Matheus Teixeira
Folha
O presidente Lula (PT) anunciou nesta terça-feira (25) que pretende fazer uma cirurgia em outubro para reduzir as dores causadas por uma artrose no fêmur direito. O mandatário afirmou que sente dor diariamente e que isso tem afetado, inclusive, seu bom humor para trabalhar.
“Eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro. Então, eu sinto que às vezes estou com mau humor com meus companheiros, eu chego de manhã para trabalhar, quando eu coloco o pé no chão dói”, disse durante live nas redes sociais.
PESSOA CHATA – O presidente disse que, às vezes, quer falar “bom dia sorrindo” e não consegue. “Às vezes fica visível no meu rosto que eu estou irritado, incômodo, e aí você vai ficando uma pessoa chata. Ninguém quer falar bom dia com medo de tomar um esporro”, declarou.
Ele afirmou que escolheu outubro porque é uma janela possível para ficar afastado, uma vez que tem compromissos em agosto e setembro e também em novembro.
O petista disse que é “uma cirurgia razoavelmente rápida, de 2 horas e meia”: “O médico me disse que dependendo do estado físico, 3 horas depois já posso dar passinho com andador e depois [a recuperação] vai depender da minha disciplina”.
ENTRAR NA PISCINA – E prosseguiu com as queixas: “Não é mole acordar com dor sábado, domingo, não poder entrar na piscina porque se faz movimento com o pé dói. Sou um cara de bom humor, se ficar mau humorado não vai ser legal. Começa a brigar até com as cachorrinhas”.
Lula disse que está como um jogador de futebol que “não quer dizer para o técnico que está sentindo uma dor para não ir para o banco, quer continuar jogando, então ele finge que não está doendo”.
A artrose no quadril ou osteoartrose ocorre quando há o desgaste nas cartilagens que revestem a cabeça do fêmur e o acetábulo (parte da bacia que se liga ao fêmur). Esse desgaste normalmente está relacionado à idade ou ao esforço.
INJEÇÕES DIÁRIAS – No mês passado, o presidente afirmou que toma injeções diárias, mas que elas já não resolvem as fortes dores na região da perna e do quadril.
Na operação, a articulação danificada é substituída por uma prótese de metal que adere ao osso e é recoberta por estruturas especiais de cerâmica ou polietileno.
A cirurgia já vinha sendo recomendada pela equipe médica que cuida do presidente Lula. Também havia sido indicado que ele reduzisse o ritmo de viagens e eventos públicos.
MANTÉM A AGENDA – Lula, no entanto, vem mantendo a sua agenda e até intensificado os compromissos no exterior.
No mês passado, ele realizou uma longa viagem ao Japão, como um dos convidados para a reunião do G7, fórum que reúne algumas das principais economias do mundo.
Além da França, o mandatário ainda deve viajar nos próximos meses para a África do Sul, para a reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O amigo não quer mais, só com muito dinheiro. Solução: prótese.
Tanta gente boa morrendo.
Tanta gente ruim vivendo.
Desejo boa recuperação ao Presidente. Tenho artrose no joelho. Dói demais mesmo.
Mas veio-me à cabeça o caráter do corpo dos reis das monarquias totalitárias. Já que estamos quase chegando lá.
https://hal.science/hal-03225722v1/file/Julio_Cesar_Lemes_de_Castro_-_Dos_dois_corpos_do_rei_a_democracia_burguesa.pdf
Os crimes do “bem”.
https://www.arnewsnoticias.com/2022/10/o-ex-general-hugo-carvajal-el-pollo-confirmou-lula-recebeu-dinheiro-venezuela.html
Rezemos pra que isso não seja confirmado.
O modelito dos “democratas”, “socialistas refinados”.
https://revistaoeste.com/mundo/assassinatos-prisoes-torturas-e-estupros-relatorio-descreve-a-perseguicao-politica-na-venezuela/
É a “democracia relativa” do ditador Geisel.
https://revistaoeste.com/mundo/assassinatos-prisoes-torturas-e-estupros-relatorio-descreve-a-perseguicao-politica-na-venezuela/
Só mesmo a censura pra esconder esta patacoada.
https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/emissoras-de-tv-receberam-mais-de-r-10-8-bilhoes-publicidade-federal-7609/
Vejam bem, essa observação, ou denúncia foi feita por uma revista da imprensa marrom lulista.
Meu medo é a presidência cair no colo do tucano Alckmin.
Só estranho o fato dele sentir tanta dor e continuar viajando, nao buscar logo tratamento e fazer repouso.Esquisito isso!
As dores de Joaquim Barbosa o aposentaram!
Quê essa cirurgia livre o Brasil deste VERME e o mande para casa DO INFERNO.