
A decisão de Fux se deu baseada no âmbito de ação judicial
Bruna Rocha
Estadão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido do presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), e determinou que a distribuição de vagas na Câmara dos Deputados não seja alterada para as eleições de 2026.
O pedido foi feito após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar o projeto aprovado pelo Legislativo que criava novas cadeiras na Câmara, com o objetivo de evitar a perda de representantes por parte de alguns Estados.
A decisão de Fux se deu baseada no âmbito de ação judicial que determinou que o Congresso deveria definir, até 30 de junho, uma nova distribuição das 513 cadeiras da Câmara com base na população de cada Estado. “Defiro o pedido cautelar para sustar a aplicação dos efeitos da decisão de mérito proferida nesta ADO às eleições legislativas federais de 2026, até que seja concluído o devido processo legislativo, cujo resultado poderá ser aplicado, com segurança e clareza, a partir das eleições legislativas de 2030”, disse Fux.
JUSTIFICATIVA – O argumento da solicitação realizada ao STF é que segundo o Censo de 2022 do IBGE, sete Estados perderam população e, por isso, correm o risco de perder cadeiras na redistribuição. Para evitar que Estados perdessem representantes, a Câmara e o Senado aprovaram um projeto que criava 18 novas cadeiras na Câmara dos Deputados, elevando o total de 513 para 531. As novas vagas seriam distribuídas entre nove Estados, preservando a atual representação de todos os entes federativos.
No entanto, o governo Lula vetou a proposta, sob a justificativa de que ela geraria aumento de despesas públicas. O veto foi uma derrota para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), principal articulador do projeto.
O ministro Fux, ao acolher o pedido de Alcolumbre, ressaltou o princípio constitucional da anualidade eleitoral e suspendeu a decisão anterior do STF que exigia ação imediata do Congresso. Ele determinou que a nova lei só poderá valer a partir das eleições de 2030 e convocou uma sessão virtual extraordinária do Plenário para confirmar a medida cautelar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A culpa é do Congresso e da Constituinte. Por demagogia, jamais foi realmente enfrentado o problema do número de deputados, uma distorção que beneficia os Estados de menor população. Hoje, quem manda no país são as bancadas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Juntas, com mais deputados do que o Sudeste e o Sul, aprovam o que bem entendem, porque dispõe de maioria absoluta (metade mais um). No Senado, a distorção é ainda maior. Mas quem se interessa? (C.N.)
Consta que foi Golbery o arquiteto desse sistema representativo ainda em vigor no país.
______________
Se nem Bananinha acredita no ex-mito, quem acredita?
Bananinha, Micheque e Tarcínico já consideram o capitão morto politicamente
O governador de SP estaria só dando um tempo na campanha presidencial.
Fonte: Folha de S. Paulo, Opinião, 3.out.2025 às 11h02 Por Alvaro Costa e Silva
O país atravessa um dos piores momentos de sua vida parlamentar.
“O Congresso bate o recorde de ações amorais”, registra Merval Pereira, de O Globo, duro na crítica.
Sr. Newton
O Presidemente Narcola V e seus faccionados ficam vomitando a palavra “soberania ” por todos os cantos deste Páis, mas, não conseguem fiscalizar uma ‘fábrica” clandestina de bebidas ilegais……
Imagine fiscalizar as fronteiras onde passam toneladas de armas todos os anos para abastecer seus “manos” e minas” dos Morros Cariocas e Paulistas.??
Cadê a Soberania ;??
“..Acho que tomei metanol”, escreveu advogado antes de morrer em SP
Luiz Fernando Pacheco, conselheiro da OAB-SP, foi encontrado inconsciente na madrugada de quarta (1º)
https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2025-10-03/acho-que-tomei-metanol-escreveu-advogado-antes-de-morrer.html#google_vignette
PS.
Já estava esquecendo
Cadê aquele Plano de Segurança das Galáxias para conter a violência no Pais..??
Cadê as carretas de livros para subir os morros e trocar por fuzis..??
Cadê o Narcola V que prometer o Plano.?
Cadê o Sinistrão Boca de Baleia que ia fazer o Plano acontecer.??
Viva El Comandante.!!
Viva El Quitavisas..!!!