasil, no início de maio, com quatro eixos temáticos (economia, educação, saúde e agro), trabalhando o conceito básico de injetar esperança na população, e também buscando alcançar os eleitores evangélicos — segmento onde a popularidade de Lula patina —, mas a estratégia terminou sendo impactada pelas tragédias climáticas, no Rio Grande do Sul e, depois, pelas queimadas. Sem trocadilhos, “não havia clima”, resume um dos integrantes do governo.

SAIU DE FÉRIAS – Por ser gaúcho, no próprio mês de maio Paulo Pimenta foi designado para comandar as ações do governo federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul, devastado pelas enchentes. Em setembro, ele voltou para a Secom, mas saiu de férias para se dedicar às eleições municipais.

No diagnóstico sobre os motivos do pessimismo do eleitor, uma das leituras é de que reflete uma sazonalidade do período eleitoral e do mal estar com as queimadas.

Entre responsáveis pelas peças de comunicação do governo, uma ala acredita que o final de ano, com o período natalino, é o momento ideal para retomar a publicidade porque deve ajudar a resgatar o otimismo na população.

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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, Lula é um político eternamente em campanha, Com o fracasso do PT nestas eleições municipais, fica mais difícil a vitória em 2026, mas ele insiste na candidatura e vai aumentar as verbas para publicidade. Enquanto isso, a dívida pública continua crescendo ameaçadoramente, apesar das medidas de contenção do Banco Central. (C.N.)

16 thoughts on “Em campanha para 2026, Lula amplia as verbas de publicidade do governo

  1. “…Mais de 537 mil clientes da Grande São Paulo continuam sem energia elétrica após a forte tempestade que atingiu a região na última sexta-feira (11). De acordo com a Enel , o boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (14) revela que 354 mil residências na capital estão sem fornecimento de energia.

    Além da capital, os municípios de Cotia (36,9 mil clientes), Taboão da Serra (32,7 mil) e São Bernardo do Campo (28,1 mil) também estão enfrentando apagões. A companhia informou que, até o momento, 1,5 milhão de unidades já tiveram a energia restabelecida….”””

    Sr. Newton

    E a Empresa continua de pé….sem ser incomodada pelos desgovernos…

  2. O país funciona meia bomba num ano (as terças e quartas quando não tem feriado ou festas juninas no NE) e no ano seguinte para por conta de eleições. Foi feito para não funcionar. O país se tornou inviável. Não sei o que vai ser, sinceramente. Política e os chamados “atores políticos” escravizaram a população que vive para pagar impostos altíssimos e sustentar certas castas e privilégios. Acabou!!!!

  3. As perguntas que deveriam ser feitas ao Batoré e todos os que desejam voltar aos cargos que já tiveram a chance de ocupar; 1) PORQUE EXATAMENTE O SR DESEJA VOLTAR A OCUPAR ESSE CARGO ? 2) O QUE ESPECIFICAMENTE O SR NÃO PÔDE OU NÃO TEVE TEMPO DE FAZER DA OUTRA VEZ QUE AGORA PRECISA VOLTAR PARA FAZER. 3) O SR NÃO ACHA QUE COM TANTOS POLÍTICOS NO CONGRESSO E ESTANDO NUMA DEMOCRACIA O SR DEVERIA DEIXAR A VEZ PARA OUTRO COLEGA ATÉ PARA HAVER UMA RENOVAÇÃO, UMA OXIGENAÇÃO EM NOVA GESTÃO?

  4. Nós sabemos porque todos querem voltar a exercer cargos na máquina pública. Nervosinho, Lula, Cabral, Dirceu, Batoré e companhia gostam de mordomias gratuitas. Benesses com dinheiro alheio! Voltam para terem escoltas , convites para camarotes , andarem de jatinho pelo país e até para fora e fugirem do transito nos helicópteros comprados com dinheiro público. Também para levarem asfalto até a porta de suas fazendas como Jucelino ou manterem a imunidade (impunidade) parlamentar.

  5. Às emendas parlamentares e o orçamento secreto desvirtuaram as eleições gerais e também para as presidências das casas legislativas. Um ABSURDO!!! Batoré comprou todo mundo e elegeu um desconhecido para continuar mandando no dinheiro e chantageando o governo na CCJ com o domínio da pauta. Foi para presidência da CCJ sem ter qualquer curso superior. Apenas segundo grau. Antes tinha não só ser bacharel em direito como ter notório saber jurídico. O cangaçeiro das Alagoas do outro lado foi reeleito como deputado mais votado de AL de forma inédita. Se reelegeu para a presidência da CD quase que por aclamação. Ontem o ex condenado João Paulo Cunha afirmou que a melhor coisa é o Lira no ministério ano que vem. MELHOR PARA QUEM CARA PÁLIDA????? Para o Brasil certamente é que não é!!!! CORJA ! Tá tudo dominado!!!

  6. Na verdade o traficante Lula da Silva vai roubar a grana, pois a narco imprensa já faz propaganda 24/7 para o desgoverno e mesmo assim o PT foi um fracasso eleitoral. Em campanha na festa do Círio de Nazaré, o Luladrão segurou a santa e o povão começou a gritar “Ele vai roubar a santa”. O povo não esquece que o vagabundo desqualificado afanou o crucifixo do Palácio.

  7. Verba de Publicidade.
    “uma estratégia publicitária “mais ampla e agressiva” com as agências”.
    Tradução: $talinacio vai despejar dinheiro nas burras do Estadão, Folha e Globo, achando que compra corações e mentes.
    A lei Rouanet é café pequeno, já tem artista mijando pra trás.

  8. Pô, da licença, né, reeleição é forçar demais a barra, custa muito caro à nação contribuinte, cujo fiofó tb tem limites, aliás, limite$ arrombados há muito tempo, máxime agora que tem que ser tudo na base do dinheiro, dinheiro, dinheiro, em abundância, como nunca antes visto na história deste país, quem quer dinheiro… ? Aliás, alguém aí tem ideia de quanto custou o furacão Collor, a reeleição de FHC, de Lula 1 e 2, da Dilma 1 e 2, o golpe Temer, a tentativa de reeleição do Bolsonaro, e já esta custando a tentativa de reeleição do Lula ? http://www.tribunadainternet.com.br/2024/10/14/em-campanha-para-2026-lula-amplia-as-verbas-de-publicidade-do-governo/#comments

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