Vladimir Netto
TV Globo, com g1
A Polícia Federal (PF) já pediu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para quebrar os sigilos bancários e colher depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no inquérito sobre a suposta venda ilegal de presentes oficiais recebidos durante o mandato.
Com essas iniciativas, a PF tenta descobrir se o casal foi beneficiado diretamente pela atuação dos assessores que, de acordo com o inquérito, negociaram e venderam ilegalmente joias e objetos de alto valor.
BUSCAS E APREENSÕES – Equipes da Polícia Federal fizeram buscas e apreensões nesta sexta-feira (11) em endereços ligados aos investigados. O caso é um desdobramento do inquérito que apura o destino de jóias recebidas pelo ex-presidente enquanto estava no poder.
Dois kits chegaram a ser colocados à venda e precisaram ser recuperados depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que eles fossem devolvidos.
A operação da PF nesta sexta-feira envolveu: 1) o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Barbosa Cid, tenente-coronel do Exército, que está preso, investigado por adulterar cartões de vacinação da família dele, do ex-presidente e da filha; 2) o pai de Cid, o general da Reserva Mauro César Lourena Cid, que foi colega de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras e teve cargo no governo; 3) o segundo-tenente Osmar Crivelatti, também ex-ajudante de ordens, atualmente um dos auxiliares pessoais escolhidos por Bolsonaro na cota a que ele tem direito como ex-presidente; e 4) o advogado Frederick Wassef, que já defendeu a família Bolsonaro.
CELULAR E COMPUTADORES – A PF já está analisando o conteúdo do celular do general Mauro César Lourena Cid. O aparelho foi desbloqueado e passará por perícia. A PF apreendeu ainda um HD que estava dentro de uma mala. Além disso, foram apreendidas mídias e computadores nos endereços de Wassef e de Crivelatti.
O objetivo da PF agora é rastrear o caminho do dinheiro obtido com a venda dos presentes e de onde veio o dinheiro para recomprar alguns deles.
As investigações buscam informações da conta bancária de Mauro Cesar Lourena Cid, apontado como o responsável pelo dinheiro obtido com as vendas. A PF já identificou que Mauro Cid sacou U$S 35 mil de uma conta em Miami no dia em que ele recomprou parte dos presentes para entregar ao TCU.
CRIMINOSOS CONSCIENTES – Os investigados sabiam de restrições. Segundo mensagens analisadas pela PF, os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro envolvidos no suposto esquema de venda ilegal, no exterior, de presentes oficiais recebidos entre 2019 e 2022 tinham “plena ciência” da ilegalidade das transações.
A constatação aparece na representação da PF enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que autorizou as buscas desta sexta-feira
Segundo os investigadores, os militares que assessoravam Bolsonaro conheciam as restrições previstas na legislação para o comércio desses presentes – mas decidiram ignorar essas regras ao colocar os itens para venda direta e leilão.
PATRIMÔNIO CULTURAL – Conforme a lei, os acervos documentais privados dos presidentes da República integram o patrimônio cultural brasileiro e são declarados de interesse público.
Essas informações foram repassadas aos aliados de Bolsonaro po Marcelo da Silva Vieira, ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República (setor responsável por gerir o acervo de presentes).
A PF já identificou a negociação de quatro conjuntos de joias e objetos de valor: 1) um conjunto Chopard, contendo uma caneta, um anel, um par de abotoaduras, um rosário árabe e um relógio; 2) um kit de joias, contendo um anel, uma caneta, abotoaduras, um rosário e um relógio da marca Rolex de ouro branco; uma escultura de um barco dourado, sem identificação de procedência até o momento, e uma escultura de uma palmeira dourada, entregue pelo Bahrein; e um relógio da marca Patek Philippe, possivelmente recebido do Bahrein também em 2021.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É inacreditável que Bolsonaro e sua trupe tenham caído nessa furada, mesmo sabendo os problemas que Lula teve ao se apropriar de patrimônio da União. A diferença é que Lula se apossou, mas não tentou vender, enquanto Bolsonaro foi logo se sujando por um punhado de dólares. Em Brasília, Michelle foi hostilizada num restaurante e seu maquiador partiu em sua defesa. É tudo deprimente, cada vez mais deprimente. (C.N.)
Em se tratando do cargo máximo da nação como o cargo de Presidente da República, ladrão é ladrão e não importa o que tenha furtado. Hoje o cargo máximo no Brasil é ocupado pelo Arthur Lira com duas funções:
– Cargo de Primeiro-Ministro do Brasil e manda mais que o Presidente da República;
– Porta-Voz do Centrão.
Lula esteve envolvido no maior escando de corrupção do planeta contra e Bolsonaro que fez golpes dignos de batedores de carteira, ladão pé de chileno. Acredito que Bolsonaro não tenha inteligência suficiente para montar um esquema de corrupção ao mesmo nível que Lula esteve envolvido, mas isso não faz do Lula mais ladrão que Bolsonaro ou Bolsonaro por tentar furtar as joias da União, rachadinhas, combustível ….etc… seja mais ladrão que Lula. Lula fez a mesma coisa e com sucesso quase perfeito, pois não conseguiu levar tudo que queria. Levou muitas bebidas, alguns tesouros da União e outros ficaram retidos. Mesmo assim, existe um processo correndo que ainda pode ter chances de levar o resto das coisas que ele tentou usurpar.
Infelizmente temos um país divido em três grupos, um grupo que torce por Lula Futebol Clube, outro grupo que torce por Clube de Regatas Bolsonaro e outra minoria que não aguenta mais levar no olho da goiaba. Estamos mal, não sei se esse país vai ter solução em 200, 300, 400 ou mil anos. A maioria (acho que uns 80% ou mais) dos políticos só visam seu projeto pessoal de enriquecimento. O Judiciário está disputando a ferro e fogo com os políticos corruptos, cada vez mais aumento o salário. Tem cargos no judiciário que ganha quase um milhão por mês e mesmo com esse salário ainda tem deles que acha isso pouco. Deixaram de julgar para dar cobertura para os corruptos e assim o negócio de roubar dinheiro público continua firma. Achava que os militares tinham alguma salvação, mas pelo visto existe um grupo coeso que só pensa em roubar …
Qual é a saída disso? Se mudar de país e conseguir uma nova cidadania? Como falar de política em um país onde a maioria acredita que seu candidato é um time de futebol? Quantos votam com consciência para deputado e senador? Se o deputado for eleito Presidente da Câmara vai mandar mais que o Presidente da República. Hoje o Congresso manda mais que o Presidente e deveríamos acompanhar isso de perto, mas só dão holofotes para o Presidente da República. Nas últimas 3 eleições, menos de 95% dos deputados federais foram eleitos por votos próprios, então, mesmo se a maioria votar certo, vamos eleger corruptos por tabela. Vivemos num país onde quem torce para a direita diz que o erro é da esquerda e quem torce para a esquerda diz que o erro é da direita. Já viram como foi votado esses projetos ?
– Legalização do orçamento secreto
– Aumento do fundo partidário
– Lei de abuso de autoridade (para impedir que o ministério público investigue os casos de corrupção
-Alteração da improbidade administrativa (para não prender os corruptos)
-Lei da anistia (para perdura os crimes de uso de dinheiro público com políticos que fizeram mal uso da verba partidária com amantes, helicópteros, aviões, piscina e etc …)
-Lei da Censura que esta em tramite para impedir que corrupto não seja mais chamado de corrupto…
-etc…etc…etc…
A lista e longa e isso tudo além de outras pautas foram aprovadas e alteradas com ajuda de PT, Bolsonaristas, MDB,PSDB,PP,PL,…. Centrão, Corruptos e etc.
Acha mesmo que existe filosofia ou partido em um país onde todos só pensam no próprio bolso?
Deprimente é essa inconsequente “lavação de roupa suja”, que certamente não levará à nada, sendo só razões para encobrimentos de coisa séria!
São de uma breguice imperdoável!
São escrotos no mais alto grau!
São capazes de roubar até farrapo de mendigo.
O Brasil está sendo jogado todos os dias na lata do lixo mundial.
Essa gente tem que ir presa, a justiça tem que demonstrar ao mundo que aínda existe algum resquício de civilidade.
Por tudo que representa esta familia, que é o pior possível, o inimaginável da indignidade.
Superaram todas as safadezas do ladrão de nove dedos.
Não estou falando em valores roubados nem quero mensurar isto, não cabe aqui no que estou escrevendo.
A minha indignação com esses ladrões do povo brasileiro chegou no limite.
O Brasil tem que ser reciclado urgentemente.
Bolsonaro comprou militares de todos os calibres, condecorados ou “decorados”, tanto faz.
Ele formou uma quadrilha de militares, algo inimaginável.
Assusta em ver como se corrompem facilmente.
O despudor ecoa nos quatro cantos do Brasil, nos quatro cantos do mundo.
Agiram assim, porque jamais lhes passou pela cabeça que o nabo perderia as eleições.
Quando viram que a vaca podia ir pro brejo, não tiveram outro jeito e fomentar um golpe.
Seria a única salvação da quadrilha militar.
Se essa gentalha não for presa, o país não tem mais solução.
Ou a justiça dá o exemplo, ou o país ficará eternamente com a pecha do país das falcatruas.
José Luis
P.S. Agora temos outro ladrão no poder, desejo-lhe vida curta. É só isso que posso dizer.
Se a justiça não age, só posso esperar que o demônio leve os dois pro inferno.
CN, me ajude a entender: O que esse caso dos presentes a presidência da república tem a ver com o inquérito das mílicias digitais?
Tudo!
Ou seja, nada! Apenas mais uma das inúmeras ilegalidades do advogado fora da lei.
“Tutti buona gente ma tutti, ma tutti ladri”
… quanto aos teleguiados e/ou passadores de pano dessa familícia – só Freud e Jung pra ajudar-nos a entender…
Então CN?
Defender o cara por que estaria sendo perseguido pela justiça não cola mais.
É PECULATO.
Agora é prisão mesmo.
Mas que furada jair bolsonaro entrou , se ele é macaco velho e tarimbado no mundo do crime e da sombra , tanto é que suas ex-esposas e a atual esposa , são seus braços direito no crime , juntamente com seus respectivos filhos e filhas , isso é público e notório , portanto o único risco que jair bolsonaro corre , é expor e revelar seus comparsas,coisa que no mundo do crime significa ” traição ” , arte que o ex-presidente jair messias bolsonaro é mestre e doutor .
Desde que a viúva de Figueiredo vendeu presentes recebidos durante o mandato do marido, foi criada uma lei que proibia esse tipo de comércio.
Então, o presidente poderia ficar com os presentes recebidos após o seu mandato, mas não poderia vender. Só expor em seu acervo.
Em 2016, instado, o TCU clareou a questão: somente os presentes de uso personalíssimo, poderiam ficar no acervo da presidência. Assim Lula e Dilma tiveram que devolver alguns presentes recebidos.
Lula ainda tenta reverter essa decisão do TCU, pois alega que o acórdão do TCU se deu 5 anos após seu mandato.
Boçalnaro não tem nenhuma justificativa. Ainda mais que tentou vender os presentes recebidos, coisa proibida por lei há muito tempo.