Roseann Kennedy e Eduardo Gayer
Estadão
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, refuta a ideia apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que democracia seja um conceito relativo. Ele faz questão de criticar a ditadura da Venezuela, aliada do governo brasileiro. “Para nós, a democracia não é relativa. Democracia existe ou não existe. Na Venezuela, não existe democracia. No Brasil, existe”, afirma o diplomata em entrevista à Coluna. “Eleições e o respeito aos direitos humanos são elementos essenciais na democracia. E isso não é cumprido na Venezuela”.
Se discorda sobre a democracia na ditadura venezuelana, Ybañez concorda com Lula de que a solução para a Venezuela precisa ser encontrada pelos próprios venezuelanos. “São eles que têm que chegar à solução, não temos como apresentar”, defende o embaixador.
GAFES DE LULA – A menção ao suposto relativismo da democracia, feita por Lula em uma recente entrevista, se somou a um histórico de declarações do presidente com repercussão negativa na comunidade internacional. Uma delas foi a que igualou as responsabilidades de Rússia e Ucrânia pela guerra em andamento no continente europeu.
Ybañez evita comentar as falas de Lula e diz que elas precisam ser analisadas não por ele, mas pelo Brasil. “O voto do Brasil na ONU foi claríssimo: contra a agressão da Rússia. É o que fica”, diz o embaixador, ao ressaltar que o País se posicionou de forma contrária a Moscou nos espaços adequados da política externa – apesar das falas polêmicas do presidente.
Por outro lado, o representante dos europeus em solo brasileiro avalia que o governo Lula poderia se somar a outros países e defender que a paz só pode ser alcançada se a Rússia retirar-se dos territórios que invadiu.
BRASIL E CHINA – “Gostaríamos de ter o Brasil mais ativo nesse ponto de vista”, diz Ignacio Ybañez. “Queremos que o Brasil também nos ajude a trazer a China a essa conversa”, revela, em seguida. A China é uma aliada de primeira hora da Rússia.
Em meio às negociações de um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, o embaixador do bloco disse não ter ainda como avaliar uma eventual entrada da Bolívia no grupo sul-americano, porque o tema não foi levado às discussões com os europeus.
“Se eles entram aceitando (como fazemos na UE) o acervo, o que está lá, é até bom ampliar o âmbito. Se, ao contrário, a entrada colocar uma complicação, não seria o melhor momento. Mas não tenho uma posição”, ponderou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É uma espécie de jogo do faz de conta. Durante a recente cúpula da União Europeia-Celac, em Bruxelas, Lula e o presidente francês Emmanuel Macron discutiram o processo político na Venezuela e formas de garantir que as eleições ocorram com lisura, embora os dois estejam cansados de saber que “isso non ecziste”, como diria Padre Quevedo. A Venezuela é ditadura e está pouco ligando para o resto do mundo. (C.N.)
Só se interessam pela mar de petróleo sob os pés dos Venezuelanos.
O que os europeus fizeram pela Venezuela após dizimar a população original?
Quando falo dizimar, é literal.
Ele e ninguém. Ditadura braba.
Venezuela?
Há “dendos”, em:
https://fb.watch/m2t-7cnC2y/?mibextid=Nif5oz
Uma das características do lulobolsonarismo é a apologia de ditaduras, jurando sem democratas. Estão na Idade Média.
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/em-dois-meses-de-governo-lula-ja-coleciona-acenos-a-ditaduras/
https://oantagonista.uol.com.br/opiniao/neumanne-pinto-na-crusoe-a-democracia-relativa-de-lula-e-geisel/
https://www.nexojornal.com.br/extra/2022/03/31/Bolsonaro-defende-ditadura-militar-e-manda-%E2%80%98cala-a-boca%E2%80%99-a-STF
E flertam com ideas de cunho fascistas.
https://www.poder360.com.br/governo/cidadao-que-hostilizou-moraes-e-um-animal-critica-lula/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-64458119
Tem que ser muito extemporâneo pra apoiar fanaticamente esses idolos de pés de barro.
Tamos muito mal?
Tamos, afirmativamente, muito mal.
Senhor CN,
Ditadura de quê lado do bolso ???
Bolso direito ou Bolso esquerdo ??
É muita hipocrisia, os presidentes dos países da União Europeia, são amigos de ditaduras, como Turquia. Polônia, Kuwait, Catar, China e Arábia Saudita entre outras, mas estão preocupados com a ditadura da Venezuela. Tem caroço nesse angu, como se dizia antigamente.
Entonces não devemos nos preocupar com a ditadura da Venezuela, é uma ditadura do bem.
Loola é o nosso Homer Simpson, ele é o dono da ditadura, sendo assim ele a coloca onde quiser, menos na Venezuela.
Falando no mal intencionado, suas Medidas Provisórias (MP) estão mais para Atos Institucionais, Flavio Dino mostra o riso sardônico salivando de prazer.
Hehehe
Trocando em miúdos, esse Flavio Dino ou é o Goebbels de Hitler ou o Béria de Stalin.
É a história se repetindo como farsa ou tragédia.