/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/N/m/zgByaFTTK8BimBXxuPZA/110086517-mariz-pa-brasilia-19-02-2025-alexandre-de-moraes-luiz-fux-stf-ministro-alexandre-de-mo.jpg)
Fux juntou habilidade e coragem para enfrentar Moraes
Carlos Newton
No julgamento dos golpistas, é uma surpresa após a outra, que se sucedem em impressionante velocidade. A primeira foi a exibição ilegal de um vídeo sobre o vandalismo do 8 de Janeiro, que não constava dos autos do inquérito e foi apresentado irregularmente pelo relator Alexandre de Moraes, causando forte reação dos advogados de defesa.
A surpresa seguinte foi o voto de Luiz Fux, que prometeu rever a exagerada dosimetria aplicada por Moraes no julgamento dos manifestantes do 8 de Janeiro, tratados pelo relator como se fossem terroristas, vejam o baixo nível a que chegamos
PRECISÃO E SENSATEZ – Ao expor esse ponto de vista divergente, que nos julgamentos já vinha sendo apontado infrutiferamente por Nunes Marques e André Mendonça, o ministro Fux pronunciou-se com muita precisão e sensatez, sem ser contestado nem mesmo por Alexandre de Moraes, porque erros judiciais são um crime culposo, não adianta usar meias palavras, e o Supremo tem errado como nunca.
Ao contrário do que se insinua, Fux quer condenar Bolsonaro e os líderes da conspiração, mas sabe que não poderá haver julgamento justo enquanto não forem reduzidas as penas exorbitantes do 8 de Janeiro, para que os chefes do golpe possam então ter condenações superiores às dos vândalos.
O mais impressionante foi o resultado imediato da fala de Fux, que mudou de uma hora para outra a postura submissa do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
ARQUIVAMENTOS – Não mais que de repente, como diria Vinicius de Moraes, o chefe do Ministério Público mandou arquivar as acusações contra Bolsonaro no caso das joias. (Fux 1 a 0).
Depois, Gonet determinou o arquivamento da acusação de fraude na caderneta de vacinação de Bolsonaro e família. (Fux 2 a 0)
Em seguida, o procurador-geral mandou conceder prisão domiciliar à perigosa cabeleireira Débora dos Santos, a terrorista que há dois anos tem comportamento exemplar na prisão, completou os estudos e foi aprovada no exame do Enem. (Fux 3 a 0)
DEPOIMENTO DE CID – O próximo embate será na realização do décimo depoimento do tenente-coronel Mauro Cid.
Fux ironizou os nove depoimentos anteriores do ajudante de ordens de Bolsonaro, cada um trazendo novidades, e pediu para ser chamado a assistir ao décimo interrogatório, que ninguém sabe o que pode acontecer, que versão ou narrativa sobreviverá na voz indecisa de Mauro Cid, um militar que desmaiou e chorou ao ser preso, realmente não honra a farda.
Alguém tinha de dar um basta a Alexandre de Moraes, porque nenhum juiz é dono da verdade nem senhor da justiça. Na vida todos erram, porém juiz que erra de propósito deve ser considerado autor de crime doloso.
Quem não tem anos de prática na realpolitik, ainda mais numa como a do quinto mundo, movida a interesses prioritariamente escusos, egoístas, imediatistas, baseados na “esperteza”, sem qualquer compromisso com a coerência interna dos atos e pensamentos, não entre nela. Ainda mais como arauto da Verdade, da Democracia, da Retidão. Vai quebrar a cara necessariamente. Pretensamente ao lado do “bem”, irá se aliar a pilantras oportunistas de plantão, pois não há o outro lado.
A máquina jurídica da Velha República, com sua onisciência, onipresença e onipotência, além de ter dado sua santa indulgência a assaltantes do povo, uniu-se a eles numa cruzada santa contra o “fascismo” e o “mal”, que ameaça a Democracia, inclusive alhures, ao ridicularmente tentar, neoludistamente, censurar as redes sociais das bigs techs, expressões prontas e acabadas do “nazismo”, locus de terroristas demoníacos, que negam e opôem-se à Verdade e Pensamento Únicos.
https://www.youtube.com/watch?v=VlEndRS2gIA
Apesar do conselho do Fux, esqueceram que houve mensalão e Lava Jato.
Ademais, não devemos botar fé em radicais extremados, arautos do “bem”, magnânimos, heróis com suas espalhafatosas capas pretas, onipotentes, grandões na sua mania esquizóide, pois a realidade real, nua e crua é muito pequena pra que caibam nela.
O maniqueísmo, – num tempo e espaço extremamente complexo, dominado por rizomas políticos, sociológicos, tecnológicos, em constantes mutações -, não permite se abster do necessário “jogo de cintura”. A rigidez principiológica rasteira, chula, dominada pelo fígado, fruto da não compreensão dos intricados imbricamentos dos fenômenos do mundo real, seja por ignorância ou por mero oportunismo adesista, não é boa companheira.
O que vivemos é uma máquina a vapor com o freio de mão puxado forçada a andar com o acelerador no toco.
Esta bagaça não vai dar certo.
__________________
O fiasco das manifestações da seita messiânica, prócere do mensalão e da Lava Jato, contra a anistia e que se viu falando sozinha em praça pública, mostrando que nem a si representa, que, esquizofrenicamente, pensa ser a expressão pronto e acabada da “vontade popular”, colocou um grande questionamento sobre a legetimidade da Velha República Tardia e, logo, sua cruzada santa contra o demônio.
Deveria agradecer a quem tem mostrado o caminho da saída menos vergonhosa.
“Fux (…) sabe que não poderá haver julgamento justo enquanto não forem reduzidas as penas exorbitantes do 8 de Janeiro, para que Bolsonaro e líderes da conspiração possam então ter condenações superiores às dos vândalos.”
Questão central do processo, no momento.
1) Li alhures que o PL vai aceitar a candidatura da cabeleireira do batom à Deputada Federal…
2) Enquanto isso, muita gente boa fazendo o marketing dela…
Parece-me que o placar é de 4X0 contra a sandice esquizóide.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/stf-autoriza-viagem-de-mauro-cid-para-sao-paulo/
Ao entrarmos devemos deixar uma fresta.
Caro Carlos Newton, pergunto: Qual será a pena a ser aplicada aos reais mentores do golpe, conforme imagens em:
https://www.facebook.com/share/v/1FH5MnqEBu/
A facção de narcotraficantes PT/STF também arquivou o processo da importunação dos cetáceos.
Lembro que o inquérito da falsificação do cartão de vacina foi o motivo da busca e apreensão nas casas e telefones dos investigados e da prisão do Cid. Desde o começo, tratou-se de uma operação para fazer pesca probatória (uma ilegalidade) e chantagear o prisioneiro, com ameaças à sua família (outra ilegalidade registrada em vídeo).
Mais um arquivamento do MPF…
MPF conclui que Jair Bolsonaro não importunou baleia
Investigação foi arquivada
https://pleno.news/brasil/politica-nacional/mpf-conclui-que-jair-bolsonaro-nao-importunou-baleia.html
O Fux, como muitos outros já foram, é o bonzinho da vez. Logo ele muda o discurso.