Gabriel Vaquer e Leonardo Volpato
Folha
Após um trecho da entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Record na terça-feira (16) chegar ao conhecimento do mercado cerca de uma hora antes da divulgação da emissora, a repórter que produziu o conteúdo acabou afastada. Após a publicação desta reportagem, Renata Varandas, a autora da entrevista, foi demitida.
Divulgado pela corretora BGC, o texto foi atribuído à Capital Advice, uma agência de análise política da qual Renata Varandas, a autora da entrevista, é uma das três sócias. A empresa repassou aos investidores a declaração de que Lula dizia que ainda precisava ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos e que a meta fiscal não necessariamente precisava ser cumprida, embora tenha se comprometido com o arcabouço fiscal.
Segundo apuração, a Record, após o afastamento, demitiu a profissional. Até então, a emissora ainda pensava em quais providências tomaria perante o caso, divulgado pela Folha com exclusividade nesta quarta (17). Procurada, Renata não respondeu mensagens.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A atrapalhada repórter fez uma jogada inexplicável. Perdeu o emprego, liquidou o futuro da própria agência e não ganhou nada com isso. (C.N.)
Mas este é um vício que acomete todo repórter a busca deum furo jornalístico, agora a “precipitada” perdeu o emprego e levou a empresa da qual é sócia para o buraco junto. Como ensinava a minha mãe, quem muito fala muito erra.
burra é pouco. além de desmoralizar a classe. se tem marido, também é burro.