Pochmann no IBGE é mau sinal, pois já deu declarações inteiramente fora da realidade

Por que o PT escolheu um 'terraplanista econômico' para o IBGE - Estadão

Pochmann é o homem certo na hora certa para dividir a equipe

Merval Pereira
O Globo

A indicação de Marcio Pochmann para a presidência do IBGE é muito negativa. Foi feito tudo certo do ponto de vista do grupo ideológico do PT e tudo errado com relação a um suposto governo de centro democrático. O economista Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real e ex-presidente do IBGE disse hoje que se sente ofendido, porque Marcio Pochmann não é economista, é um ideólogo.

Este é o grande problema que Simone Tebet vai ter que aceitar, não sei até quando. E Fernando Haddad também terá dificuldade com a ortodoxia de Pochmann. O governo estava dando vários sinais importantes, que levaram à melhoria da avaliação brasileira, mas esse é um mau sinal.

FORA DA REALIDADE – Pochmann já deu várias declarações completamente fora da realidade. Por exemplo, é contra o PIX e acha que a inflação não é exatamente esta que está sendo medida pelo IBGE. Não é possível alguém dizer que o Pix é uma arma colonialista, que só ajuda os bancos. Então as filas e o cheque é que são democráticos? Mostra bem como ele pensa a economia, e vai dar problema.

O perigo será se as estatísticas do IBGE perderem a credibilidade, caso haja algum indício de que a ideologia está interferindo nos números. Vamos ter que acompanhar com atenção.

Tebet entrou numa situação que não pode resistir, mas abriu espaço para isso. O presidente do IBGE estava interino desde o início do governo, e isso facilitou a vida da ala ideológica do PT que quer mexer na economia, inclusive contra o Haddad. Politicamente, falhou na ingenuidade de achar que um cargo deste valor ficaria aberto enquanto ela quisesse.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Ao nomear Pochmann para o IBGE, Lula boicota a si mesmo e divide a equipe econômica. Em outro artigo, Merval Pereira assinalou que o verdadeiro alvo da nomeação de Pochmann é Fernando Haddad, que trava uma briga surda contra os esquerdinhas jurássicos do PT. É claro que ministra do Planejamento, Simone Tebet, representante de um suposto projeto de governo de centro democrático, também foi duramente atingida. Em tradução simultânea, Lula acaba de fazer mais uma grande asneira. Ele mesmo se encarrega de criar problemas e sabotar o governo. (C.N.)

11 thoughts on “Pochmann no IBGE é mau sinal, pois já deu declarações inteiramente fora da realidade

  1. Escolha de ativista gera temor de manipulação nos indicadores do IBGE

    Marcio Pochmann foi anunciado para o IBGE
    Cláudio Humberto
    Cláudio Humberto

    É vista com desconfiança até no governo a escolha do petista “religioso” Marcio Pochmann para presidir o IBGE, que apura indicadores sensíveis da economia, como o índice de inflação IPCA, PIB, pesquisas sociais, emprego/desemprego etc. A oposição teme manipulação de números por razões ideológicas. A falta de dados confiáveis afasta investidores como ocorreu na Argentina de Cristina Kirchner, musa de Lula: incapaz de derrubar a inflação e reduzir a dívida, “aparelhou” o Indec, o IBGE de lá, e passou a manipular e fraudar indicadores econômicos. Foi desastroso.

    Crime e castigo

    O governo Kirchner foi acusado de fraudar o desempenho da inflação, por exemplo. Ajudou a destruir a economia e a reputação do Indec.

    Triunfo do grotesco

    Enquanto institutos independentes davam 19,6% de inflação, o Indec de Kirchner apontava “8,7%”. Desandou: hoje, a inflação é de 100% ao mês.

    Risco de calote

    Porchmann, o obtuso, atacou o Pix, imitado até nos EUA, porque foi obra do governo anterior. Sua mente confusa vê “passo na via neocolonial”.

    Sem perigo de dar certo

    O “desenvolvimentista” Porchmann é adepto da maluquice, da qual Lula foi contaminado, de que o governo deve ter licença para gastar, gastar…

    Do site Diário do Poder

  2. A verdade sempre aparece e a mentira também.

    Fitch eleva nota de crédito do Brasil e cita reformas realizadas no governo Bolsonaro
    https://revistaoeste.com/economia/fitch-eleva-nota-credito-brasil-bolsonaro/

    Em seu relatério, a agéncia de classificacao de risco citou varias reformas realizadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “importantes avancos politicos”, fundamentais para obter essa melhora na nota de crédito.

    Entre as medidas tomadas pelo Executivo anterior, a Fitch destacou a reforma da previdéncia ou a independéncia do Banco Central do Brasil (BCB), gracas as quais o Brasil vai conseguir “enfrentar desafios econdmicos e fiscais”.

  3. Lula e PT pretendem fazer o que os Kirchners fizeram na Argentina manipulando os resultados da inflação o PIB do INDEC (Instituto Nacional de Estadística y Censos de Argentina).

    Isto vai dar m….

  4. Sr. Newton

    È a briga dos comunistas refinados e os comunistas raízes…

    Os refinados estão na Era do Capitalismo Selvagem, tanto que incorporaram até a Barbie em sua “ideologia comunopata”. e a ala das raízes ainda estão no ano de 1.917 da Mamãe Rússia….

    A dúvida que está no ar é saber se a Ratazana Petralha está no refinado ou ainda está na raiz……

  5. “E Fernando Haddad também terá dificuldade com a ortodoxia de Pochmann.”

    Acho que ele quis dizer heterodoxo.

    A imprensa e o mercado querem economistas liberais ortodoxos, o que Pochmann não é, ao contrário. É um nacionalista, coisa que os “patriotas” não gostam.

    https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2023/07/28/pochmann-ja-criticou-pix-e-queria-aliquota-de-60-para-o-ir.htm#:~:text=Em%2013%20de%20outubro%20de,dos%20EUA%22%2C%20escreveu%20ele.

    • Exatamente Vidal! Pochmann é desenvolvimentista, por isso estão implicando com ele. Aqui na banânia adotar uma linha de pensamento econômico fora da bolha PauloGuediana é praticamente um crime, aliás foi Paulo Guedes quem não deixou o IBGE fazer o censo na época certa porque não destinou recursos suficientes pra realização da pesquisa.

      Mas isso não é grave né, grave é um petista nacional desenvolvimentista indicado pelo PT…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *