Bruno Boghossian
Folha
Lula recebeu Marta Suplicy para um almoço em agosto de 2012. Numa conversa de duas horas, o então ex-presidente enterrou desentendimentos com a ex-prefeita e convenceu a aliada a embarcar numa missão: ajudar Fernando Haddad na eleição municipal de São Paulo, em especial nos bairros da periferia.
O presidente acaba de sacar o mesmo trunfo 12 anos depois. Lula costurou a volta de Marta ao PT e sua indicação como vice de Guilherme Boulos para a disputa deste ano. A ideia é que a ex-prefeita empreste três atributos à chapa do deputado do PSOL: experiência administrativa, uma imagem razoável na elite paulista e conexão com a periferia.
POLÍTICA DE PERIFERIA – Sem candidato próprio à Prefeitura de São Paulo pela primeira vez, o PT precisou buscar uma figura histórica que havia deixado o partido em 2015 e, até esta terça-feira (9), trabalhava no campo adversário.
A aliança Boulos-Marta pode mudar o jogo na campanha deste ano, mas também reflete um desafio petista na maior cidade do país.
A eleição de Marta Suplicy como prefeita em 2000 foi puxada pelos bairros afastados do centro. Nas disputas seguintes, entre vitórias e derrotas, o PT repetiu o padrão de distribuição geográfica dos votos, principalmente graças à força de Lula no eleitorado de baixa renda (com ajuda extra da própria Marta em 2012).
SEM NOVOS QUADROS – A década passada, porém, foi marcada pelo que os petistas descrevem como uma inércia na formação de novos quadros e um distanciamento entre o partido e as periferias urbanas, sendo São Paulo o símbolo do fenômeno. A sigla só recuperou desempenho nessas regiões da cidade em 2022, sob forte dependência de Lula.
A repatriação de Marta pode ajudar o partido a cobrir parte do problema. O detalhe da história é que o investimento de Lula na eleição de Boulos, caso seja bem-sucedido, poderá recuperar a força da esquerda num nicho estratégico do eleitorado e projetar um nome que está fora do PT, mas é tratado pelo próprio presidente como principal aposta de renovação nesse campo político.
Em São Paulo, ou em qualquer parte de um esclarecido mundo, quem não conhece Lula?
Na mosca.!!!
Sr. Newton,
Recordar é viver.
Veja o que dizia Dona Martaxa Suplicio quando era integrante do Quadrilhão
Será que Dona Martaxa quer voltar á cena do crime.?
“Para mim, como filiada e mandatária popular, os crimes que estão sendo investigados e que são diária e fartamente denunciados pela imprensa constituem não apenas motivo de indignação, mas consubstanciam um grande constrangimento”,
Marta Suplicy deixa o PT e diz que não tem como conviver com corrupção
https://memoria.ebc.com.br/noticias/politica/2015/04/marta-suplicy-deixa-o-pt-e-diz-que-nao-tem-como-conviver-com-corrupcao
Armando,
A martaxa, tomou Doril e o constrangimento, sumiu.
Poder e grana à vista, acabam com qualquer tipo de prurido.
É UM SANTO REMÉDIO!
Um abração, amigão
José Luis
eh!eh!eh
Amigão, dinheiro na mão faz coisas que só vendo para acreditar
Repare na ‘harmonização” facial desse lixo petralha.
Virou uma aberração facial…
A doninha não consegue nem mais falar de tanto botox…
A continuar assim, logo vai urinar pelas axilas de tanta plástica….
Grande abraço
Bom Final de Semana.
Aqui pelo jeito vai de chuva ….