Governo Lula propõe trocar superávit por déficit zero em 2025

Governo tem tido dificuldade em fechar as contas e elevar receita

Pedro do Coutto

O presidente Lula da Silva adiou o déficit zero nas contas governamentais para 2025 e o ajuste fiscal vai para 2026, o que equivale dizer que ficou para o seu sucessor. Talvez seja ele próprio, uma vez que já afirmou que deve se candidatar à reeleição. A proposta anterior previa superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano que vem e foi alterada menos de um ano depois de ter entrado em vigor o novo arcabouço fiscal. Também foi mantida a meta de zerar o déficit em 2024.

A modificação da previsão ocorre diante da dificuldade do governo federal em fechar as contas públicas e elevar receita, mas também abre espaço fiscal para a realização de mais gastos públicos em 2025 e 2026. Nesse sentido, a alteração demonstra fragilidade do arcabouço fiscal.

METAS FISCAIS – Pela regra que substituiu o teto de gastos, há uma banda de 0,25 ponto percentual do PIB para cima ou para baixo, e com isso, as contas públicas podem ter um resultado deficitário, ou superavitário, sem que as metas fiscais sejam descumpridas. O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, justificou que o arcabouço não está sendo descumprido. Ele também ressaltou que o país não pode adotar medidas de renúncia de receita, sem compensação.

A questão deve ser vista com realismo, pois como Fernando Canzian escreveu na edição de segunda-feira na Folha de S. Paulo, o custo da dívida interna do país no ano passado foi de R$ 718 bilhões, resultado da incidência da taxa Selic sobre o total do endividamento.

REFLEXÃO – O cálculo conduz a uma reflexão contábil que indica que não está computada a despesa com a rolagem da dívida. Portanto, todos os anos teremos que enfrentar um déficit real muito grande. A realidade monetária precisa ser exposta e analisada friamente para que a opinião pública não seja iludida. O

Ao fixar o déficit zero para o próximo ano, o governo sinalizou que este ano, em vez de superávit, terá um cenário que exigirá o desembolso fiscal. A execução do orçamento, se for realizada com êxito, poderá zerar a diferença. Mas é preciso firmeza na execução do programa e na divulgação das contas.

3 thoughts on “Governo Lula propõe trocar superávit por déficit zero em 2025

  1. Com os vários exemplos de contas que essa múmia já nos mostrou em suas falas. O único déficit que esse cara entende é o déficit de carater

  2. Senhor Pedro do Coutto , como queres que as contas do governo fechem , se ele próprio esta abrindo mãos de receitas voluntariamente, através de inúmeras isenções tributárias desnecessárias e indevidas , prejudicando sua própria capacidade de gerir o país , e atender suas necessidades e a do povo .

  3. Mestre Pedro do Couto, o ministro da Economia, Fernando Haddad não está tendo vida fácil no Congresso. A desoneração da Folha para determinadas empresas, taxando a contribuição dos trabalhadores na Folha pelo lucro das empresas, proposta por Haddad, não foi aceita pelo Congresso.
    Foi mantida a desoneração da Folha.
    Tudo que Haddad propôs para aumentar a arrecadação visando o alcance da déficit zero, foram rechaçadas pela Câmara e o Senado.
    Nesse sentido, o ministro Paulo Guedes conseguiu tudo que ele queria.
    Não raiz das dificuldades do governo e do ministro, está claro, que é a maioria do Congresso de representantes da oposição. O governo está em minoria.
    Lula venceu as eleições, mas, o PL foi o grande vencedor do pleito.
    99 deputados eleitos pelo PL e 77 eleitos pelo PT.
    Será desse jeito até o fim do governo. E me parece, que as dificuldades do governo na Câmara tem aumentado e vai aumentar ainda mais.
    Se o governo não agir rápido, a Direita no Congresso vai tornar o governo, um refém do Congresso. Se a popularidade cair ainda mais, já sabemos, que o impeachment se tornará questão de tempo. Assim aconteceu com Collor e com Dilma.
    O Brasil não avança, porque suas elites e os líderes no Congresso e no Executivo vivem criando crises sem nenhuma necessidade. É uma bobagem aqui, outra ali, que vão aumentando perigosamente.

    Olhem bem, senhores deputados, senadores e ministros, os golpistas não sumiram do mapa, pelo contrário, estão ajustando seus dispositivos para voltarem com força total, escolados dos erros primários da intentona golpista de oito de janeiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *