Lula fez ajuste de rota para recuperar periferias e manter-se vivo em São Paulo

0

Sem candidato, Lula teve de buscar Marta mais uma vez

Bruno Boghossian
Folha

Lula recebeu Marta Suplicy para um almoço em agosto de 2012. Numa conversa de duas horas, o então ex-presidente enterrou desentendimentos com a ex-prefeita e convenceu a aliada a embarcar numa missão: ajudar Fernando Haddad na eleição municipal de São Paulo, em especial nos bairros da periferia.

O presidente acaba de sacar o mesmo trunfo 12 anos depois. Lula costurou a volta de Marta ao PT e sua indicação como vice de Guilherme Boulos para a disputa deste ano. A ideia é que a ex-prefeita empreste três atributos à chapa do deputado do PSOL: experiência administrativa, uma imagem razoável na elite paulista e conexão com a periferia.

POLÍTICA DE PERIFERIA – Sem candidato próprio à Prefeitura de São Paulo pela primeira vez, o PT precisou buscar uma figura histórica que havia deixado o partido em 2015 e, até esta terça-feira (9), trabalhava no campo adversário.

A aliança Boulos-Marta pode mudar o jogo na campanha deste ano, mas também reflete um desafio petista na maior cidade do país.

A eleição de Marta Suplicy como prefeita em 2000 foi puxada pelos bairros afastados do centro. Nas disputas seguintes, entre vitórias e derrotas, o PT repetiu o padrão de distribuição geográfica dos votos, principalmente graças à força de Lula no eleitorado de baixa renda (com ajuda extra da própria Marta em 2012).

SEM NOVOS QUADROS – A década passada, porém, foi marcada pelo que os petistas descrevem como uma inércia na formação de novos quadros e um distanciamento entre o partido e as periferias urbanas, sendo São Paulo o símbolo do fenômeno. A sigla só recuperou desempenho nessas regiões da cidade em 2022, sob forte dependência de Lula.

A repatriação de Marta pode ajudar o partido a cobrir parte do problema. O detalhe da história é que o investimento de Lula na eleição de Boulos, caso seja bem-sucedido, poderá recuperar a força da esquerda num nicho estratégico do eleitorado e projetar um nome que está fora do PT, mas é tratado pelo próprio presidente como principal aposta de renovação nesse campo político.

5 thoughts on “Lula fez ajuste de rota para recuperar periferias e manter-se vivo em São Paulo

  1. Sr. Newton,

    Recordar é viver.

    Veja o que dizia Dona Martaxa Suplicio quando era integrante do Quadrilhão

    Será que Dona Martaxa quer voltar á cena do crime.?

    “Para mim, como filiada e mandatária popular, os crimes que estão sendo investigados e que são diária e fartamente denunciados pela imprensa constituem não apenas motivo de indignação, mas consubstanciam um grande constrangimento”,

    Marta Suplicy deixa o PT e diz que não tem como conviver com corrupção

    https://memoria.ebc.com.br/noticias/politica/2015/04/marta-suplicy-deixa-o-pt-e-diz-que-nao-tem-como-conviver-com-corrupcao

    • Armando,
      A martaxa, tomou Doril e o constrangimento, sumiu.

      Poder e grana à vista, acabam com qualquer tipo de prurido.

      É UM SANTO REMÉDIO!

      Um abração, amigão
      José Luis

      • eh!eh!eh

        Amigão, dinheiro na mão faz coisas que só vendo para acreditar

        Repare na ‘harmonização” facial desse lixo petralha.

        Virou uma aberração facial…

        A doninha não consegue nem mais falar de tanto botox…

        A continuar assim, logo vai urinar pelas axilas de tanta plástica….

        Grande abraço

        Bom Final de Semana.

        Aqui pelo jeito vai de chuva ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *