É preciso louvar e aplaudir a coragem e a competência do ministro Moraes

Anderson Torres, Mauro Cid... | A Gazeta

Charge do Amarildo (A Gazeta)

Roberto Nascimento

O ministro Alexandre de Moraes merece todas as homenagens pela coragem de enfrentar e colocar no banco dos réus tantos poderosos estrelados e ricos, membros da elite atrasada do Brasil.

É preciso lembrar que ele seria um dos principais atingidos pela conspiração, já que seria preso logo no primeiro ato da Junta do golpe, havendo até a possibilidade de seu assassinato pelo grupo militar auto denominado Punhal Verde e Amarelo.

CRÍTICAS E ACERTOS – A meu ver, o fato de ser tão criticado pelos golpistas demonstra o acerto das suas decisões judiciais. Na prática, desde a presidência do TSE o ministro Alexandre de Morais se agigantou para se tornar um impeditivo à tentativa de derrubada do governo Lula.

O golpe fracassou e foi colocado na conta de Moraes. Se tivesse sido desfechado, com apoio das Forças Armadas, seria vitorioso, estaríamos em nova ditadura, não haveria inquérito algum, nenhum de nós teria o direito de escrever sobre esses fatos, sob pena de sermos presos, torturados e até mortos ou desaparecidos, como Rubens Paiva, Wladimir Herzog e Stuart Angel Jones.

Os fatos que compõem a acusação foram tão contundentes e explícitos que os réus dificilmente escapam das condenações.

DIREITO DE DEFESA – É claro que terão amplo direito de defesa, no curso do devido processo legal. Se o plano golpista tivesse êxito, os defensores da democracia é que seriam os futuros réus, e não teriam a mesma sorte.

Viriam as prisões, torturas, desaparecimentos e mortes, tudo de maneira sumária, decidido pelo Comando Revolucionário, que tinha o número 1 e o número 2, ambos generais a serviço do futuro ditador civil, se é que os militares pretendiam continuar suportando Bolsonaro.

Os parlamentares, que hoje se apressam para votar a anistia e dar o dito pelo não dito, esquecem que seriam os primeiros a terem fechada a ”Casa do Povo”. E iriam sofrer as cassações em série dos mandatos de oposição. Foi assim na ditadura de 64 e seria da mesma maneira no futuro governo golpista. Alguém tem alguma dúvida?

41 thoughts on “É preciso louvar e aplaudir a coragem e a competência do ministro Moraes

  1. Chega a Fortaleza mais um voo com brasileiros deportados dos EUA

    Voo com mais 104 brasileiros deportados dos EUA (na sua maioria trabalhadores) chegou nesta sexta-feira (28/3), às 9h35, no Aeroporto de Fortaleza – CE, por ser esta uma das cidades brasileiras mais próximas dos EUA.

    Os brasileiros deportados foram transportados algemados. Quatro repatriados foram presos na chegada por pendências com a Justiça. O Avião tinha sete crianças e adolescentes.

    É o quinto voo a desembarcar no Brasil desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA e adotou políticas para deportados estrangeiros ilegais.

    Fonte: G1, 28/03/2025 09h55 Por Redação G1 Ceará Verdes Mares

    Não haveria risco de Bananinha ser deportado num desses voos?

    Janja já praticamente persona non grata nos States, por ter chingado Musk.

    • Chega a Fortaleza mais um voo com brasileiros deportados dos EUA

      Voo com mais 104 brasileiros deportados dos EUA (na sua maioria trabalhadores) chegou nesta sexta-feira (28/3), às 9h35, no Aeroporto de Fortaleza – CE, por ser esta uma das cidades brasileiras mais próximas dos EUA.

      Os brasileiros deportados foram transportados algemados. Quatro repatriados foram presos na chegada por pendências com a Justiça. O Avião tinha sete crianças e adolescentes.

      É o quinto voo a desembarcar no Brasil desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA e adotou políticas para deportados estrangeiros ilegais.

      Fonte: G1, 28/03/2025 09h55 Por Redação G1 Ceará Verdes Mares

      Inapto para estancar essa sangria de deportação de brasileiros, o Bananinha (que diz estar nos EUA) não estaria também correndo risco de ser deportado num desses voos?

      E a Janja, por sua vez, já não é praticamente ‘persona non grata’ nos States, por xingamento contra Musk?

  2. E com toda certeza os críticos da conduta dos juízes do STF , não mais teriam a TI e tantos outros meios de comunicação de massa para externar suas opiniões e seus pontos de vista , sendo que já em condições normais a TI constantemente é sabotada e saí da ar , imagine com o sucesso da intentona golpista de 08/01/2023 , já não mais existiria e seus responsáveis seriam presos , suicidados ou até sumidos , tal como o pós 1964 / 1985 .

    • Ê… Cada um escreve de acordo com sua consciência e cosmovisão lógica.
      O Sr.RN…Escreve o que pensa…é seu direito. É o que ele tem na sua cosmovisão…Vejo nas suas linhas
      A sua pobreza intelectual e sua pré disposição de nada saber dos fatos históricos entrelaçados na política..sua mediocridade de “enobrecer” um degenerado moral que assentado na corte suprema de “justiça ” ..faz desta seu “quintal” para atropelar direitos civis claríssimo estampados na nossos Carta Magna…e então vem o Sr.RN…destituído do que seja o saber intelectual da nossa CF…dizer que este degenerado moral…um assalariado do crime…merece uma estátua por ser um “herói “…
      Realmente é triste ver tamanha subserviência e este horroroso espetáculo de se rebaixar diante de um criminoso e um desequilibrado moral…
      Mas vai se esperar o quê dos artigos do Sr.RN…?
      Vai se esperar um artigo voltado para o equilíbrio intelectual dos demais tribunarios…e isso vindo do Sr..RN ?
      HA…HA…HA…HA….( RIP HF…In memorian)
      Sabemos que NÃO…pois o Sr. RN
      É destituído de sensatez e intelectualidade ( política e História).
      Eu creio que seus artigos são idealizados para manifestar seu ódio ao sistema que lhe é contrário…e creio que é neste ponto que a natureza do Sr. RN o leva a escrever essas bobagens infantis de laurear criminosos com estátuas…
      Lamentável artigo…nota zero…

      YAH O ALTÍSSIMO SEJA LOUVADO SEMPRE…

  3. Erros existem dos dois lados, mas o sr Moraes portou-se como um heroi. Ele enfrentou uma máquina corrupta até dentro do próprio STF.
    Onde estariam hoje o Bebê de Rosemary, o Dirceu, a Odebrecht, etc e tal, se nossa cortes fossem uma entidades sérias com juizes competentes?
    Gente, nosso país poderia ser um lugar maravilhoso para se viver se tivéssemos autoridades como o sr Moraes – patriota e responsável. O pais é rico, tem todo tipo de clima, uma variada miscigenação, uma abundante natureza, mas lhe falta o essencial: uma elite capaz, responsáve e ativa..

    • A história se repetirá?
      Jornalistas, ficarão de fora?
      PS. Adendos, em:
      Stephen Kanitz
      A História Não Contada de 1964.
      Por que intelectuais, jornalistas, historiadores, professores e escritores tem tanto ódio dos militares brasileiros?

      A razão jamais divulgada, até hoje, é essa.

      Uma semana depois de assumirem o governo, os militares patrocinaram uma emenda constitucional que se tornaria o maior erro deles.

      Promoveram a emenda constitucional número 9 de 22 Julho de 1964, e logo aprovada 81 dias depois.

      Essa emenda passou a obrigar todo jornalista, escritor e professor deste país a pagarem imposto de renda, algo que nenhum destes faziam desde 1934.

      Pasmem.

      Este é um dos segredos mais bem guardado pelos nossos professores de história, a ponto de nem os novos militares, jornalistas, professores de história e escritores de hoje sabem o que ocorreu de fato.

      Além de serem isentos do IR, jornalistas tinham financiamento imobiliário grátis, vôos de avião grátis, viviam como reis.

      Nenhum livro de história, nenhum jornalista de esquerda jamais irá lhes lembrar que o Artigo 113, 36 da Constituição de 1934 e repetido no artigo 203 da constituição de 1946, rezava o seguinte.

      203 .“Nenhum imposto gravará diretamente a profissão de escritor, jornalista ou professor.”

      Por 30 anos foi uma farra, algumas faculdades vendiam diplomas de jornalista “até arcebispo era jornalista.”

      Por 30 anos esse favoritismo classista era um nó na garganta de nossos médicos, enfermeiras, bombeiros, polícias e militares, que se sacrificavam pelos outros sem reconhecimento. Que mérito especiais tinham esses privilegiados, além a de poderem chantagear governos, que muitos faziam. Especialmente os privilegiados de esquerda, pois o Imposto de Renda é o imposto que por definição distribui a renda dos mais ricos para os mais pobres.

      Hipocrisia intelectual maior não há.

      Até a família Mesquita entrou na justiça pleiteando a isenção dos lucros do Estadão, alegando que os lucros advinham de suas profissões de jornalistas.

      Só que com esta medida os militares de 1964 antagonizaram, em menos de dois meses de poder, toda a elite intelectual deste país.

      Antagonizaram aqueles que até hoje fazem o coração e as mentes dos jovens.

      “Grande parte dos jornalistas que tiveram suas crônicas coletadas para este livro, Alceu de Amoroso Lima, Antônio Callado, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Heitor Cony, Edmundo Moniz, Newton Rodrigues, Otto Lara Resende, Otto Maria Carpeaux, entre outros, foram aqueles que logo se arrependeram do apoio dado ao golpe.”

      Essa gente apoiou a luta pela democracia, ela só se tornou golpe depois da PEC que tirou seus privilégios classista.

      “Jornalistas apoiaram o regime, mas antes dele fazer aniversário de um ano, já eram adversários do regime que ajudaram a instalar”, continua Alzira Alves.

      Só por que mexeram no bolso dos jornalistas e historiadores, dos intelectuais a professores, numa medida justa, democrática, e que combateu a má distribuição da renda, que esses canalhas incentivavam.

      Se os militares fossem de fato de direita, como jornalistas, professores de história e escritores não pararam de divulgar, eles teriam feito o contrário.

      Eles se incluíram nesta lista classista.

      Mas foram éticos e não o fizeram.

      Jornalistas também não pagavam imposto predial1, imposto de transmissão1, imposto complementar2, isenção em viagens de navio, transporte gratuito ou com desconto nas estradas de ferro da União, 50% de desconto no valor das passagens aéreas e nas casas de diversões.

      Devido a estas isenções na compra de casa própria, a maioria dos jornalistas tinha pesadas dívidas, e a queda de 15% nos seus salários causou sérios problemas financeiros e familiares.

      Some-se a inflação galopante que se seguiu, o baixo crescimento do PIB, e levaria uns 10 a 15 anos para esses jornalistas, escritores e professores recuperarem o padrão de vida que tinham antes.

      O “golpe” que os militares causaram foi esse.

      Contra os intelectuais e não contra a nação.”

  4. De acordo com a 5ª Lei da Estupidez Humana, o Idiota é mais perigoso do que um bandido.
    O Idiota de Nascimento é pior do que o simples idiota, pois se faz de desmemoriado para justificar a sua incoerência, hipocrisia e maldade.

    Ele, o Idiota de Nascimento, propõe a construção de estátuas para um psicopata assassino, usando recursos públicos. Justifica a medida alegando que o seu herói é o responsável por, pela PRIMEIRA VEZ na história, mandar poderosos para a cadeia. O Idiota de Nascimento “esqueceu-se” dos seus bandidos de estimação, políticos e magnatas, corruptos confessos, que foram presos no Mensalão e na Lava Jato (hoje, soltos com o apoio do seu ídolo).

    Para o idiota, gente como o morador de rua, os 49 idosos já condenados, o Clezão assassinado, a professora primária, o professor com câncer avançado, o vendedor ambullante, a cabeleireira Débora e centenas de outras pessoas, todos encarceradas ilegalmente pelo narcotraficante do PCC, são pessoas poderosíssimas. É muita maldade numa só alma.

    Claro que o Idiota pode construir estátuas para o psicopata assassino, desde que o faça com a sua grana, no seu jardim, onde ele poderá usá-las para relaxar.

    • “O mesmo acontece nas demais ordens, muito especialmente na intelectual. Talvez cometa eu um erro; mas o escritor, ao tomar da pena para escrever sobre um tema que estudou ntensamente, deve pensar que
      o leitor médio, que nunca se ocupou do assunto, se o lê, não é com o fim de aprender algo dele, mas, pelo contrário, para sentenciar sobre ele quando não coincide com as vulgaridades que este leitor tem na cabeça. Se os indivíduos que integram a massa se acreditassem especialmente dotados, teríamos não mais de um caso de erro pessoal, mas não uma subversão sociológica. O característico do momento é que a
      alma vulgar, sabendo-se vulgar, tem o denodo de afirmar o direito de vulgaridade e o impõe por toda a
      parte. Como se diz na América do Norte: ser diferente é indecente. A massa atropela tudo que é diferente, egrégio, individual, qualificado e seleto. Quem não seja como todo o mundo, quem não pense como todo o mundo, corre o risco de ser eliminado. E claro está que esse “todo o mundo” não é “todo o mundo”. “Todo o mundo” era, normalmente, a unidade complexa de massa e minorias discrepantes, especiais. Agora todo o mundo é só a massa.”

  5. Li um trecho de um livro que embora escrito há muito tempo, se mantém atual nos dias de hoje:

    “Nem este volume nem eu somos políticos. O assunto de que aqui se fala é prévio à política e pertence a seu subsolo. Meu trabalho é obscuro labor subterrâneo de mineiro. A missão do chamado “intelectual” é, em certo modo, oposta à do político. A obra intelectual aspira, com freqüência baldada, a esclarecer um pouco as coisas, enquanto a do político sói, pelo ccontrário, consistir em confundi-las mais do que estavam. Ser da esquerda é, como ser da direita, uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser imbecil: ambas, com efeito, são formas da hemiplegia moral. Ademais, a persistência destes qualificativos contribui não pouco a falsificar mais ainda a “realidade” do presente, já fala de per si,
    porque se encrespou o crespo das experiências políticas a que respondem, como o demonstra o fato de que hoje as direitas prometem revoluções e as esquerdas propõem tiranias.”

  6. De fato , o omisso é tão culpado quanto o transgressor , daí a balburdia ” politica – jurídica institucional ” reinante no Brasil impunemente , com seus reflexos ” nocivos ” nos demais poderes e instituições do país .

  7. Fazer apologia ao que há de pior no Brasil mostra claramente que o jornazismo está tomando conta do país. A raça dos que vivem pendurados nas tetas públicas sempre justificaram as suas escolhas de acordo com o dinheiro que recebem não importando de onde ele vem.

  8. Parabéns pelo artigo, Sr. Roberto,
    Não adianta, essa gente não se emenda.
    A primeira coisa que fazem é proferir ofensas.

    Os golpistas, querem porque querem, ignorar tudo!

    Nenhuma prova pra eles é prova, são apenas narrativas do “comunista” Alexandre de Moraes.

    Dizem que contra fatos não há argumentos, mas pra eles, os fatos não servem pra nada.
    NEGAM ABSOLUTAMENTE, TUDO!

    PARECE DOENÇA, E, É!

    Já encheram o saco espalhando pelos quatro cantos do país, que os golpistas eram “petistas” infiltrados.

    Então pergunto: Porque cargas d’água, querem tanto a anistia dos “petistas” que estão presos?
    Era melhor deixar o barco correr e deixar os “petistas” mofarem por quatorze anos na cadeia, Junto com os comunistas. rsrs…

    São tão ensandecidos que não percebem o ridículo que estão fazendo.

    Dá até vontade que venha uma ditadura, inclusive com bolsonaro como presidente.
    Seria um clã de ditadores, papo, pra no mínimo, 100 anos de ditadura.
    Ai eu queria ver a cara do gado otário, ver essa gente, roubando com gosto, vivendo como nababos, e saqueando o país inteiro.
    Dito isto, não aprovo o passado do lula e nem o presente, mas ele não pretende ser um ditador infinito.
    Imagine essa corja de marginais? Credo!

    Eu não tenho dinheiro pra fazer na minha casa uma estátua do Ministro Alexandre de Moraes, mas assim que essa quadrilha estiver devidamente enjaulada, vou colocar um quadro dele na sala da minha casa.

    Ressalvo que não acho o ministro perfeito, longe disso, e tenho muitas críticas ao STF como um todo. Há enormes problemas ali dentro.
    Mas isso é um outro assunto.
    Neste momento o Ministro Alexandre de Moraes, está cumprindo à risca meus anseios de cidadão, e assim, continuamos a respirar democracia.

    Pra finalizar uma pergunta cabal pra estes destrambelhados que parece que um tijolo ocupou o lugar no cérebro destes descerebrados:

    SÓ FALTAVA A ASSINATURA DO FLÁVIO BOLSONARO, PARA SAIR A CPI DA LAVA-TOGA, PORQUE O WONKA DEU PRA TRÁS E INCLUSIVE AMEAÇOU OUTROS SENADORES QUE TERIAM ASSINADO O DOCUMENTO. DISSE QUE AQUELE NÃO ERA O MOMENTO. OI???

    Bem, todos nós que temos cérebro, sabemos o porque disso, mas o gadinho louco, nem desconfia…

    Um forte abraço,
    José Luis

  9. Falar o que, do artigo e da maioria dos comentários, excluindo a costumeira explosão de ódio e bile, que aqui ficou reduzida a um traque solto pelos que não podem falhar, já que são pagos para isso.
    Meus parabéns ao Senhor Roberto pelo artigo, que eu endosso até a última vírgula e aos comentaristas que mostraram inteligência, preocupação com o país e bom senso e conhecimentos.

  10. Muito bom, Roberto. Tarefa do Xandão é árdua e espinhosa. Ficar na arquibancada falando tolices contra o ministro é abissal patetice. Xandão pode até exagerar, mas acerta muito mais. Não sai dos autos e acolhe argumentos com isenção. Joga duro, porque patifes e falsos patriotas não merecem trégua.

    • Obrigado Limongi.
      Denunciar e julgar para depois condenar poderosos, precisa de muita coragem, determinação, porque não é fácil não. A pressão vem de todos os lados. Mas, Alexandre de Morais não se intimida com cara feia e ameaças dos Réus.
      Por isso, merece todas as homenagens.

  11. É preciso lembrar que ele seria um dos principais atingidos pela conspiração, já que seria preso logo no primeiro ato da Junta do golpe, havendo até a possibilidade de seu assassinato pelo grupo militar auto denominado Punhal Verde e Amarelo.

    Tradução:

    O Juiz-Vítima-Promotor está plantando nulidades.

    Cavando a própria cova dos seus julgamentos.

    Pirotecnia.

    Assim como a do doido com fogos de artifício que teve a casa queimada depois da sua morte e tão distante.

    Se fosse feito de forma séria, mereceria aplausos. Mas o desejo de aparecer é tanto que sai furando a embarcação com dolo eventual de naufragar…

  12. Prezado Limongi. Esse Crispim é um verdadeiro absurdo na defesa de seu político de plantão.
    Para ele, Bolsonaro é um santo, que nunca pecou. Coitado do perseguidinhoi.
    Tá colhendo na carne, tudo que desejou para os outros, com arminha para matar os outros, simulando a tosse da morte para os infectados da COVID e se lixando para as mortes da Pandemia, afirmando que não é coveiro. Defendeu a imunidade de rebanho, que iria matar mais do que o triplo das vítimas do descaso com as vacinas.

  13. O artigo do Roberto Nascimento para mim foi oportuníssimo e fundamental para separar o joio do trigo nesta espaço de debates e promover um movimento entre nós, cidadãos brasileiros comprometidos com o futura do país e. consequentemente, com nossa família e concidadãos, com o objetivo de higienizar e predispor este ambiente para a discursão sadia, inteligente e construtiva dos problemas nacionais, mesmo que para isso seja necessário criticar e censurar energicamente aqueles que aqui estão apenas para destruir, ofender, postar links fora de contexto ou fantasias literárias ou psicológicas e panfletagem política paga.
    Acho que o nosso Editor deveria concordar com a ideia, se realmente pretende seguir dirigindo um blog de debate político, isento e com prestígio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *