Lavínia Kaucz
Estadão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para a rede social X (antigo Twitter) se manifestar sobre um relatório da Polícia Federal (PF) que apontou o descumprimento de decisões judiciais por parte da plataforma. O prazo vence nesta sexta-feira, 26.
Na semana passada, a PF disse ao Supremo que o X permitiu a transmissão de lives por seis perfis que foram bloqueados por decisão da Justiça. Entre eles estão os canais dos blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e do senador Marcos do Val (Podemos). A autorização foi dada desde o dia 8 de abril, segundo o relatório.
FORA DO BRASIL – Para a PF, a suposta milícia digital investigada no STF passou a atuar fora do território brasileiro para burlar ordens judiciais e difundir desinformação para obter a aderência de parte da comunidade internacional.
Nas últimas semanas, o bilionário Elon Musk, dono do X, tem feito uma série de críticas e ataques a Moraes, acusando o magistrado de censura e ameaçando descumprir decisões judiciais. As publicações foram impulsionadas por parlamentares de direita.
Por trás das acusações, está o “Twitter Files Brasil”, uma série de e-mails divulgados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na própria rede social no dia 3 de abril. São mensagens trocadas entre funcionários do antigo Twitter em 2020 e 2022 relatando e reclamando de decisões da Justiça que determinaram exclusão de conteúdos em investigações envolvendo a disseminação de fake news.
PANCADARIA – O bilionário chegou a defender a renúncia do ministro do STF que, por sua vez, determinou a inclusão de Musk no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” da rede social. Moraes também ordenou a abertura de um inquérito à parte sobre o empresário por suposta obstrução de Justiça, “inclusive em organização criminosa e incitação ao crime”.
Depois disso, o X informou ao STF que entregou ao Congresso dos Estados Unidos cópias de decisões sigilosas do magistrado que pediam cancelamento de perfis, entre outras medidas.
O X informou que repassou os documentos por solicitação do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados norte-americana, pedindo que todo aquele material permanecesse sigiloso.
RELATÓRIO DO COMITÊ – Dias depois, porém, o comitê divulgou um relatório assinado pelo deputado Jim Jordan, um aliado de Donald Trump e dos conservadores, revelando documentos do STF e acusando o STF e o TSE de promoverem censura com decisões não fundamentadas.
O STF respondeu, por sua vez, que os documentos eram apenas ofícios, e não das decisões que, segundo a Corte, traziam toda fundamentação em cada caso de exclusão de contas.
Na última sexta-feira, durante o lançamento da Pedra Fundamental do Museu da Democracia, no Rio, Alexandre de Moraes afirmou que “irresponsáveis ligados às redes sociais” se uniram a “mercantilistas estrangeiros” e “políticos extremistas” para atacar a democracia e a Justiça.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – As transmissões dos bloqueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio só duraram poucos minutos e depois foram retiradas do ar. Allan já criou mais de 30 perfis, e todos foram bloqueados pelo X. Quanto ao senador, teoricamente tem direito a liberdade de expressão, apesar de Moraes não entender assim. Se ele punir o X por esses motivos, será mais uma Piada do Ano.. (C.N.)
Moraes tenta pegar Musk que nem dorme de tão preocupado
“… Na última sexta-feira, durante o lançamento da Pedra Fundamental do Museu da Democracia…”
Sr. Newton,
O Lord Voldemort está entusiasmado com seu projeto de milhões para seu Museu da Democracia, mas esquece que milhões não tem saneamento básico…..
Saneamento básico: 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões
É profunda a diferença que separa as cidades brasileiras: 16 dos 20 municípios com melhores condições estão no Sul e no Sudeste, e 12 dos 20 piores estão no Norte e no Nordeste.
Estimado CN, vejo agora na abjeta Fôia, felizmente apenas vejo por cima, passo rapidamente os óio só no primeiro parágrafo. O “zédirceu” diz que sua nem sei dizer o que montou um “governo” de “centro -direita”. Francamente, quando um pretenso pais leva com o mais mínimo que seja de seriedade esses tipos, TUDO ESTÁ PERDIDO!
Pelo jeito a democracia virou peça de museu.
Democracia aqui?
Quimera…
Peça de museu…
Máximo tribunal da Venezuela retira da oposição controle sobre um de seus maiores partidos
Enquanto essas decisões estiverem atendendo aos desejos da esquerda (ferrando a direita) o argonauta descabelado vai navegando em mar de almirante.