Em viagem ao Rio Grande do Sul, Janja assume como nova “vice” do marido Lula

Janja e ministros visitam áreas afetadas por chuvas no RS

Janja foi recebida pelo governador gaúcho Eduardo Leite

Ramiro Brites
Veja

No início do mês, quando Janja gravou um vídeo dançante na Índia, o Planalto escalou Geraldo Alckmin para reparar o estrago da postagem festiva, publicada — e logo apagada — em meio a mortes e estragos provocados pelo ciclone no Rio Grande do Sul. Até aí, jogo jogado. O papel do vice-presidente é exercer o comando do Planalto na ausência do titular, que estava na reunião do G20.

Alckmin conduziu o trabalho pesado, fez anúncios de socorro e visitou vítimas das chuvas em pleno domingo. Agora, o vice foi retirado da função para dar lugar a Janja, num curioso movimento em que a primeira-dama parece ocupar a figura do vice na ausência do titular, já que Lula fará uma cirurgia e ficará no estaleiro.

JANJA NO COMANDO – Sem função oficial no governo, a primeira-dama viajou nesta quinta (28/9), acompanhada por ministros, e postou um vídeo em suas redes sociais no início desta manhã, registrando sobrevoo de helicóptero.

“Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941”, escreveu a primeira-dama, divulgando a si mesma. Depois viajou para a região de Lajeado, a área mais atingida pelas enchentes, onde anunciou medidas de auxílio aos gaúchos.

Desde o início da crise, a presença de Lula era cobrada no estado. O petista, no entanto, ignorou a calamidade no Sul para seguir com uma intensa agenda internacional.

Encurralado, Alckmin quer convencer eleitor de que PT e Bolsonaro “têm o  mesmo DNA” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Humilhado, Alckmin foi jogado para escanteio

APLACAR AS CRÍTICAS – A ideia de incluir Janja na comitiva foi uma tentativa de aplacar as críticas a Lula por sua ausência, mas ampliou o desgaste do Planalto entre os gaúchos, deu munição para a oposição e ainda deixou Alckmin ofuscado como um vice de ocasião.

Lula, que fará uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira, disse que a viagem estava prevista para quarta-feira, foi adiada porque o governador gaúcho Eduardo Leite, foi à capital federal e “seria deselegante os ministros visitarem o estado sem o governador”.

O ministro Paulo Pimenta, integrante da comitiva, anunciou que Janja foi “olhar de perto” a situação das áreas afetadas e “anunciar medidas”. Também participam Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), acompanhados de representantes de outros órgãos, como Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Conab, Defesa Civil e Agência Nacional de Águas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Começou a construção do nova Evita da Silva (ou Isabelita da Silva), como mostrou o gaúcho Duarte Bertolini em artigo aqui na TI. É muito duro ter de aguentar a desfaçatez dessa gente. E o vice Geraldo Alckmin agora sabe o que sua presença no governo representa para o PT.  (C.N.)

19 thoughts on “Em viagem ao Rio Grande do Sul, Janja assume como nova “vice” do marido Lula

  1. Caro CN

    Se deixarmos a polarizacao de lado, podemos todos comprovar e por que nao, comemorar que a TI, mais uma vez, sai na frente da grande imprensa tradicional.

    Muito orbigado por ter publicado meu comentario, que mesmo modesto e como de costume, considerado manifestacao de lado, mostra que ate o cidadao comum comeca a perceber o baixo nivel dos atores politicos e as coreografias executadas para tentar se manter indefinidamente no poder.

    Depende de nós continuarmos esta luta pela clareza e luz na politica, atraves deste grande canal que é a nossa TI

    Grande abraco

  2. Alckmin depois de xuxu virou um banana! Essa sirigaita aproveitadora em breve será lançada como a nova “mulher do homem”. Dilma foi a percursora dessa farsa. Só sendo muito ignorante mesmo pra cair nessa conversa mole.

  3. Em países democraticos é comum a primeira dama visitar instituições, abrigos e regiões afetadas por catástrofes.

    Se a Janja está incomodando tanto assim os bolsotários é um sinal de estar fazendo um bom trabalho.

  4. A Argentina teve EVITA PERON, esposa de Peron, no Brasil vamos ter ESBANJITA DA SILVA, esposa do presidente LULA DA SILVA, 2 vezes condenado por corrupção e lavagem de dinheiro

  5. Por esta o picolé de chuchu não esperava, ser novamente passado para trás pelo Stalinácio, e agora a derrota desta vez foi mais vergonhosa ainda , ele foi passado para trás pela cuidadora do cara. Esperar vergonha na cara de político é impossível, mas se o picolé de chuchu não se mostrar, pelo menos incomodado, prova que não tem vergonha na cara. E o que pensa o pessoal do partido? Vai só ficar com cara de … , pelo jeito vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *