Guilherme Botacini
Folha
O primeiro ex-presidente dos Estados Unidos réu em um caso criminal começa a ser julgado nesta segunda (15), em Nova York, e pode terminar o processo na cadeia. A chance de prisão, ainda que baixa, de um antigo ocupante da Casa Branca já seria marcante, mas falamos de Donald Trump, candidato a voltar ao poder em novembro.
Trata-se de 34 acusações de falsificação de registros financeiros de sua empresa, que teria ocorrido a partir do segundo semestre de 2016, ainda durante a campanha eleitoral que levou o republicano à Presidência. Este é o primeiro dos quatro casos criminais contra o ex-presidente —e provavelmente o único a ser julgado antes da eleição.
ATRIZ PORNÔ – Michael Cohen, assessor de Trump, teria pagado US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels em acordo para que ela não falasse sobre suposto caso com o empresário, segundo a Promotoria. Depois, já durante seu mandato na Casa Branca, o republicano teria reembolsado Cohen com depósitos feitos pela empresa de Trump, dinheiro disfarçado de despesas legais da companhia, o que violaria, de acordo com os promotores, leis de Nova York.
Nesta segunda, o júri será escolhido, algo que por si só tem levantado críticas de apoiadores de Trump e do próprio ex-presidente, que acusa o promotor Alvin Bragg de caça às bruxas e diz que qualquer seleção do júri durante uma campanha eleitoral não será totalmente imparcial.
Trump também tem apelado a bravatas e críticas ao juiz do caso, Juan Merchan, e acusado possíveis testemunhas, como Cohen e Daniels, de mentir. Merchan impôs uma ordem de silêncio ao republicano, proibindo que ele se manifestasse publicamente sobre o caso —o que não pareceu coibir o ex-presidente.
IMPACTO ELEITORAL – Além disso, claro, há o próprio impacto eleitoral. Pesquisa Ipsos/Politico conduzida no começo de março mostra que mais de um terço dos eleitores independentes —nem democratas, nem republicanos— disseram que uma condenação no caso diminui sua chance de apoiar Trump.
Dada a previsão de disputa acirrada contra Joe Biden, isso pode custar caro. Por isso a defesa do republicano tentou até o último instante adiar o julgamento, recebendo três negativas da corte de apelação.
Falsificar registros financeiros no estado de Nova York, a acusação de que Trump é alvo, é uma contravenção que se torna crime quando o delito é cometido com a intenção de realizar ou esconder outro crime. É nesse ponto em que se situam as estratégias da Promotoria do estado de Nova York, que acusa Trump, e da defesa —é esperado que o caso dure cerca de seis semanas após a escolha do júri.
O promotor Alvin Bragg e sua equipe tentam provar e convencer o júri de que o acordo de silêncio com a atriz pornôs tem relação com a intenção de cometer ou esconder outro crime —Trump não precisa ser formalmente acusado por esse eventual outro crime. Não é a legalidade em si do pagamento que é alvo da acusação, portanto.
ROMPIMENTO – A defesa deve começar por explorar justamente esse rompimento entre os dois, argumentando que Cohen tenta incriminar Trump por desavenças pessoais, dado que o ex-assessor do republicano é possivelmente a única testemunha que poderia ligar o republicano à falsificação dos registros financeiros.
Há também a tentativa de pintar o pagamento a Daniels como uma questão privada que teve apenas violações técnicas de registro financeiro, reduzindo assim seu escopo e eventual conexão com outro crime.
Há chances de Trump ser preso: a previsão de sentença para crimes de classe E no estado de Nova York é de no máximo 4 anos, mas é mais comum casos do tipo resultarem em sentença sem encarceramento ou com liberdade condicional para réus primários em casos não violentos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como este processo é provavelmente o único que será julgado antes das eleições à Presidência, marcadas para o dia 5 de novembro, se Trump for absolvido, sua candidatura ficará muito fortalecida. É aí que mora o perigo. (C.N.)
Será que o tse americano fez um estágio no Brasil
À exemplo mundial, ficha suja é predicado e razão para ser alçado por quem determina a agenda à ser então dócil e servilmente seguida!
https://www.resistir.info/s_glazyev/padroes_17mai23.html
“AS CHAMADAS “VACINAS”
“A terceira variante da nova ordem económica mundial existe até agora como uma imagem do futuro aos olhos de uma oligarquia financeira centrada na América que aspira ao domínio mundial. As propostas para a formação de uma nova ordem mundial estão a ser lançadas a partir das profundezas do Estado profundo dos EUA. Na sequência da pandemia artificialmente organizada, têm sido feitos esforços para criar instituições que afirmam governar a humanidade. A Fundação Gates estabelece o controle das atividades de vacinação da população da OMS. A vacinação é utilizada para promover a tecnologia há muito desenvolvida de programação biológica para reduzir a fertilidade e o controle total sobre o comportamento dos vacinados. Esta tecnologia combina os avanços da bioengenharia e da informática: a vacinação é acompanhada de chipping, que permite criar qualquer restrição ao desempenho humano [13].”
“Dendos”, em:
https://www.espada.eti.br/n2207.asp
Puxa….Meu prezado Editor…CN…Não entendi no seu PS…na ultima linha quando o prezado expressa uma preocupação com os dizeres “Ai que mora o perigo…”
O Sr. Trump já governou os EUA…e a vida dp mundo transcorreu normalmente…e como o nobre Editor costuma escrever: ” Nada de novo front”…
Na sua visão dos fatos hodiernos tem algum perigo para a humanidade ( no geral ) A eleição do Sr. Trump ?
Ao mais uma ótima semana de muita paz e saúde para Sua Alma e em Toda sua Casa…E em toda Família polarizada ou não da NOSSA querida TI…A semente da Lampadosa….ok..?
YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Desculpe, Carlos de Jesus, mas você não acha o Trump meio irresponsável para presidir o maior país do mundo?
Abs.
CN
Por acaso o Binden é. Qualquer político do PT pelo que vimos até agora, tem um que seja capaz de governar esse País
Entendo sua preocupação Nobre Editor…
MAS…não seria interessante…UM DOIDO…para …CONTER….Outro(s) Doido(s)….???
( Ex. Maduro…o tal ditador da Coréia do Norte…e demais doidos…etc..).
YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Trump não representa os interesses da esquerda e por isso deve ser combatido.
O duelo direita esquerda continua.
Eu torço para o Trump ganhar as eleições.
O democrata Biden é que agrada aos devotos, mesmo todo escangalhado.
Como o milionário não está sendo julgado no Brasil, o resultado até pode ser imprevisível, se fosse aqui já saberíamos de antemão qual seria. Com a notória imparcialidade dos nosso magistrados é possível até sabermos qual vai ser o tamanho da condenação. A cada dia vamos nos acostumando a viver em uma ditadura, sempre arranjando o jeito novo de sobreviver ao Estado .
Clinton papou uma estagiária e saiu com honras ao mérito conjugal.
Trump é um “fanfarrão”. Cada sujeito peculiar nesse mundo….. Pensava que só aqui nessa esculhambação um malandro podia chegar a presidência.
O Trump, é um troglodita, imagino com ele, uma terceira guerra Mundial.
A Corte americana está com a faca e o queijo não mão pra tirá-lo do jogo político.
É o que vai acontecer!
Não foi preso antes, pra ele não ficar espalhando que é um perseguido político.
Vão pegar pegar ele de um outro jeito.
De uma forma mais inteligente.
Aí não vai adiantar, espernear.
Aqui será a mesma coisa. A PF e o STF, tem muitas cartas na manga contra o inelegível.
Eles sabem de muita coisa sobre a familícia que estão guardadas a sete chaves e virão à tona no tempo certo.
Não é por acaso que o malafeia está desesperado. O bicho (com todo respeito aos bichos) está incontrolável.
O enxofrado vai pra jaula por motivos não políticos, assim também não vem com essa narrativa de perseguição política
QUEM SABE NÃO FALA!
Tá tudo muito bem guardadinho.
Vem Cometa!
Quanto ao malafeia, esse também está no bico do urubu, ele sabe disso e está numa gastura tremenda.
Também vai pra jaula porque fez muita M.
Vem Cometa!
José Luis
Se eu fosse o Trump, cobrava de volta a grana que deu pra essa p…….
Pera aí!
Comer e não pagar?
Isso é ser pior do que a p…. 🤣🤣🤣
José Luis