Lula sonha (?) em taxar os mais ricos, que têm privilégios absurdos nos “fundos exclusivos”

Por que Guedes não se interessa pelo fato de os mais ricos pagarem menos  imposto de renda? - Tribuna da Imprensa Livre

Charge do Alpino (Yahoo Notícias)

Celso Rocha de Barros
Folha

O governo Lula vai tentar cobrar mais impostos dos muito ricos. O Ministério da Fazenda planeja propor novas regras para tributar os fundos exclusivos, um tipo de aplicação financeira para quem tem muitos milhões para investir.

Dá até vergonha explicar isso, mas, pelas regras atuais, os ricos que aplicam no fundo exclusivo “Guedes Totoso” pagam menos impostos que a classe média que, por exemplo, investe no fundo de renda fixa “Merreca DI”. Para um resumo das vantagens que isso proporciona aos investidores, sugiro a reportagem de Lucas Bombana publicada na Folha da última quinta-feira.

MESMAS REGRAS – O governo defende que os fundos dos milionários e os fundos da classe média sejam sujeitos às mesmas regras. Não chega a ser nada muito bolchevique.

Nesse ponto, você pode estar pensando: rapaz, o Brasil está com problema nas contas públicas faz muitos anos. Já tinham cortado dinheiro de tudo que era lado, e só agora notaram que milionário pagava imposto de menos?

Todo mundo sempre soube. Mesmo governos de direita, como Temer e Bolsonaro, cogitaram mudar a regra dos fundos exclusivos, mas não conseguiram fazer a proposta andar. Uma vez perguntei ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso porque não tornar os impostos brasileiros mais progressivos (isto é, fazer os ricos pagarem proporcionalmente mais).

RESPOSTA DE FHC – Ele me respondeu que todo mundo sabia que tinha que ser feito, mas que os interesses contrários eram fortes no Congresso. Foi a mesma resposta que obtive quando entrevistei petistas graduados para meu livro sobre o PT: ninguém propunha porque todo mundo sabia que ia perder.

E se você leu isso e pensou, “bom, então o problema é o Congresso, é a democracia”, errou. No estatuto da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que apoiava a ditadura militar, constava: “por um sistema tributário justo, instrumento do desenvolvimento econômico e de redistribuição social, através de crescente utilização dos impostos pessoais e diretos, de caráter progressivo” (artigo 2, alínea “i”).

Apesar dessa declaração de intenções, a desigualdade de renda aumentou enormemente durante a ditadura. Não é fácil cobrar imposto de rico. Entretanto, há um bom motivo para que mesmo governos de direita recentes tenham pensado em mexer nos fundos exclusivos.

CRISE FISCAL TERRÍVEL – O Brasil enfrenta uma crise fiscal terrível há muitos anos. Qualquer um que assuma a Presidência do Brasil vai ter que sair procurando de onde tirar dinheiro sem gerar uma crise social. Os pouco mais que 2.500 investidores que aplicam um total de mais de R$ 700 bilhões em fundos exclusivos provavelmente sobreviverão bem se tiverem que pagar um pouco mais de imposto. Isso não é verdade sobre a maioria dos brasileiros.

A proposta sobre os fundos exclusivos não deve ser confundida com outro projeto do governo, a reforma do Imposto de Renda, que deve ficar para o ano que vem e é um assunto mais complexo, que exigirá mais negociação.

O regime atual da taxação dos fundos exclusivos é uma aberração evidente, algo que faria o Von Mises cantar a “Internacional” tomado de indignação. Torço para que isso torne a proposta do governo Lula mais fácil de aprovar. O exemplo dos outros governos mostra que talvez não seja o caso. Mas é, pelo menos, para tentar essas coisas que os brasileiros votam na esquerda.

17 thoughts on “Lula sonha (?) em taxar os mais ricos, que têm privilégios absurdos nos “fundos exclusivos”

  1. Sr. Newton

    Por falar em “fundos”

    O Paulinho Paulada foi “fundo” nos fundos”..

    E os 120 milhões de miséráveis sem picanha levaram um pontapé nos fundilhos….

    Será que o Ladrão vai ter coragem de taxar os fundos do Paulinho Paulada.??

    Paulo Guedes entra como sócio em empresa de investimentos com capital de R$ 11 bilhões

    https://jovempan.com.br/noticias/economia/paulo-guedes-entra-como-socio-em-empresa-de-investimentos-com-capital-de-r-11-bilhoes.html

  2. Só um governo de esquerda propõe taxar os mais ricos com impostos. Quanto a direita elitista. nem pensar em cobrar impostos dos mais ricos.

    No Brasil, a concentração de renda de uma minoria só existe porque no Congresso a maioria de parlamentares, é de direita e parte dessa maioria, é rica e defende sua classe.

    Lula está tentando construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar pobreza e a marginalização; reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceito de origem, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação;

    Não se assustem bolsonaristas. isso não é comunismo, está na Constituição

    • SÃO LEÃO ESPANTALADRÃO É A MEGA-SOLUÇÃO, VIA EVOLUÇÃO, e o resto é apenas mais embromação, em que pese os sofismas do Lula, por sua quinta-coluna vez, mentindo é possível abater os dinossauros e acabar com o Jurassic Parque dos me$mo$ com espingardinha de pressão. Assim não é possível, né Lula e seus miquinhos adestrados. Contem agora aquela do papagaio. Lula, o “safo”, piloto do maior, mais mentiroso e mais canalha “Cavalo de Troia” da política do Brasil, a esta altura do campeonato, sonha ou delira apenas com a criação de uma clima propício à geração de mais um possível voo de galinha, tipo Cristo Redentor Carioca, 171, subindo e descendo à jato, como capturado pela revista inglesa, The Economist, que deu na decretação dos 20 anos de recessão, assinado pelo próprio Meirelles, Czar da Economia do Lula, tipo criador tentando amenizar a monstruosidade gerada pela criatura, que, à evidência, não vale a pena repetir a dose para não comprometer ainda mais o futuro das nossas crianças. Portanto, a solução é o São Leão Espantaladrão, com o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, porque o problema maior do Brasil não é a arrecadação, que, aliás, é substanciosa, mas isto sim de política, confusa e péssima organização do estado brasileiro, roubalheira, gatunagem, corrupção e CIA, praticadas pelo próprio dono e bicho-papão da nação que é o capital velhaco, “o fodão”, o dono de fato do Brasilzão, capturado pela ré-pública do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, dos quais, há 133 anos, somos quase todos e todas vítimas, reféns, súditos e escravos dos me$mo$, para os quais já trabalhamos cerca de 5 meses, por ano, apenas para pagar os tributos impostos e exigidos pelos me$mo$, uma das cargas tributárias mais pesadas do planeta terra, de modo que, salvo algumas exceções, chega a ser até desumano, uma questão de lesa-humanidade, aumentar ainda mais a carga tributária que pesa sobre o lombo da população apelidada de contribuinte. Pronto, falei e disse.

  3. Além desses fundos exclusivos, a distribuição de dividendos não paga impostos e esse mecanismo é muito “maleável”, o que dá margem a falcatruas.

    • Traduzindo as reais intenções do maquiavélico Lula: Está simplesmente “chamando” pra “conversar” uma aderencia aos ditames, para então livrá-los dessas inimagináveis cobranças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *