Bolsonaro intimado a depor nesta quinta, dia 22, sobre tentativa de dar um golpe

Humor Político on X: "#ampulheta #bolsonaro #bolsonaropresoamanha #Brasil  #Charge #eleições2022 #JairBolsonaro #nacadeiaem2023 #Tempo  https://t.co/NC6W4w48PH https://t.co/3FBN9lDJ5A" / X

Charge do Lattuff (Brasil 247)

Andréia Sadi e Fábio Santos
g1 Brasília

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a prestar depoimento no âmbito da investigação que apura tramas golpistas envolvendo membros do governo e militares. Conforme o blog apurou, a previsão é para que o depoimento ocorra na próxima quinta-feira (22).

O advogado Paulo Cunha Bueno, que representa Bolsonaro, confirmou a informação ao blog. A Polícia Federal descobriu, entre outros elementos, vídeo de reunião em que Bolsonaro diz a ministros que não podem esperar o resultado da eleição para agir. Defesa, no entanto, diz que ex-presidente nunca pensou em golpe.

OUTRAS PROVAS – Além da gravação, apreendida no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a PF colheu outros elementos que colocam o ex-presidente no centro da trama golpista.

A PF descobriu, por exemplo, a gravação de uma reunião, em julho de 2022, em que Bolsonaro convoca seus ministros para discutir estratégias que evitassem derrota nas eleições. Àquela altura, Bolsonaro prevê que poderia perder a disputa e pede para os ministros acionarem “o plano B”.

Na mesma reunião, um de seus auxiliares mais próximos, general Augusto Heleno, então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), defende que a “mesa” tinha que ser virada logo, antes do resultado das eleições.

MINUTA DO GOLPE – A PF ainda encontrou, no gabinete de Bolsonaro na sede do PL, um documento com conteúdo golpista, chamado de minuta do golpe, que anunciaria a decretação de um estado de sítio e a imposição da garantia da lei e da ordem no país.

Aliados do ex-presidente, por sua vez, alegam que Bolsonaro não diz especificamente que quer o golpe. Logo após a operação, a defesa do ex-presidente disse que Jair Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”.

E alega que transferiu R$ 800 mil para os EUA por ter dúvidas sobre a política e economia do atual governo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Também devem depor na quinta-feira dois assessores presidenciais – o coronel Marcelo Câmara, envolvido nas fraudes dos carnês de vacinação, e Tércio Arnaud, especialista em informática que comandava o chamado Gabinete do Ódio.
(C.N.)

5 thoughts on “Bolsonaro intimado a depor nesta quinta, dia 22, sobre tentativa de dar um golpe

  1. Bolsonaro através do advogado, pediu adiamento do depoimento marcado para quinta-feira.
    O motivo, todos já sabem: preparar mais uma passeata golpista no domingo na Av. Paulista.

    O homem ainda não desceu do palanque, pensando noite e dia, em voltar a ser presidente. Para que? Para nada, a não ser incendiar o país.

  2. ha ha ha ha ha ha ha ha ha. Depoimento sobre o quê? GOLPE? ha ha ha ha ha ha ha ha ha. Tentam de tudo e não sai nada. Querem tirar leite da pedra. É muita perseguição. Mas Nazistas são assim. É só olhar Lule e Xandão do PCC.

  3. “A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a prestar depoimento no âmbito da investigação que apura tramas golpistas envolvendo membros do governo e militares.”

    Não ficarei espantado se dali já receber uma ordem de prisão, pois à meu ver, todo o imbróglio (ainda que com certa razão, pelas narrativas), envolvendo o ex-Presidente, não tem outro objetivo, ainda mais agora após o anúncio dessa manifestação na Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *